Acessibilidade / Reportar erro
História da Educação, Volume: 16, Número: 38, Publicado: 2012
  • Governo dos professores, governo das escolas: elementos para a história da institucionalização de mestres e alunos Apresentação

    Gondra, José Gonçalves; Limeira, Aline de Morais
  • Já não estás em casa! tecnologias de escolarização

    Boom, Alberto Martínez

    Resumo em Português:

    O fenômeno da escolarização pode ser analisado por diferentes abordagens. Alguns o estudam como um fato, outros o observam como uma decisão política, outros ainda estão interessados em sua função social como um fator de inclusão. Este trabalho não trabalha com esses registros. Procura se deter mais na descrição de certos detalhes dos começos; por isso o uso de fontes primárias e documentos de época, para mostrar o processo que conecta o surgimento da escola pública com a expansão da escolarização como dispositivo governamental, ou seja, uma prática que passa por descrever minúcias do espaço e do tempo de escola, a geometrização do corpo infantil, a ênfase na sua quietude e obediência como caminhos de escolarização que podem ser entendidos e associado a uma ortopedia moral.

    Resumo em Francês:

    Le phénomène de la scolarisation peut être analysé par des approches différentes. Certaines les études comme un fait, d'autres notent qu'une décision de politique, d'autres sont intéressés à leur rôle social comme un facteur d'inclusion. Ce travail ne se développe pas dans ces enregistrements. Importe les déscritions des certains détails des débuts, c'est pourquoi l'utilisation de sources primaires et les documents de l'époque, à montrer le processus qui relie l'émergence de l'école publique avec l'expansion de scolarisation comme dispositif gouvernemental, c'est-à-dire, une pratique qui passe par décrire les menus détails d'espace et de temps à l'école, la géométrie de corps de l'enfant, l'accent mis dans son immobilité et l'obéissance comme les chemins de la scolarisation qui peuvent être compris et associés de l'orthopédie moral.

    Resumo em Espanhol:

    El fenómeno de la escolarización puede ser analizado desde diversos enfoques, algunos la estudian como dato, otros la miran como decisión política, algunos otros se interesan en su función social como factor de inclusión; el presente trabajo no va por estas vías. Importa mejor detenerse en la descripción de ciertos detalles del inicio, por eso la utilización de fuentes primarias y documentos de época, para mostrar el proceso que conecta la aparición de la escuela pública con la ampliación de la escolarización como dispositivo gubernamental, es decir, una práctica que pasa por describir minucias del espacio y del tiempo escolar, la geometrización del cuerpo infantil, la insistencia en su quietud y obediencia como derroteros de una escolarización que puede ser entendida y asociada a una ortopedia moral.

    Resumo em Inglês:

    The phenomenon of schooling can be analyzed from diverse approaches, some of them study it like a datum, some see it like a political decision, some others are interested in its social function as an inclusion factor; this work does not include those perspectives. It is better focus on the description of certain details of the beginning, for that reason the use of primary sources and documents of the epoch, to show the process that links the emergence of the public school with the wideness of the schooling like governmental mechanism, which means, a practice that describes the trifles of the school space and time, the geometrization of the infant body, the insistence on his quietness, stillness and obedience like principles of a schooling that can be understood and associated to a moral orthopaedics.
  • Os inícios da formação de professores no México (1821-1921)

    Galván, Luz Elena Lafarga

    Resumo em Português:

    No México, a carreira do magistério tem uma longa tradição. Começou como uma arte e se profissionalizou ao longo do tempo. Neste artigo se apresenta uma síntese dos diversos espaços acadêmicos no âmbito dos quais o magistério foi formado. Essa formação começou com o sistema lancasteriano e continuou em academias e institutos, para culminar nas escolas normais. Nessas instituições foi o ensino da Pedagogia que delimitou as diferenças entre a arte de ser professor e sua profissionalização. Em termos metodológicos, este trabalho se relaciona com a proposta de Dominique Julia, de conhecer quais eram os saberes e costumes que tinham os professores.

