Acessibilidade / Reportar erro

Escola politécnica de São Paulo: produção da memória e da identidade social dos engenheiros paulistas1 1 Este artigo é resultado de pesquisas em São Paulo e Paris nos projetos Elites republicanas de Minas Gerais e São Paulo: formação, ideias e projetos - CNPq - e História e memória das instituições de ensino superior de São Paulo - Fapesp.

São Paulo polytechnic school: the production of memory and social identity of São Paulo engineers

Escuela politécnica de Sao Paulo: producción de memoria e identidad social de los ingenieros paulistas

Ecole polytechnique de Sao Paulo : production de la memoire et de l'identite sociale des ingenieurs paulistes

Neste artigo interpretam-se discursos de engenheiros e formandos, proferidos em sessões solenes da Escola Politécnica de São Paulo entre 1899 e 1910. As fontes são analisadas à luz do desenvolvimento histórico da instituição, das referências organizacionais e simbólicas que toma das congêneres europeias e das relações dos engenheiros com a sociedade. A análise do imaginário social desse agrupamento evidencia que as instituições de ensino superior são espaços de formação e sociabilidade que instituem memórias, identidades e representações sociais que, internamente cultivadas e repetidas em suas cerimônias de colação de grau, mantêm elucidativas correspondências com a condição social objetiva e as aspirações políticas da categoria profissional que se incumbem de formar.

Escola Politécnica de São Paulo; memória; história do ensino superior


Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com