RESUMO
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o Prêmio Resgate do Cinema Brasileiro, iniciativa responsável por reprogramar a produção cinematográfica no país a partir de verbas públicas a nível federal após o desmonte do setor efetivado pelo governo Collor de Mello (1990-1992). Nesse esforço, pretende-se apresentar um aprofundamento sobre o processo do concurso em si, colocando em relevo as polêmicas geradas através dele entre a classe. Parte-se da hipótese de que, em meio ao espírito de reconstrução do cinema motivado em parte pelos aprimoramentos de ordem econômica, o Prêmio Resgate vai revelar aspectos conservadores e contraditórios do setor. Será o caso mesmo de registrar um sentimento de descompasso entre mercado e política.
Palavras-chave:
Prêmio Resgate do Cinema Brasileiro; Cinema da Retomada; políticas públicas de financiamento cultural
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Fonte: Edital Nº 1, de 15 de setembro de 1993, Prêmio Resgate do Cinema Brasileiro
Fonte: fotografia de Luciana da Justa.