Apresentação

Apresentação

É com votos de uma leitura agradável e instrutiva que tornamos público o volume 31, número 2, da revista História (São Paulo), publicação semestral editada pelos Programas de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista, UNESP. A revista, neste número, tem como tema Imagens dos Novos Mundos na Cultura Ocidental, um tema que poderíamos denominar clássico na historiografia mundial e que assinala já um contributo bastante significativo dos historiadores de língua portuguesa. Prova disso são os artigos que vinculamos no dossiê deste número, todos resultados de pesquisas consolidadas, com reconhecido impacto na área.

Ao percorrer o periódico, o leitor, de saída, conhecerá nuances da trajetória intelectual de um importante estudioso do Império Marítimo Português, o pesquisador americano Timothy Coates, que gentilmente nos concedeu uma entrevista. Mas não só. O leitor poderá, também, aprender um pouco mais sobre as apropriações filosóficas e jurídicas que os "sábios" do Velho Mundo fizeram das narrativas da França Antártica ou sobre os mecanismos de produção do saber relativos aos "novos mundos" que alicerçaram a construção dos impérios coloniais ibéricos. Poderá, ainda, avaliar o papel da ilustração lusitana nas suas práticas imperiais; inteirar-se da obra de um "quase ilustrado" da América portuguesa, o padre Manuel Ribeiro Rocha; tomar contato com uma análise crítica dos modelos explicativos da economia colonial; deslocar-se ligeiramente para a África e familiarizar-se com alguns aspectos relativos à colonização inglesa do Rio Níger; e, por fim, ser apresentado aos vestígios que deixou na imprensa francesa a passagem de D. Pedro I por Paris, depois de sua abdicação.

Na seção de artigos de temática livre, seção, como destacamos no número anterior, fundamental numa revista que pretende oferecer um panorama amplo da produção historiográfica contemporânea, os temas são variados, ainda que notadamente concentrados no século XX e na América Latina. Abre a seção, é verdade, um estudo sobre Isidoro de Sevilha, seguindo-lhe um outro dedicado a um homem de negócios brasileiro do Oitocentos, Saturnino Braga. Daí em diante, porém, predominam os ensaios sobre a América Latina no último século, sobre alguns de seus aspectos políticos, culturais e econômicos.

Para concluir, e liberar o leitor, gostaríamos de salientar que a revista História (São Paulo), no início do primeiro semestre de 2013, inaugurará um novo sitena Internet, siteque, além de outros serviços, oferecerá aos leitores a coleção completa do periódico em formato digital e a edição bilíngue dos dossiês publicados a partir deste volume 31, número 2. No tocante à seção Resenhas, é objetivo da revista, como já salientamos no número anterior, tornar-se um pólo de divulgação de obras recém-publicadas na área de história - no Brasil e no exterior. Todavia, temos deparado com enorme dificuldade para captar material junto aos pesquisadores da área. Reiteramos, pois, o convite aos resenhistas e comunicamos aos autores que os editores da revista terão enorme prazer em receber obras recém publicadas para análise e divulgação.

Os editores

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, 19 806-900 - Assis - São Paulo - Brasil, Tel: (55 18) 3302-5861, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, 14409-160 - Franca - São Paulo - Brasil, Tel: (55 16) 3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@unesp.br