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Estratégias editoriais e territorialização do campo pedagógico: um livro de Sampaio Dória sob a pena do editor da Biblioteca de Educação

Editorial strategies and territorialization of pedagogical field: a book by Sampaio Dória under the pen of the editor of Biblioteca de Educação

Stratégies éditoriales et territorialisation du champ pédagogique: un livre de Sampaio Dória sous la plume du éditeur de la Biblioteca de Educação

Estrategias editoriales y territorialización del campo pedagógico: un libro de Sampaio Dória bajo la pluma del editor de la Biblioteca de Educación

Este artigo analisa a inserção do livro Educação moral e educação econômica, de autoria de Sampaio Dória, na coleção Biblioteca de Educação, organizada por Lourenço Filho para a Companhia Melhoramentos de São Paulo. O texto analisa a territorialização promovida pelos dispositivos textuais e editoriais de repartição e apresentação dos volumes da coleção. Sustenta que, ao enquadrarem Dória como pedagogista social, esses dispositivos situam-no no que o editor entendia como periferia do programa de renovação da escola brasileira que a Coleção promovia. Mostra como os temas que Lourenço Filho considerava nucleares no movimento internacional pela Escola Nova foram atribuídos a outros autores, apesar de sua recorrência na produção de Sampaio Dória.

Lourenço Filho; Pedagogia da Escola Nova; coleções; estratégias editoriais


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