    Resumo em Francês:

    Au Mexique, la carrier de masgistère a une longue tradition. Il a commence comme un art et il a été professionnalisée. Cet article présente un parcours à travers divers domains universitaires oú les maitres ont été formé. Il démarre avec son instruction dans le systéme lancasteriane et se poursuit avec les academies et les instituts, culminant avec les écoles normales. Dans ces institutions est l’enseignement de la pédagogie qui ont marquee la difference entre l’art d’être maître et sa professionnalisation. Ce sont les thèrmes qui a traverse l’article. Sur Le guide théorique et méthodologique, cela se rapporte à la question posée par Dominique Juliá de savoir queles étaient les connaissances et les coutumes qui avait les maîtres.

    Resumo em Espanhol:

    En México la carrera del magisterio tiene una larga tradición. Se inició como un arte y se fue profesionalizando. En este artículo se presenta un recorrido por los diversos espacios académicos en donde el magisterio fue formado. Se inicia con su instrucción en el sistema lancasteriano y se continúa con academias e institutos hasta culminar con las escuelas normales. En estas instituciones fue la enseñanza de la pedagogía la que marcó la diferencia entre el arte de ser maestro y su profesionalización. Estos son los ejes que atravesaron al artículo. En cuanto a la guía teórica y metodológica, ésta se relaciona con la pregunta que plantea Dominique Julia para conocer cuáles eran los saberes y costumbres que tenía el maestro.

    Resumo em Inglês:

    In Mexico teacher’s training has a long tradition. It started as an art, until it got the status of a profession. This article shows the different academic spaces where teachers were trained. It started with its instruction at the Lancastrian system, and then they studied at the academies and institutes until the Normal Schools were created. In these institutions the future teachers received lessons of pedagogy that makes the difference between the art of being a teacher and its professionalization. These are the axes that cross the article. The main ideas are related to the question that Dominique Julia exposes in order to find out which was the knowledge that teachers had in the past.
  • Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890) Artigos

    Ecar, Ariadne Lopes; Uekane, Marina Natsume

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo consiste na análise de aspectos da configuração dos mecanismos de formação prévia de professores, por intermédio do estudo de duas escolas normais na capital do Império e na capital da Província do Rio de Janeiro, Niterói. Consideradas como indispensáveis para formar os quadros docentes que atenderiam as escolas primárias, as instituições em questão passaram por diversas reformas que procuraram alargar os programas em prol de um ensino descrito como mais científico. Os deslocamentos institucionais observados indiciam investimentos no sentido de formar o futuro professor com mais robustez. Sugerem, igualmente, a existência de tensões em torno do conteúdo e forma dessas medidas.

    Resumo em Francês:

    L'objectif de ce article consiste en analyser des aspects de la mise en place des mécanismes pour la formation préalable des enseignants, par le biais de l'étude de deux écoles normales à la fin de le 19e, dans la capitale de l'Empire et dans la capitale de la Province de Rio de Janeiro, Niterói. Considérés comme indispensables pour former les cadres d'enseignants pour l’écoles primaires, les institutions concernées ont traversé plusieurs réformes qui a cherché à étendre les programmes en faveur d'un enseignement décrit comme plus scientifique. Les changements institutionnels observé pointant d'investissements vers la formation des futurs enseignants avec plus robustesse, ce qui suggère aussi l'existence de tensions autour du contenu et la forme de ces mesures.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo es analizar los aspectos de la configuración de los mecanismos de la formación previa de los docentes através del estudio de las escuelas normales en la capital del Imperio y la capital de la provincia de Río de Janeiro, Niterói. Consideradas vitales para la formación del docente que asistiría a las escuelas primarias, las instituciones en cuestión han sido objeto de varias reformas que buscaban extender los programas en favor de una escuela descrita como más científico. Los cambios observados indican la inversión institucional para educar a los profesores con más solidez también sugiere la existencia de tensiones en torno alcontenido y la forma de estas medidas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to analyze aspects of the configuration mechanisms of the initial teachers’ formation, through the study of two formations schools at the end of the nineteenth century, one in the Empire Capital and the other in the Province’s Capital of Rio de Janeiro. Considered to be indispensible to form the teaching staff who would attend primary schools, the institutions in question went through several reforms which intended to widen their programs towards a teaching described as more scientific. The institutional displacements observed show investments in a way of form the future teacher in a more robust manner, suggesting equally the presence of tensions around the content and form of these measures.
  • Igreja e normalização de professores em São João Del-Rei (Minas Gerais) Artigos

