Resumo
Este artigo analisa as relações entre as produções verbal e visual de Raul Pompeia, referentes à obra O Ateneu, cuja primeira edição data de 1888, enfatizando aspectos do contexto da educação brasileira do final do século XIX, tais como o espaço escolar, a autoridade educacional e a presença da religião como componente pedagógico. Busca, na tensão entre palavras e imagens, contribuir para o entendimento do modo como o cotidiano escolar do Brasil oitocentista foi representado pelo autor a partir de suas experiências pessoais. As reflexões sobre o uso de imagens na pesquisa histórica foram ancoradas em Aumont, Burke, Knauss e Manguel. Já para subsidiar as interfaces da história da educação com a literatura foi profícuo o diálogo com Bosi e Cândido. Como fonte privilegiada, além da primeira e segunda edição ilustrada da referida obra, datada de 1905, foram utilizadas as imagens dos desenhos, cujos originais fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional do Brasil, artigos de jornais e uma medalha comemorativa. Observou-se, no contraponto entre texto e imagens produzidos pelo autor, aspectos que evidenciam uma percepção crítica sobre o universo escolar do qual fez parte, os quais, tratados de forma complementar, oposta ou ratificadora nas diferentes linguagens, transitam entre a ficção e a realidade vivida.
Palavras-chave:
Raul Pompeia; O Ateneu; literatura e educação; história e imagem
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Fonte: Biblioteca Digital do Senado Federal (
Fonte: Flickr (
Fonte: Museu das Medalhas Brasileiras (
Fonte: Hemeroteca Digital Brasileira (Pompeia, 2023).
Fonte: Hemeroteca Digital Brasileira (
Fonte: Hemeroteca Digital Brasileira (
Fonte: O Archote (
Fonte: Hemeroteca Digital Brasileira (Pompeia, 2023).
Fonte: Hemeroteca Digital Brasileira (Pompeia, 2023).

Fonte: Hemeroteca Digital Brasileira (
Fonte: Hemeroteca Digital Brasileira (
Fonte: Hemeroteca Digital Brasileira (