Resumo em Português:
Resumo: Este artigo visa analisar a formação dos Centros de Investigação e Ação Social (CIAS) fundados pela Companhia de Jesus na América Latina a partir da década de 1950, tendo como eixo da investigação as conexões francesas presentes na origem e na consolidação destes. Partindo da hipótese de que o apostolado social promovido por esses centros sociais configurou uma transição entre o Catolicismo Social e o Cristianismo da Libertação, pretende-se averiguar as redes de intercâmbio e cooperação tecidas entre a Europa e a América Latina entre 1930 e 1980, tendo como fulcro a atuação específica do centro social jesuítico francês Action Populaire, que serviu de inspiração para a constituição dos referidos CIAS. Adotando a perspectiva de uma história transnacional do Catolicismo, procuraremos abordar tais contatos sob a ótica de múltiplas trocas e transferências culturais, atentos não apenas para a produção como também para a circulação e recepção destas ideias, bem como para seus distintos usos, interpretações e apropriações.Resumo em Inglês:
Abstract: This article aims to analyze the formation of the Research and Social Action Centres (CIAS) founded by the Society of Jesus in Latin America from the 1950s on, having as axis of investigation the french connections present in their origin and consolidation. Starting from the hypothesis that the social apostolate promoted by these social centers configured a transition between Social Catholicism and Liberation Christianity, we intend to investigate the networks of exchange and cooperation woven between Europe and Latin America between 1930 and 1980, having as the fulcrum the specific performance of the french jesuit social center Action Populaire, which served as inspiration for the constitution of the mentioned CIAS. Adopting the perspective of a transnational history of Catholicism, we will seek to approach such contacts from the optics of multiple exchanges and cultural transfers, attenting not only to the production but also to the circulation and reception of these ideas, as well as to their distinct uses, interpretations and appropriations.Resumo em Português:
RESUMO Este artigo analisa os trabalhos do movimento Economia e Humanismo na cidade de São Paulo, entre 1947 e 1966, por intermédio das ações do padre francês Lebret e do frei brasileiro Benevenuto, duas figuras relevantes para a consolidação desse movimento na capital Paulista. O texto é inaugurado com o delineamento dos principais movimentos do catolicismo brasileiro entre as décadas de 1920 e 1950 - contexto relevante para compreender a trajetória desses religiosos -, a primeira viagem do dominicano francês ao Brasil, o curso que ele ministrou na Escola Livre de Sociologia Política e sua atuação na fundação da SAGMACS. Depois é traçado um paralelo entre a Economia e Humanismo no Brasil e na França, em 1948 e 1949, quando o dominicano brasileiro participou de um estágio na sede do movimento e viajou por países europeus. Em seguida, avalia-se a atuação deles na SAGMACS e na equipe paulista de Economia e Humanismo durante os anos 1950, assim como as pesquisas contratadas por órgãos públicos, o I Congresso Internacional de Economia Humana e outras atividades em São Paulo. E a parte final do artigo analisa a dissolução da SAGMACS após o Golpe Civil-Militar de 1964 e a amizade entre Frei Benevenuto e Padre Lebret.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This article analyzes the work of the Economy and Humanism movement in the city of São Paulo between 1947 and 1966 through the actions of the French priest Lebret and the Brazilian Friar Benevenuto, two relevant figures for the consolidation of this movement in the capital of São Paulo. The text starts with the outline of the main movements of Brazilian Catholicism between the 1920s and 1950s - a relevant context to understand these religious trajectory -, the French Dominican first trip to Brazil, the course given by him at the Escola Livre de Sociologia e Política (Free School of Sociology and Politics) and his work in the SAGMACS foundation. Then, a parallel between Economy and Humanism in Brazil and France in 1948 and 1949 has been drawn, period in which the Brazilian Dominican participated in an internship at the movements’ headquarters and traveled through European countries. Next, their performance in SAGMACS and in the São Paulo Team of Economy and Humanism during the 1950s has been evaluated, as well as the research contracted by public agencies, the 1st International Congress of Economy and Humanism, and other activities in São Paulo. The article finishes evaluating the dissolution of SAGMACS after the 1964 Civil-Military Coup, and the friendship between Friar Benevenuto and Father Lebret.Resumo em Português:
Resumo A proposta deste artigo é refletir sobre as estratégias narrativas empregadas pelo naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira nas “Observações gerais e particulares sobre a classe dos mamais”, assinadas em 1790, de maneira a atender a alguns dos objetivos da Viagem Filosófica (1783-1792) pelas capitanias do Grão-Pará, Rio Negro e Mato Grosso. A partir do cotejamento de textos, analisaremos as escolhas e as apropriações textuais feitas de livros e manuscritos consultados durante a expedição. Além disso, mostraremos também que no escrito se apresentam conhecimentos que foram resultado de observações próprias do naturalista e de apropriações de saberes indígenas.Resumo em Inglês:
