Acessibilidade / Reportar erro

O jornal A Escola e a construção da escola moderna e republicana (Laguna, década de 1910)

The newspaper A Escola and the construction of modern and republican school (Laguna, decade of 1910)

Le journal A Escola et la construction de l'école moderne et républicaine (Laguna, les années 1910)

El periódico A ESCOLA y la construcción de la escuela moderna y republicana (Laguna, década de 1910)

Resumos

O presente estudo analisa dois exemplares do jornal A Escola, veiculado no Grupo Escolar Jerônimo Coelho, de Laguna, Sul de Santa Catarina, em 1916. O que este jornalzinho teria a ver com aqueles que anos mais tarde foram popularizados por Decroly e Freinet e incorporados às escolas primárias brasileiras como parte das associações auxiliares da escola? Esta questão constituiu-se no fio condutor desta reflexão histórica, buscando indícios que contribuam para a discussão acerca do ensino ativo, carro-chefe da pedagogia moderna, e da escola ativa, principal bandeira da Escola Nova. Para tanto, analisa principais temas pautados pela gazeta A Escola quais sejam: o patriotismo republicano e a civilidade burguesa.

jornal escolar; pedagogia moderna; grupo escolar


This study examines two copies of the newspaper The School, published by the School Group Jerônimo Coelho, Laguna, South of Santa Catarina in 1916. What would this newspaper have to do with those that years later were popularized by Decroly and Freinet and incorporated to Brazilian primary schools as part of the auxiliary school associations? This question was the thread of this historical reflection, seeking clues that would contribute to the discussion of active teaching, flagship of modern pedagogy, and active school, main feature of Progressive Education. Therefore, it analyzes the main themes debated by the newspaper The School such as: republican patriotism and bourgeois civility.

school newspaper; modern pedagogy; school group


La présente étude examine deux exemplaires du journal L'École, diffusé sur le Groupe Scolaire Jerônimo Coelho, de Laguna, au Sud de Santa Catarina en 1916. Qu'est-ce que ce petit journal a à voir avec ceux qui ont été popularisés ans plus tard par Decroly et Freinet et incorporés aux écoles primaires dans le cadre des associations auxiliaires de l'école? Cette question a été le fil conducteur de cette réflexion historique, recherchant d'indices qui contribueraient à la discussion sur l'enseignement actif, le fleuron de la pédagogie moderne, et de l'école active, principal drapeau de l'Éducation Nouvelle. Pour ce faire, elle analyse les principaux thèmes examinés par la gazette L'École qui sont: le patriotisme républicain et la civilité bourgeoise.

journal scolaire; pédagogie moderne; groupe scolaire


El presente estudio analiza dos ejemplares del periódico La Escuela, vehiculado en el Grupo Escolar Jerônimo Coelho, de Laguna, Sur de Santa Catarina, en 1916. ¿Este periodiquito qué tendría que ver con aquellos que años más tarde fueron popularizados por Decroly y Freinet e incorporados a las escuelas primarias brasileñas como parte de las asociaciones auxiliares de la escuela? Esta pregunta constituye el hilo conductor de esta reflexión histórica, buscando indicios que contribuyan para la discusión acerca de la enseñanza activa, insignia de la pedagogía moderna, y de la escuela activa, principal bandera de la Nueva Escuela. Por lo tanto, analiza principales temas pautados por el periódico La Escuela los cuales son: el patriotismo republicano y la civilidad burguesa.

periódico escolar; pedagogía moderna; grupo escolar


  • 11 DE JUNHO. A Escola: Deus, pátria e família - Orgão do Grupo Escolar Jeronymo Coelho, Laguna, n. 8, jun., 1916, p. 7.
  • 13 DE MAIO - entrega de medalhas no grupo escolar. A Escola: Deus, pátria e família - Orgão do Grupo Escolar Jeronymo Coelho, Laguna, n. 8, jun., 1916, p.1.
  • AREÃO, João dos Santos. [Memórias]. Florianópolis, s.d.
  • A. J. Educação Physica (tradução) - II. A Escola: Deus, pátria e família - Orgão do Grupo Escolar Jeronymo Coelho, Laguna, n. 8, jun., 1916a, p. 5.
  • A. J. Educação Physica (tradução) - II. A Escola: Deus, pátria e família - Orgão do Grupo Escolar Jeronymo Coelho, Laguna, n. 9, jun., 1916b, p. 5-6.
  • BASTOS, Maria Helena Camara. Amada pátria idolatrada: um estudo da obra Porque me ufano do meu país, de Affonso Celso. Educar em Revista, Curitiba, n. 20, 2002, p. 245-260.
  • BITENCOURT, João Batista. Sob o domínio do passado. In: NASCIMENTO, Dorval do; BITENCOURT, João Batista (orgs.). Dimensões do urbano: múltiplas facetas da cidade. Chapecó: Argos, 2008, p. 125-158.
  • CARVALHO, José Murilo. A formação das almas: o imaginário da república no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
  • CELSO, Affonso. Vantagens unidas à grandeza territorial do Brasil. A Escola: Deus, pátria e família - Orgão do Grupo Escolar Jeronymo Coelho, Laguna, n. 8, jun., 1916a, p. 6.
  • CELSO, Affonso. Por que me ufano do meu pais - XXIX - Undécimo motivo da superioridade do Brasil: a sua história. A Escola: Deus, pátria e família - Orgão do Grupo Escolar Jeronymo Coelho, Laguna, n. 9, jul., 1916b, p. 2-4.
  • FREINET, Célestin. O jornal escolar Lisboa: Estampa, 1974.
  • FREITAS, Laura D. Discurso proferido na commemoração de 24 de maio. A Escola: Deus, pátria e família. Orgão do Grupo Escolar Jeronymo Coelho, Laguna, n. 8, jun.1916, p.1-2.
  • HYGIENE. A Escola: Deus, Pátria e Família. Orgão do Grupo Escolar Jeronymo Coelho, Laguna, n. 9, jun., 1916, p. 5.
  • MAGALHÃES, Sady Rollin. Trabalhos escolares - 14 de julho. A Escola: Deus, pátria e família. Orgão do Grupo Escolar Jeronymo Coelho, Laguna, n. 9, jul., 1916, p. 1.
  • PIRES, Amphilóquio Nunes. Discurso. A Escola: Deus, pátria e família. Orgão do Grupo Escolar Jeronymo Coelho, Laguna, n. 9, jul., 1916, p. 1-2.
  • SANTA CATARINA. Secretaria da Justiça, Educação e Saúde. Departamento de Educação. Decreto n. 3.735, de 17 de dezembro de 1946. Florianópolis, 1946.
  • VISITA. A Escola: Deus, Pátria e Família. Orgão do Grupo Escolar Jeronymo Coelho, Laguna, n. 8, jun., 1916, p. 2-3.
  • TYACK, David; CUBAN, Larry. Tinkering toward utopia: a century of public school reform. Harvard University Press, 1999.
  • TEIVE, Gladys Mary Ghizoni; DALLABRIDA, Norberto. A escola da república: os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1918). Campinas: Mercado de Letras, 2011.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    26 Ago 2012
  • Aceito
    12 Jan 2013
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com