Open-access Selvagens na Bastilha: a agência indígena no Colégio Princesa Isabel (Goiás, 1871-1888)

Savages in the Bastille: Indigenous Agency at Colégio Princesa Isabel (Goiás, 1871-1888)

RESUMO

Este artigo analisa a agência indígena no Colégio Isabel, fundado em 1871, em Goiás, com o objetivo de produzir intérpretes culturais facilitadores da civilização das populações nativas. Inspirados pela perspectiva da mediação cultural, analisamos documentos oficiais, matérias publicadas em periódicos, relatos de viajantes e mapas de alunos da instituição, constatando que, ao contrário do que afirmam os autores que escreveram sobre esse tema, os estudantes indígenas não perderam sua identidade cultural. Ao contrário, vivenciaram essa experiência em seus próprios termos, enquanto espaços de criação e recriação de identidades, contrariando as expectativas dos fundadores do Colégio Isabel.

Palavras-chave:
Colégio Isabel; agência indígena; intérpretes culturais; Goiás

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