Abstract The aim of this article is to reflect on the narrative strategies employed by the naturalist Alexandre Rodrigues Ferreira in the “General and particular observations on the class of mammals”, signed in 1790, in order to meet some of the objectives of the Philosophical Journey (1783-1792) through the captaincies of Grão-Pará, Rio Negro e Mato Grosso. From the comparison of texts, we will analyze the choices and textual appropriations made from books and manuscripts consulted during the expedition. In addition, we will also show that the writing presents knowledge that resulted from the naturalist's own observations and appropriations of indigenous knowledge.Resumo em Português:
RESUMO Pretende-se neste artigo analisar a produção discursiva do jornal Fanfulla sobre os massacres de armênios ocorridos no Império Otomano durante o sultanato de Abdul Hamid II. Nosso objetivo é aqui verificar os interesses do jornal na construção dessas narrativas divulgadas no período de 1894-1897, bem como suas relações com a política da Itália e da Inglaterra. A troca internacional de informações entre o Fanfulla e outros jornais, constitui um eixo articulador deste artigo.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The purpose of this article is to analyse the discursive production of the journal Fanfulla about the massacres of Armenians in the Ottoman Empire during the sultanate of Abdul Hamid II. The intention here is to verify the interests of the journal in the construction of these narratives in the news coverage in the period of 1894-1897, as well as its relation to Italian and English politics. The international trade of information between the Fanfulla and other journals established an articulating axis of this article.1Resumo em Português:
RESUMO Este artigo trata das relações estabelecidas entre agricultura e medicina no Brasil do século XIX. A partir da análise de alguns manuais de agricultura e medicina publicados no período e dos relatórios do Ministério dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (MACOP), o objetivo é compreender e debater os processos relacionados à constituição de campos específicos de pesquisa e discussão nestas duas áreas. Além disso, outro foco da análise é discutir o quanto os desenvolvimentos conhecidos na medicina estavam diretamente conectados e influenciavam os processos que aconteciam no universo da agricultura, especialmente no âmbito da grande lavoura escravagista. Assim, por meio do estabelecimento de comparações e contrapontos entre a medicina e a agricultura, este artigo busca também aprofundar os debates sobre os processos de modernização que aconteceram no Brasil do século XIX, mais diretamente depois da criação do MACOP na década de 1860.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This article deals with the relationships established between agriculture and medicine in Brazil in the 19th century. Based on the analysis of some agricultural and medical manuals published in the period and the reports of the Ministry of Agriculture, Commerce and Public Works (MACOP), the objective is to understand and debate the processes related to the constitution of specific fields of research and discussion on these two areas. In addition, another focus of the analysis is to discuss how closely known developments in medicine were directly connected and influenced the processes that took place in the universe of agriculture, especially in the context of large-scale slavery. Thus, through the establishment of comparisons and counterpoints between medicine and agriculture, this article seeks to deepen the debates on the modernization processes that will take place in Brazil in the 19th century, more directly after the creation of MACOP in 1860.Resumo em Português:
Resumo Neste estudo, foram evidenciados discursos e práticas pedagógicas centrados na questão da saúde no contexto da Escola Nicarágua, especificamente no que diz respeito à higiene e à educação física na Semana de Educação da Associação Brasileira de Educação (ABE) de 1928. Para isso, em uma microanálise, analisamos a organização de um caderno pedagógico produzido na Escola Nicarágua, situada no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, sobre o tema da saúde. Desse modo, objetivamos compreender como as representações sobre educação higiênica e educação física eram apropriadas pelos agentes sociais presentes na escola, em conexão com os objetivos de uma educação saudável defendida pela ABE. Por meio das fontes, considerou-se que os estudantes da Escola Nicarágua, a despeito dos anseios dos intelectuais e das suas condições de vida, a partir das suas práticas, souberam expressar o que era eleito como modelo na escola.Resumo em Inglês:
Abstract In this study, were evidenced discourses and pedagogical practices centered on the issue of health at Escola Nicaragua, specifically about hygiene and physical education in the Semana de Educação of the Associação Brasileira de Educação (ABE) in 1928. For this, in a microanalysis, we analyzed the organization of a pedagogical notebook produced at Escola Nicaragua, located in the suburb of the city of Rio de Janeiro, on the theme of health. Then, we aim to understand how the representations of hygienic education and physical education were appropriated by the social agents present at the school, in connection with the objectives of healthy education defended by the ABE. Through the sources, it was considered that the students at the Nicaragua School, despite the concerns of intellectuals and their living conditions, based on their practices, knew how to express what was chosen as a model in the school.Resumo em Português:
