Acessibilidade / Reportar erro

TÊMPERA FORTE E COMPLETO DESPRENDIMENTO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS DOCENTES NO SERTÃO PAULISTA (1932-1960)1 1 O presente trabalho se trata de um recorte da tese de doutorado intitulada As influências do trabalho docente feminino na cultura escolar do extremo oeste paulista (1932-1960), defendida no ano de 2016, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista – Unesp (Campus de Presidente Prudente), e contou com o financiamento da Capes.

CARÁCTER FUERTE Y TOTAL DESAPEGO: HISTORIA Y MEMORIA DE LAS MAESTRAS EN EL SERTÃO PAULISTA (1932-1960)

STRONG TEMPER AND COMPLETE DETACHMENT: HISTORY AND MEMORY OF TEACHERS IN THE SERTÃO PAULISTA (1932-1960)

TREMPE FORT ET COMPLET ABNÉGATION: HISTOIRE ET MEMOIRE DES ENSEIGNANTS EN SERTÃO PAULISTA (1932-1960)

Resumo

O presente artigo exibe a atuação das professoras primárias na construção das bases da cultura escolar frente ao cenário de rudeza e precariedade do extremo oeste paulista, entre as décadas de 1930 e 1960. Para tanto, a pesquisa recorreu à documentação oficial do período e aos relatos orais de algumas docentes que atuaram naquela região. As professoras tiveram que enfrentar as dificuldades inerentes ao início de suas carreiras e de lecionar em imóveis improvisados para a finalidade educativa, como parte de uma espécie de “estágio” na zona rural imposto pelo Estado. Ao lidar com a precariedade das instalações escolares e a presença fiscalizadora do Estado, essas educadoras construíram a cultura escolar das escolas nas quais lecionaram, improvisando com os recursos que possuíam.

Palavras-chave:
professoras primárias; extremo oeste paulista; zona rural; escola isolada

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com