    Arruda, Maria Aparecida

    Resumo em Português:

    Este trabalho foi construído a partir da aproximação entre a história da educação e o tema da formação docente pelo viés do ensino confessional católico. Para tal, foi empreendido um estudo acerca do Curso Normal ofertado pelo Colégio Nossa Senhora das Dores, fundado em 1898 na cidade de São João del-Rei (MG), em que se buscava formar professoras para atuar em outros níveis de ensino. Tendo em vista sua equiparação, em 1905, às escolas normais oficiais do Estado de Minas Gerais, busquei investigar o modo como foi instituído esse novo estatuto jurídico em meio aos acontecimentos que o precederam.

    Resumo em Francês:

    Ce travail a été construit par le rapprochement entre l'histoire de l'éducation et le thème de la formation des maitres par le biais de l'éducation confessionnelle catholique. À cette fin, on a entrepris une étude sur les cours Normal offert par le Collège Nossa Senhora das Dores, fondée en 1898 dans la ville de Sao João del Rei, Minas Gerais, orientée vers la formation des enseignants qui doivent agir sur les autres niveaux d'enseignement. Compte tenu de leur euiparation, en 1905, à des écoles normales officielle de l'état de Minas Gerais, on a cherché le façon dont ce nouveau statut juridique il a été mis au milieu des événements qui l'ont précédé.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo se basa en la aproximación de la Historia de la Educación y el tema de la formación del profesorado por la perspectiva de la enseñanza confesional católica. Para ello, se realizó un estudio en el curso normal ofrecido por el Colegio Nuestra Señora de los Dolores, fundada en 1898 en São João del-Rei, Minas Gerais, que trataba de formar a los profesores para trabajar en otros niveles de educación. Teniendo en cuenta su asimilación en el año 1905, las escuelas oficiales normales del Estado de Minas Gerais, trató de investigar la forma en que se estableció este nuevo estatus jurídico entre los acontecimientos que la precedieron.

    Resumo em Inglês:

    This work intends to relate of History Education and Teacher Training from the perspective of catholic teaching. The study was undertaken about the Teaching Course, offered by the High Scholl called Colégio Nossa Senhora das Dores, founded in 1898 in São João del-Rei, Minas Gerais. The propose of the course was to train teachers to work in different levels of learning. In 1905, the course obtained the equivalence to the official teacher’s college in Minas Gerais. The study tried to investigate how the new legal status was established among the events that precede this jurisdiction.
  • Por uma disciplina rigorosa e ilustrada: a inspeção na capital do império Artigos

    Borges, Angélica

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é analisar os procedimentos manejados na fiscalização de professores primários, por meio do estudo a respeito do serviço de inspeção da instrução na Corte Imperial, a partir de sua institucionalização com base no Regulamento da Instrução Primária e Secundária da Corte em 1854. Na pesquisa procurou-se discutir como a visibilidade dada à escola e aos seus atores, via inspeção, permitiram inseri-los em um esquema disciplinar, cujos efeitos encontram-se articulados e justificados em nome de um projeto de ordenação e civilização da capital do Império brasileiro.

