Acessibilidade / Reportar erro

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ÉTNICO-CULTURAL EM CARTILHAS TEUTO-BRASILEIRAS PRODUZIDAS PARA ESCOLAS SINODAIS

EL PROCESO DE ALFABETIZACIÓN ÉTNICO-CULTURAL EN FOLLETOS GERMANO-BRASILEÑOS PRODUCIDOS PARA ESCUELAS SINODALES.

THE ETHNICAL-CULTURAL LITERACY PROCESS IN GERMAN-BRAZILIAN BOOKLETS PRODUCED AT SYNODAL SCHOOLS

LE PROCESSUS D’ALPHABETISATION ETHNOCULTURELLE DANS DES LIVRES SCOLAIRES GERMANO-BRESILIENS PRODUITS POUR LES ECOLES SYNODALES

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar um conjunto de recursos textuais e visuais presentes em duas cartilhas utilizadas em escolas teuto-brasileiras, de modo a compreender como tais recursos contribuíram para o que se convencionou denominar como alfabetização étnico-cultural dos sujeitos a que se destinavam. A análise documental possibilitou concluir que o conteúdo das cartilhas contemplava o contexto rural e as práticas socioculturais dos estudantes, como modo de interlocução com os mesmos.

Palavras-chave:
cartilhas teuto-brasileiras; alfabetização; recursos textuais e visuais

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com