Acessibilidade / Reportar erro

O EL CONTROL DEL ESPACIO ESCOLAR: CONDICIONES HIGIÉNICAS Y PEDAGÓGICAS DE LAS ESCUELAS (ESPAÑA, 1857-1931)

O CONTROLE DO ESPAÇO ESCOLAR: CONDIÇÕES HÍGIÉNICAS E PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS (ESPANHA, 1857-1931)

THE CONTROL OF SCHOOL SPACE: HYGIENIC AND PEDAGOGICAL CONDITIONS OF SCHOOLS (SPAIN, 1857-1931)

LE CONTRÔLE DE L'ESPACE SCOLAIRE: CONDITIONS HYGIÉNIQUES ET PÉDAGOGIQUES DES ÉCOLES (ESPAGNE, 1857-1931)

Resumo

Este artigo descreve a legislação sobre as condições de higiene das escolas, da Lei Moyano (1857) até o final da Restauração (1931) e é interpretada à luz de fontes primárias -relatórios administrativos e escritos de professores onde Eles descreveram suas escolas- que contrastam com a teoria pedagógica e higienista da época. A principal conclusão é que as autoridades municipais, as responsáveis, quebraram as regras alugando instalações com freqüência pouco saudáveis, onde os alunos ficaram privados de elementos essenciais como a luz, o ar e o espaço. O controle sobre as condições pedagógicas e de higiene era praticamente inexistente.

Palavras-chave:
educação primária; políticas educacionais; espaço escolar; higiene escolar

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com