Open-access Recepção, Censura e Debate Antiescravista teatro no Brasil c. 1855-1865

Reception, Censorship, and Antislavery Debate: Theater in Brazil, c. 1855-1865

RESUMO

Recorrendo às teorias da recepção, o artigo pretende avaliar como os textos dramáticos e espetáculos impactaram a causa antiescravista antes de 1880, antes que a campanha abolicionista se intensificasse. Para tanto, analisa a censura do Conservatório Dramático, os anúncios e as matérias sobre os espetáculos publicadas em jornais. Avalia, ainda, como o tema da escravidão foi empregado na polêmica entre Joaquim Nabuco e José de Alencar, publicada no jornal O Globo. Em seguida, investiga como a escravidão doméstica, evidenciada na peça O demônio familiar (1857), foi interpretada por romancistas e dramaturgos posteriores. O artigo tenta comprovar que, entre 1850 e 1870, o teatro teve pouco impacto no debate sobre a escravidão. A recepção dessa dramaturgia elegeu outros temas para além das mazelas da escravidão.

Palavras-chave:
escravidão; teatro; literatura; recepção; imprensa

location_on
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, Av. Dom Antônio, 2100, 19806-900, Tel: +55 (18) 3302-5800, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, Av. Eufrásia M. Petráglia, 900, 14409-160, Tel: +55 (16)3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@unesp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro