RESUMO
Independentemente da discussão à volta do uso ou abuso de livros didácticos, e da sua utilidade como recursos educacionais, a repercussão que estes têm nas escolas está directamente relacionada com a quota de mercado de cada uma das editoras. Na Espanha, não se publicam os dados sobre a distribuição de cada livro didático; por isso, o objetivo deste estudo é analisar cada uma das fontes das quais possamos extrair alguma informação relacionada com essa questão. Serão examinadas fontes quer de organismos e entidades públicas, quer do sector editorial, numa área em é exigida mais informação e transparência. Entre as conclusões verifica-se que as fontes de dados analisadas fornecem dados globais das editoras, mas não de cada editora em particular, assim como não detalham dados por assunto nem por nível de ensino; o mercado é dominado por empresas grandes e muito grandes. Este estudo pode revelar-se muito útil para todos aqueles que investigam em qualquer campo relacionado com livros didácticos e que pretendam ter em conta dados relacionados com a sua comercialização.
Palavras-chave:
educação; livros didáticos; recursos educacionais; editoras; mapa editorial