    Resumo em Francês:

    L'objectif de cette étude est d'analyser les procédures traitées à la surveillance des enseignants du primaire, par le biais de l'étude du service d'inspection dans la Cour Impériale, a partir de leur institutionnalisation basée sur Règlement de L'enseignement Primaire et Secondaire de la Cour de 1854. L'investigation a cherché à discuter comment la visibilité donnée à l'école et ses acteurs, par le service d'inspection, a permis de les mettre dans un régime disciplinaire, dont les effets sont articulés et justifiés au nom d'un projet de l'ordenation et civilisation de la capitale de l'Empire brésilien.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio es analizar los procedimientos para el monitoreo del tratamiento de los maestros de primaria, a través del estudio del servicio de inspección en la Corte Imperial, a partir de su institucionalización sobre la base de reglas de la enseñanza primaria y secundaria de la Corte en 1854. La investigación trato de analizar cómo la visibilidad otorgada a la escuela y sus grupos de interés, por el servicio de inspección, los ha colocado en un sistema disciplinario, los efectos son articulados y justificados en el nombre de un proyecto ordenanza y la civilización de la capital del Imperio de Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the procedures handled to supervise primary school teachers, through the study about the inspection service of education in the Brazilian Imperial Court, from the education reform established by the Regulation of Primary and Secondary Education of the Court in 1854. The research aimed at discussing how the visibility given to the school and its characters, through inspection, allowed to insert them in a disciplinary scheme, whose effects are articulated and justified in the name of a project to order and civilize the society.
  • Ensino obrigatório: "prudente é esperar-se do tempo o preciso remédio" Artigos

    Almeida, Cíntia Borges de; Neves, Dimas Santana Souza; Gondra, José Gonçalves

    Resumo em Português:

    Neste trabalho procuramos debater o tema da obrigatoriedade do ensino em Minas Gerais e Mato Grosso, províncias que procuraram normatizar essa medida desde a primeira metade do século 19. Com isso, ancoramos o estudo nas contribuições dos estudos comparados e na análise dos discursos dos relatórios dos presidentes de uma província do sudeste e uma do oeste do Brasil. Por se tratar do exame de uma medida de alcance global, voltada para as multiplicidades, a pesquisa buscou dialogar com a concepção de governamentalidade, considerando o tema da escola obrigatória como necessidade e urgência voltada para gestão e homogeneização da população.

    Resumo em Francês:

    Dans ce étude, nous examinons la question de la scolarité obligatoire dans les Provinces de Minas Gerais et de Mato Grosso, provinces qui cherchaient à uniformiser cette mesure depuis la première moitié du 19e siècle. Avec cela, nous ancrons l'étude basés sur les contributions des études comparatives et l'analyse du discours des rapports des présidents de deux provinces; une du sud-est et une autre d’ouest du Brésil. Parce qu'elle est une mesure de portée mondiale, centrée sur les multiplicités, l'investigation a cherché le dialogue avec le concept de la gouvernementalité, considérant l'objet de l'enseignement obligatoire comme une nécessité et urgence face à gestion et l'homogénéisation de la population.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo buscamos debatir el tema de la obligatoriedad de la enseñanza en Minas Gerais e Mato Grosso, Provincias que buscaron normar esa medida desde la primera mitad del siglo 19. Con eso, basamos el estudio en las contribuciones de los estudios comparados y en el análisis del discurso de informes de los presidentes de una provincia del sudeste y una del oeste del Brasil. Por tratarse del examen de una medida de alcance global, dirigida para las multiplicidades, la investigación buscó dialogar con la concepción de gubernamentalidad, considerando el tema de la escuela obligatoria como necesidad y urgencia dirigida para la gestión y homogeneización de la población.

