Acessibilidade / Reportar erro

Além do Tempo: Transfigurações Conceituais da Resistência Alemã ao Nazismo

Beyond Time: Conceptual Transfigurations of German Resistance to Nazism* * Este texto é fruto de discussões promovidas na disciplina FLH5405-1 - “Resistência como Categoria Política e Memória Histórica”, ofertada no PPGHS da Universidade de São Paulo (USP) com o professor Marcos Napolitano, a quem agradeço a parceria e confiança.

RESUMO

No presente artigo são feitas reflexões sobre a resistência alemã contra o nacional-socialismo, suas possibilidades e ações. A base historiográfica e o debate conceitual estão centrados particularmente na historiografia alemã (em especial da Alemanha Ocidental e reunificada) sobre os processos e sobre as formas de resistência contra o regime hitlerista que podem ser observadas naquele período. Para além do caráter histórico das resistências, apresenta-se algumas das principais controvérsias e problemáticas específicas do tema que estão também, inerentemente, ligadas a uma certa memória do período que se constrói, particularmente, a partir de 1967.

PALAVRAS-CHAVE:
nazismo; resistência; resistência não-violenta; historiografia; memória

Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, 19 806-900 - Assis - São Paulo - Brasil, Tel: (55 18) 3302-5861, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, 14409-160 - Franca - São Paulo - Brasil, Tel: (55 16) 3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@unesp.br