heduc
História da Educação
Hist. Educ.
1414-3518
2236-3459
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
Santa Maria, RS, Brazil
Le texte fait l'analyse de l'inclusion du livre Educação moral e educação econômica, écrit par Sampaio Dória,dans la collection Biblioteca de Educação organisée par Lourenço Filho pour la maison d´édition Companhia Melhoramentos de São Paulo. Le texte analyse la territorialisation promue par les dispositifs textuels et éditoriaux de division et présentation des volumes de la collection. Il défend que, à cause de leur classification de Dória en tant que pédagogue social, ils le situent dans une position définie comme la périphérie du programme de rénovation de l'école brésilienne promue par la collection. Il démontre comment les thèmes jugés nucléaires par Lourenço Filho dans le mouvement international pour l'école nouvelle ont été attribués à d'autres auteurs en dépit de leur occurrence dans la production de Sampaio Dória.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A caixa de utensílios, o tratado e a biblioteca: pedagogia e práticas de leitura de professores. In: VIDAL, Diana Gonçalves; HILSDORF, Maria Lucia. (org.). Tópicos de história da educação. São Paulo: Edusp, 2001, p. 137-168.
Tópicos de história da educação
2001
137
168
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
VIDAL
Diana Gonçalves
HILSDORF
Maria Lucia
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Pedagogia da escola nova, produção da natureza infantil e controle doutrinário da escola. In: FREITAS, Marcos Cezar; KHULMANN, Moyses (org.). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002, p. 373-408.
Os intelectuais na história da infância
2002
373
408
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
FREITAS
Marcos Cezar
KHULMANN
Moyses
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A escola nova no Brasil: uma perspectiva de estudo. In: Educação em Questão, Natal, v. 21, n. 7, 2004, p. 90-98.
A escola nova no Brasil: uma perspectiva de estudo
Educação em Questão
2004
90
98
7
21
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Livros e revistas para professores: configuração material do impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos. In: Pintassilgo, Joaquim; Freitas Marcos Cezar; Mogarro, Maria João; Carvalho, Marta Maria Chagas de. (orgs.). História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Edições Colibri/ Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa, 2006a, p. 141-175.
História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais
2006
141
175
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
Pintassilgo
Joaquim
Freitas
Marcos Cezar
Mogarro
Maria João
Carvalho
Marta Maria Chagas de
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Quando a historia da educacão é a história da disciplina e da higienizacão das pessoas. In: FREITAS, M. C. (org.). História social da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2006b, p. 291-310.
História social da Infância no Brasil
2006
291
310
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
FREITAS
M. C
CARVALHO, Marta Maria Chagas de; TOLEDO, Maria Rita de Almeida. A coleção como estratégia editorial de difusão de modelos pedagógicos: o caso da Biblioteca de Educação, organizada por Lourenço Filho. CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3, Curitiba. Anais ... Curitiba: SBHE, 2003.
Anais
2003
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
TOLEDO
Maria Rita de Almeida
CARVALHO, Marta Maria Chagas de; TOLEDO, Maria Rita de Almeida. A Biblioteca da Educação de Lourenço Filho: uma coleção a serviço de um projeto de inovação pedagógica. Quaestio. Sorocaba: Uniso, 2006, v. 8, p. 47-63.
A Biblioteca da Educação de Lourenço Filho: uma coleção a serviço de um projeto de inovação pedagógica
Quaestio
2006
47
63
8
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
TOLEDO
Maria Rita de Almeida
CARVALHO, Marta Maria Chagas de; TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Os sentidos da forma: análise material das coleções de Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. In: TABORDA, Marcos. Cinco estudos em história e historiografia da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 89-110.
Cinco estudos em história e historiografia da educação
2007
89
110
CARVALHO
Marta Maria Chagas de
TOLEDO
Maria Rita de Almeida
TABORDA
Marcos
CHARTIER, Roger. El mundo como representación: estudios sobre historia cultural. Barcelona: Gedisa, 1996.
El mundo como representación: estudios sobre historia cultural
1996
CHARTIER
Roger
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos 14 e 18. Brasília: UNB, 1994.
