Acessibilidade / Reportar erro

OS SENTIDOS HISTÓRICOS NA CONSTITUIÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO E DE FORMAÇÃO DO SER PROFESSOR

LOS SENTIDOS HISTÓRICOS EN LA CONSTITUCIÓN DE UN PROYECTO DE EDUCACIÓN Y FORMACIÓN DEL PROFESOR

HISTORICAL SENSES IN THE MAKING OF A PROJECT FOR TEACHER EDUCATION AND TRAINING

LES SENS HISTORIQUES DANS LA CONSTITUTION D'UN PROJET D'EDUCATION ET DE FORMATION DE L'ENSEIGNANT

Resumo

Este trabalho resulta de pesquisa bibliográfica sobre o pensamento pedagógico contemporâneo. Questiona-se sobre quais sentidos históricos da educação brasileira têm constituído um projeto de escola/educação e as marcas históricas do ser professor. O objetivo é investigar, no pensamento político pedagógico da educação brasileira, os aspectos de educação que determinam um projeto educacional e de ser professor. A historicidade da educação brasileira e do ser professor permite compreender o presente que possibilite a construção de um projeto societário de caráter emancipador.

Palavras-chave:
Projeto de educação; historicidade; sentidos de educação e de ser professor; trabalho docente

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com