    Resumo em Inglês:

    In this current work, we sought to discuss the issue of compulsory education in Minas Gerais and Mato Grosso, Provinces that sought to standardize this step since the first half of the nineteenth century. With this, we will anchor the current study of contributions from comparative studies and discourse analysis of the chairmen's reports of a southeastern province and one in western Brazil. Because this fact is taking a measure of global reach, so, the current work is focused on the multiplicities. The research sought dialogue with the conception of governmentality, considering the subject of compulsory education as a necessity and urgency facing management and homogenization of the population.
  • Governo de crianças: o instituto profissional João Alfredo (1910-1933) Artigos

    Souza, Maria Zélia Maia de

    Resumo em Português:

    Nesse estudo se realiza uma análise das ações de governo de crianças no espaço do Instituto Profissional João Alfredo (1910/1933), ancorando-se nas reflexões de Michel Foucault. Nesse sentido, é feita uma reflexão acerca dos sentidos da ginástica escolar e do lugar do jogo de futebol no interior da instituição analisada. O exame da documentação referente ao Instituto permitiu perceber que esse campo de saber foi parte integrante das táticas de governo executadas pelos gestores da instituição, as quais buscavam manter a sua normalidade, enquanto instituição pensada e implementada para abrigar e profissionalizar meninos pobres, embora não exclusivamente.

    Resumo em Francês:

    Cette étude a entrepris une analyse de l'action gouvernementale des enfants en l'espace de l'Institut de formation professionnelle João Alfredo (1910-1933), avec l'ancrage dans les pensées de Michel Foucault. En ce sens, est faite une réflexion sur les orientations de la gymnastique écolaire et de la place du jeu de football au sein de l'institution analysée. L'examen de la documentation concernant au Institut a permis de réaliser que cette connaissance fait partie intégrante de la tactique du gouvernement dirigé par les gestionnaires de l'institution, qui cherchait à maintenir sa normalité, comme une institution conçu et mis en œuvre comme maison et espace de professionnalisation des pauvres garçons, bien que pas exclusivement.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio realiza un análisis de la acción del gobierno de los niños en el Instituto Profesional João Alfredo (1910-1933), el anclaje en el pensamiento de Michel Foucault. En este sentido, hay una reflexión sobre el sentido de la gimnasia y el lugar de la escuela y el juego de fútbol en este campo de conocimiento dentro de la institución analizada. El examen de la documentación, en relación con el Instituto, permite darse cuenta de que este campo de conocimiento era una parte integral de las tácticas de gobierno a cargo de los directivos de la institución que trataron de mantener nimalcy como una institución diseñada e implementada para dar cabida a profesionales y los niños pobres, pero no exclusivamente.

    Resumo em Inglês:

    This study undertakes an analysis of government action of children within the Professional Institute João Alfredo (1910-1933), anchoring on the thinking of Michel Foucault. In this sense, there is a reflection on the sense of place and school gymnastics and football game in this field of knowledge within the institution analyzed. The examination of documentation, relating to the Institute, allowed realize that this field of knowledge was an integral part of the tactics of government run by the managers of the institution which sought to maintain normalcy as an institution designed and implemented to accommodate professional and poor kids, but not exclusively.
  • Entre o altar e o trono: iniciativas de escolarização na capital imperial Artigos

    Limeira, Aline de Morais; Nascimento, Fátima

    Resumo em Português:

    Ao reconhecer que a produção da forma escolar moderna se efetivou por intermediações de forças distintas, investigamos iniciativas particulares de educação promovidas pela Igreja Católica. A partir das propagandas do Almanak Laemmert e de diversas informações do jornal O Apóstolo, foi possível localizar vestígios acerca da estrutura física, planos de estudos e valores propostos por alguns colégios particulares na Corte Imperial. O recorte cronológico abrange as décadas de 1870 e 1880, que compreendem a época da reforma Leôncio de Carvalho (1879). Também procuramos refletir acerca das relações estabelecidas entre o Estado Imperial e a Igreja Católica, e observar imbricações entre poderes públicos e privados, fenômeno que ultrapassa a sociedade oitocentista.

    Resumo em Francês:

    Reconnaissant que la construction de la forme scolaire moderne s'est produite par différentes entreprises des forces diverses, on avons cherché sur les initiatives de l'enseignement privé promus par l'Église catholique dans la Cour impériale. A partir des annonces de Almanak Laemmert et diverses informations du journal O Apóstolo on a pu trouver des traces sur la structure physique, les plans d'études et les valeurs recueillies par ces collèges. Instituant comme découpage chronologique les années 1870 et 1880, qui comprennent le temps de la réforme Leôncio de Carvalho (1879), visent également à réfléchir sur les relations établis entre l'État l'impériale et de l'Église catholique, notant des articulations entre public et privé, phénomène qui va au-delà de la société du 19e siècle.