A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos 14 e 18
1994
CHARTIER
Roger
CHARTIER, Roger. Pluma de ganso, libro de letras, ojo viajero. México: Universidad Iberoamericana, 1997.
Pluma de ganso, libro de letras, ojo viajero
1997
CHARTIER
Roger
DÓRIA, Antonio de Sampaio. Princípios de pedagogia. São Paulo: Pocai-Weiss & C., 1914.
Princípios de pedagogia
1914
DÓRIA
Antonio de Sampaio
DÓRIA, Antonio de Sampaio. Ensaios. São Paulo: Pocai-Weiss & C., 1915.
Ensaios
1915
DÓRIA
Antonio de Sampaio
DÓRIA, Antonio de Sampaio. Instrução pelo estado. São Paulo: Off. Graph. Monteiro Lobato & Co., 1922.
Instrução pelo estado
1922
DÓRIA
Antonio de Sampaio
DÓRIA, Antonio de Sampaio. A questão social. São Paulo: Off. Graph. Monteiro Lobato & C., 1922.
A questão social
1922
DÓRIA
Antonio de Sampaio
DÓRIA, Antonio de Sampaio. Questões de ensino. São Paulo: Off. Graph. Monteiro Lobato & Co., 1923.
Questões de ensino
1923
DÓRIA
Antonio de Sampaio
DÓRIA, Antonio de Sampaio. O espírito das democracias. São Paulo: Companhia Graphico-Editora Monteiro Lobato, 1924.
O espírito das democracias
1924
DÓRIA
Antonio de Sampaio
DÓRIA, Antonio de Sampaio. Psychologia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932.
Psychologia
1932
DÓRIA
Antonio de Sampaio
DÓRIA, Antonio de Sampaio. Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1933.
Educação
1933
DÓRIA
Antonio de Sampaio
DÓRIA, Antonio de Sampaio. Educação moral e educação econômica: suas bases, sua aplicação nas escolas. São Paulo, Companhia Melhoramentos de São Paulo, s/d.
Educação moral e educação econômica: suas bases, sua aplicação nas escolas
DÓRIA
Antonio de Sampaio
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergstrom. Introdução ao estudo da escola nova. São Paulo: Companhia Melhoramentos de S.Paulo, s/d.
Introdução ao estudo da escola nova
LOURENÇO FILHO
Manoel Bergstrom
MONARCHA, Carlos (org.). Lourenço Filho outros aspectos, mesma obra. Marília: Unesp/ Mercado das Letras, 1997, p. 27-59.
Lourenço Filho outros aspectos, mesma obra
1997
27
59
MONARCHA
Carlos
OLIVERO, Isabelle. L' invention de la collection. Paris: Éditions de L'Imec/Éditions de la Maison des Sciences de L' Homme, 1999.
L' invention de la collection
1999
OLIVERO
Isabelle
TAVARES, Fausto. A ordem e a medida: escola e psicologia em São Paulo (1890 a 1930). Mimeo. São Paulo: Faculdade de Educação/USP, 1996.
A ordem e a medida: escola e psicologia em São Paulo (1890 a 1930)
1996
TAVARES
Fausto
THOMPSON, Oscar. O futuro da pedagogia é científico. In: O laboratório de pedagogia experimental. São Paulo: Tip. Siqueira, Nagel & Comp., 1914, p. 17-18.
O laboratório de pedagogia experimental
1914
17
18
THOMPSON
Oscar
TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Coleção atualidades pedagógicas: do projeto político ao projeto editorial (1931-1981). São Paulo: PUCSP, 2001. 295f. Tese (doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Coleção atualidades pedagógicas: do projeto político ao projeto editorial (1931-1981)
2001
TOLEDO
Maria Rita de Almeida
Authorship
Marta Maria Chagas de Carvalho
Universidade de São Paulo, BrasilUniversidade de São PauloBrasilBrasilUniversidade de São Paulo, Brasil
SCIMAGO INSTITUTIONS RANKINGS
Universidade de São Paulo, BrasilUniversidade de São PauloBrasilBrasilUniversidade de São Paulo, Brasil
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da EducaçãoUFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 -
Santa Maria -
RS -
Brazil E-mail: rhe.asphe@gmail.com
rss_feed
Stay informed of issues for this journal through your RSS reader