Acessibilidade / Reportar erro

Josep Goday e o mobiliário escolar espanhol na primeira metade do século 201 1 Este trabalho foi realizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/Brasil, modalidade pós-doutorado júnior.

Josep Goday and Spanish school furniture during the first half of the 20th Century

Josep Goday e o mobiliario escolar espanhol na primeira metade do século 20

Josep Goday et le mobilier scolaire espagnol dans la première motié du 20ème siècle

Neste artigo estão sistematizadas reflexões sobre a história do mobiliário escolar espanhol, com foco nas propostas do arquiteto Josep Goday i Casals. Inserido no campo de estudo do patrimônio educativo, busca-se enxergar o mobiliário escolar como autêntica fonte de investigação da cultura material escolar. A base metodológica da análise situa-se no campo da pesquisa exploratória e o procedimento assume a forma de pesquisa bibliográfica. A coleta de dados realizou-se no acervo do Centro de Educação Infantil e Primária Ramon Llull e na obra Josep Goday Casals: arquitectura escolar a Barcelona de la Mancomunitat a la república (2008). Nas conclusões, enfatiza-se o papel desempenhado pelo arquiteto como protagonista na configuração de um mobiliário que procura dignificar a sala aula para além dos aspectos arquitetônicos e estéticos.

cultura material escolar; arquitetura escolar; mobiliário escolar


Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com