    Resumo em Espanhol:

    Reconociendo que la construcción de forma de la escuela moderna fue dado por el área de fuerzas distintas, investigar iniciativas privadas de educación promovidos por la Iglesia Católica en la Corte Imperial. Desde anuncios Almanak Laemmert y diversa información del diario Las huellas Apóstol se puede encontrar acerca de la estructura física, los programas y las cantidades cobradas por los colegios. El establecimiento de la cronología de la saturación de la década de 1870 y 1880, que comprenden la Reforma era de Leoncio de Carvalho (1879), también tratamos de reflexionar sobre las relaciones que se establecen entre el Estado Imperial y la Iglesia Católica, teniendo en cuenta la interacción entre público y privado, un fenómeno que va más allá de sociedad del siglo 19.

    Resumo em Inglês:

    Recognizing that adherence to the way modern school was made by different forces, we investigate private education initiatives promoted by the Catholic Church in the Imperial Court. From the advertisements that circulated Almanak Laemmert and O Apóstolo the newspaper was unable to locate information about the physical structure, curricula and amounts charged for those colleges. Establishing the chronological cut the 1870s and 1880s, which comprise the time of Reformation Leôncio de Carvalho (1879), we also reflect on the relationships established between the Imperial State and the Catholic Church an expression of the imbrications of public and private, a brand society in the nineteenth century.
  • Remodelar a capital carioca e sua gente: educação e prevenção nos anos 1920 Artigos

    Silva, José Cláudio Sooma; Rizzini, Irma; Silva, Maria de Lourdes

    Resumo em Português:

    A cidade do Rio de Janeiro, na década 1920, foi marcada pela implementação de certas ações de governo que almejaram empreender um entrelaçamento das dimensões preventivas, educacionais e correcionais com as iniciativas de reforma urbana. O artigo, incidindo o foco sobre a legislação educacional, regulamentação da assistência social, relatórios de chefes de polícia, ofícios remetidos pela Diretoria Geral de Instrução, periódicos e registros fotográficos, problematiza algumas das justificativas acionadas no período que sublinhavam as potenciais contribuições que a reconfiguração dos comportamentos, hábitos e condutas da população prestaria para a tentativa de disciplinamento e harmonização do traçado arquitetônico e seus usos sociais.

    Resumo em Francês:

    Dans les années 1920, la ville de Rio de Janeiro, a été marquée par la mise en œuvre de certaines actions du gouvernement que voulait entreprendre un entrelacement des dimensions préventives, éducatives et correctives avec les initiatives de réforme urbaine. L'article, en mettant l'accent sur législation éducationale, la réglementation de l'assistance sociale, rapports des chefs de police, documents de la Direction Générale de L'instruction, périodiques et documents photographiques, problématise certaines justifications déclenchées dans la période que souligne les contributions potentielles que la reconfiguration des comportements, habitudes et le conduites de la population était de tenter la discipline et l'harmonisation de traçage architecturale et de ses usages sociaux.

    Resumo em Espanhol:

    La ciudad de Río de Janeiro en la década de 1920 estuvo marcada por la ejecución de ciertas acciones de gobierno destinadas a realizar una combinación entre las dimensiones preventivas, educativas y correccionales y las medidas de reforma urbana. El artículo, centrando las atenciones en la legislación educativa, en la regulación de la asistencia social, en los informes de los jefes de policía, en las cartas enviadas por la Diretoria Geral de Instrução, revistas y fotografías, problematiza algunas de las justificaciones construidas en la época que destacaban la contribución que la reconfiguración de los comportamientos, hábitos y costumbres de la población proporcionaría para el esfuerzo de disciplinar y armonizar el diseño arquitectónico de la ciudad y sus usos sociales.

