Open-access A Igreja Católica do Chile e o projeto da Boa Imprensa: A experiência na Arquidiocese de Santiago, 1906-1936

Inserido no campo da História da Comunicação, este artigo questiona a respeito das condições e características adquiridas no Chile pela iniciativa internacional da Boa Imprensa (BP), patrocinada pelo Vaticano entre o final do século XIX e meados do XX. São sustentadas as hipóteses de que a Boa Imprensa constituiu uma ação de modernização da comunicação católica mundial, assim como uma adequada estratégia de participação no campo comunicacional, no qual começaram a ocorrer no Chile disputas pela influência e controle da opinião pública letrada e não letrada no início do século XX. Finalmente, este texto é parte inicial de uma série de três trabalhos relativos à Boa Imprensa Chilena, em que desenvolveremos diversos aspectos empíricos da sua instauração.

Igreja Católica; Arquidiocese de Santiago; Boa Prensa; Comunicação de massas


location_on
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, Av. Dom Antônio, 2100, 19806-900, Tel: +55 (18) 3302-5800, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, Av. Eufrásia M. Petráglia, 900, 14409-160, Tel: +55 (16)3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@unesp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro