heduc
História da Educação
Hist. Educ.
1414-3518
2236-3459
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
Santa Maria, RS, Brazil
Cet article analyse le service d'inspection technique de l'éducation comme une stratégie pour produire un modèle d'école dans l'état de Minas Gerais au sein de la réforme João Pinheiro. Dans le processus de mis en place d'un système éducatif guidé par le référence de la pédagogie moderne, les inspecteurs techniques sont configurés comme de faiseurs d'enseignement, en permettant aux professeurs le correct exercice de les nouvelles méthodes, en donnant à voir, à travers des classes exemplaires, modes de leur pratique. À ce stade, l'inspecteur technique avait une action sur la pratique de l'enseignement, à partir d'un déterminé lieu de pouvoir, le lieu d'un interprète autorisé dont l'action était destinée à harmoniser les pratiques des professeurs avec les régles établies dans la conformation d'une certaine type de modèle scolaire dans l'état de Minas Gerais.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A escola e a república. São Paulo: Brasiliense, 1989.
A escola e a república
1989
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Reformas da instrução pública. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes; LOPES, Eliane Marta T; VEIGA, Cynthia Gonçalves. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000a, p. 225-251.
500 anos de educação no Brasil
2000
225
251
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
FARIA FILHO
Luciano Mendes
LOPES
Eliane Marta T
VEIGA
Cynthia Gonçalves
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Modernidade pedagógica e modelos de formação docente. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, 2000b, p. 111-120.
Modernidade pedagógica e modelos de formação docente
Revista São Paulo em Perspectiva
2000
111
120
1
14
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A caixa de utensílios e a biblioteca: pedagogia e práticas de leitura. In: VIDAL, Diana Gonçalves; HILSDORF, Maria Lucia S. Brasil 500 anos: tópicas de história da educação. São Paulo: Edusp, 2001, p. 137-167.
Brasil 500 anos: tópicas de história da educação
2001
137
167
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
VIDAL
Diana Gonçalves
HILSDORF
Maria Lucia S
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A escola e a república e outros ensaios. Bragança Paulista: Edusf, 2003.
A escola e a república e outros ensaios
2003
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Livros e revistas para professores: configuração material do impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; FREITAS, Marcos Cezar de; MOGARRO, Maria João; PINTASSILGO, Joaquim. (orgs.). História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Colibri/Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2006, p. 141-173.
História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais
2006
141
173
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
FREITAS
Marcos Cezar de
MOGARRO
Maria João
PINTASSILGO
Joaquim
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Pedagogia moderna, pedagogia da escola nova e modelo escolar paulista. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; PINTASSILGO Joaquim (orgs.). Modelos culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2011, p. 185-212.
Modelos culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais
2011
185
212
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
PINTASSILGO
Joaquim
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.
A invenção do cotidiano
1990
CERTEAU
Michel de
FARIA FILHO, Luciano M. de. Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UPF, 2000.
Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República
2000
FARIA FILHO
Luciano M. de
ISOBE, Rogéria Moreira Rezende. Moldando as práticas escolares: um estudo sobre os relatórios da inspeção técnica do ensino do triângulo mineiro (1906-1911). São Paulo: PUCSP, 2004. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Moldando as práticas escolares: um estudo sobre os relatórios da inspeção técnica do ensino do triângulo mineiro (1906-1911)
2004
ISOBE
Rogéria Moreira Rezende
ISOBE, Rogéria Moreira Rezende. Educação e civilização no sertão: práticas de constituição do modelo escolar no triângulo mineiro (1906-1920). São Paulo: PUCSP, 2008. 217f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Educação e civilização no sertão: práticas de constituição do modelo escolar no triângulo mineiro (1906-1920)
2008
ISOBE
Rogéria Moreira Rezende
MINAS GERAIS. Arquivo Público Mineiro. Relatório do secretário do Interior, 1907; 1909; 1912; 1913; 1914; 1918.
Relatório do secretário do Interior
1918
MINAS GERAIS. Arquivo Público Mineiro. Mensagem do presidente do Estado, 1907.
Mensagem do presidente do Estado
1907
MINAS GERAIS. Arquivo Público Mineiro. Relatório de inspeção. Uberabinha, 18 maio, 1909.
Relatório de inspeção
1909
18
05
Minas Gerais. Arquivo Público Mineiro. Relatório de inspeção. Prata. 24 fev., 1911.
Relatório de inspeção
1911
24
02
MINAS GERAIS. Arquivo Público Mineiro. Relatório de inspeção. Prata, 13 mar., 1911.
Relatório de inspeção
1911
13
03
MINAS GERAIS. Arquivo Público Mineiro. Relatório de inspeção. Uberaba, 5 maio, 1911.
Relatório de inspeção
1911
05
05
MINAS GERAIS. Arquivo Público de Uberaba. Jornal Lavoura e Comércio. Uberaba, 23 jun., 1910.
Jornal Lavoura e Comércio
1910
23
06
VAGO, Tarcisio. M. Cultura escolar, cultivo de corpos: educação physica e gymnastica como práticas constitutivas dos corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte. Bragança Paulista: Edusf, 2002.
Cultura escolar, cultivo de corpos: educação physica e gymnastica como práticas constitutivas dos corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte
2002
VAGO
Tarcisio. M
Authorship
Rogéria Moreira Rezende Isobe
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, BrasilUniversidade Federal do Triângulo MineiroBrasilBrasilUniversidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil
SCIMAGO INSTITUTIONS RANKINGS
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, BrasilUniversidade Federal do Triângulo MineiroBrasilBrasilUniversidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da EducaçãoUFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 -
Santa Maria -
RS -
Brazil E-mail: rhe.asphe@gmail.com
rss_feed
Stay informed of issues for this journal through your RSS reader