    Resumo em Inglês:

    The city of Rio de Janeiro was characterized, during the 1920s, by the implementation of some government actions that attempted to undertake an interlacing of the preventive, educational and correctional dimensions with the actions of urban improvement. The article, based on analysis of educational legislation, regulation of social assistance, reports of police chiefs, requests sent by the Diretoria Geral de Instrução, periodicals and photos, discusses some of the justifications that were firmed during the period that aimed to emphasize the potentials contributions that the disciplining of the behavior of the population would contribute for the organization and harmonization of the architectural structure and its social uses.
  • O governo da moral e saúde: educação alimentar no discurso pedagógico

    Aisenstein, Ângela; Cairo, Maria Eugenia

    Resumo em Português:

    Estudos epidemiológicos produzidos na última década destacam a subnutrição como uma das doenças do novo século. Para tratar e prevenir estas problemáticas, os Estados e instituições da sociedade civil desenharam diferentes tipos de intervenção voltadas para regular o regime alimentar da população. Estas questões não são novas. Na Argentina, desde as últimas décadas do século 19 e primeiras do século 20, parte do discurso pedagógico voltou-se para ensinar os alunos e alunas da escola primária o quê, quanto e como comer. Tomando como fontes duas revistas pedagógicas oficiais, este trabalho examina as concepções e práticas sobre o tema que se articularam no discurso pedagógico estatal e as ações por meio das quais se difundiram na Argentina.

    Resumo em Francês:

    Des études épidémiologiques de la dernière décennie comprennent la malnutrition comme l'une des maladies du nouveau siècle. Pour traiter et prévenir ces problèmes, les États et les institutions de la société civile conçu différents types d'interventions visant à réglementer le régime de la population. Ces questions ne sont pas nouvelles. En Argentine depuis la dernière décennies du 19e siècle et la première partie du 20e du discours pédagogique de l' État a été orienté pour enseigner aux enfants qui fréquentent l'école primaire, combien et comment manger. Ce travail explore les idées et les pratiques sur le sujet qui est énoncé dans les discours pédagogique et les actions qui ont été diffusées à l'Argentine. Deux revues pédagogiques officielles sont considérées comme des sources.

    Resumo em Espanhol:

    Estudios epidemiológicos de la última década destacan a la malnutrición como una de las enfermedades del nuevo siglo. Para atender y prevenir estas problemáticas los Estados e instituciones de la sociedad civil diseñan distintos tipos de intervenciones para regular el régimen de ingesta de la población. Estas cuestiones no son nuevas. En Argentina ya desde las últimas décadas del siglo 19 y primeras del 20 parte del discurso pedagógico se orientó a enseñar a los niños y las niñas que asistían a la escuela primaria qué, cuánto y cómo comer. Este trabajo indaga las concepciones y prácticas sobre el tema que se articularon en el discurso pedagógico estatal y las acciones a través de las cuales se difundieron en Argentina. Se toman como fuentes dos revistas pedagógicas oficiales.

    Resumo em Inglês:

    Over the past decade, epidemiological studies highlight malnutrition as one of the diseases of the century. To address and prevent these problems States and civil society institutions design different types of interventions to regulate the intake of food of the population. These issues are not new. Since the last decades of the 19th and early 20th century in Argentina, a part of the pedagogic discourse has been aimed at teaching children attending primary school what, how much and how to eat. This work, paper, article explores the concepts and practices on the subject that were articulated in the state pedagogic discourse and the actions through which they were spread in Argentina. Two official pedagogical journals are used as sources of research.
  • Memórias docentes, recordações discentes: um passado sob os olhos do tempo presente Resenha

    Martins, Mariane
  • A sistematização da educação rio-grandense durante o estado novo: o caso do decreton. 7.640, de 28 de dezembro de 1938 Documento

    Bica, Alessandro Carvalho; Corsetti, Berenice
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com