RESUMO
Jornais escolares, que sobreviveram as cruezas do tempo e do abandono, preservados em bibliotecas escolares ou em outros acervos, nos chegam como testemunhos de presentes passados, são memórias arquivadas. Neste artigo analisar-se-ão vestígios de culturas de escola e de memórias a partir do jornal escolar O Girafinha, publicado entre 1975 e 1988, por estudantes e docentes da Escola Nossa Senhora da Salete, localizada em Maravilha, SC. Este artigo divide-se em duas partes. Na primeira será tratada a materialidade do jornal e, na segunda, de que forma valores, costumes e interesses foram apropriados e circulavam em suas páginas, configurando práticas e memórias. Acredita-se que suas páginas podem dar a ler e a ver indícios de entrecruzamentos entre culturas, história e memórias. A compreensão desses distintos níveis pode contribuir para perspectivar as interações entre sedimentações, decantações e mudanças que se dão na escola, informam suas complexidades, sua beleza e sua irrenunciável importância.
Palavras-chave:
jornal escolar O Girafinha; culturas de escola; culturas de memória