Resumo A historiografia feminista tradicionalmente é narrada por meio de ondas, que demarcam momentos e agendas da mobilização das mulheres. Essa narrativa, porém, é centrada primariamente nas experiências euro-americanas. Alternativas a essa abordagem têm surgido recentemente como forma de conferir significado aos feminismos de outros lugares, em particular do Sul Global. Os feminismos africanos, mais especificamente, inovam sua historiografia ao chamar a atenção para o colonialismo como eixo analítico das experiências das mulheres do continente. Neste artigo, discuto a proposta de analisar os feminismos africanos a partir de eras políticas centradas no colonialismo. Discuto como as feministas africanas articulam suas interpretações acerca dos movimentos de mulheres no continente vis-à-vis esse eixo analítico e em cada uma das eras políticas. Com essa abordagem, argumento que os feminismos africanos são melhor compreendidos como feminismos em mosaico, dada sua diversidade e multiplicidade de agendas e demandas.Resumo em Inglês:
Abstract Feminist historiography is traditionally narrated through waves, which demarcate moments and agendas of women’s mobilisation. This narrative, however, is primarily centred on Euro-American experiences. Alternatives to this approach have recently emerged as a way of reframing feminist experiences elsewhere, in particular the Global South. African feminists, more specifically, innovate their historiography by drawing attention to colonialism as an analytical axis for women’s experiences on the continent. In this article, I discuss an approach that analyses African feminisms through political eras centred on colonialism. I discuss how African feminists articulate their interpretations of women’s movements on the continent in the face of this analytical axis and in each of the political eras. As a result, I argue that African feminisms are best understood as a mosaic of feminisms, given their diversity and multiplicity of agendas and demands.Resumo em Português:
RESUMO Partindo de François Hartog e Bernard Guenée, questionamos a opinião, cristalizada por vários historiadores e críticos literários, de que Fernão Lopes, cronista-mor da corte régia portuguesa na primeira metade do século XV, escolheu dar primazia às fontes escritas em detrimento das orais por considerá-las superiores no que diz respeito à escrita da história. A seguir, evidenciamos, através da apreciação da produção historiográfica de Gomes Eanes de Zurara, sucessor de Lopes, como os cronistas medievais que historiaram um período cronológico próximo àquele em que viveram faziam uso de marcas de enunciação ligadas à autópsia direta (“eu vi”) e indireta (“eu ouvi de quem viu”) como meios de demonstrar autoridade, respaldar a sua escrita e persuadir o público sobre a verdade das coisas narradas. Concomitantemente, discutimos como a testemunha - “memória declarada”, segundo a concepção de Paul Ricoeur, ou “portadora de memória”, nas palavras de François Hartog -, tem o seu relato avaliado, acreditado e autenticado pelo cronista, ele próprio, por vezes, testemunha direta do que escreve.Resumo em Inglês:
ABSTRACT With François Hartog and Bernard Guenée as starting points, we question the opinion, crystallized by many historians and literary critics, that Fernão Lopes, chief chronicler of the Portuguese regal court in the first half of the 15th century, chose to prioritize written sources to the detriment of oral sources, for considering them superior when it comes to the writing of history. Then, we show, through appreciation of the historiographical production of Gomes Eanes de Zurara, Lopes’ successor, how medieval chroniclers that historicized a chronological period close to the one in which they lived in made use of enunciation marks linked to direct autopsy (“I saw it”) and indirect autopsy (“I heard from who saw it”) as ways of demonstrating authority, supporting their writing and persuading the audience about the truthfulness of what is being narrated. Concurrently, we discuss how the witness - “declared memory”, according to Paul Ricoeur’s concept, or “bearer of memory”, in the words of François Hartog -, has their account evaluated, credited and authenticated by the chronicler, with he being, at times, a direct witness of what he writes.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Esta investigación estudia las representaciones textuales y gráficas respecto de la pena de muerte (fusilamientos) en Chile durante la segunda mitad del siglo XX, y revisa el papel de los medios de comunicación impresos en las construcciones de sentido y realidad respecto del tema. Se argumenta que uno de esos medios, el diario La Tercera de la Hora (1950-), con temáticas de “crónica roja”, lenguaje transversal y circulación nacional, no solo sería un suministrador de contenidos narrativos y visuales sobre tales hechos trágicos y violentos, sino además un actor del período en la medida que sería un agente de producción y circulación de mensajes que contribuirían a la reafirmación de los marcos de referencia construidos histórica y socialmente para ese entonces. Aparte de la evidente necesidad de vender ejemplares para mantenerse en el mercado editorial y periodístico, muy propio de la prensa de masas, la construcción de noticias sobre los fusilamientos tendría una clara intencionalidad: la de mostrar a su público una realidad binaria (de seres normales y anormales; víctimas y victimarios; ciudadanos y criminales) que respaldaría ideológicamente el ideal de un sujeto político y social definido por su respeto ciudadano y laboriosidad, del cual los sentenciados al patíbulo serían su evidente contraparte.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This research studies the textual and graphic representations of the death penalty (executions) in Chile during the second half of the twentieth century and reviews the role of the print media in the constructions of meaning and reality regarding the subject. It is argued that one of those media, the newspaper La Tercera de la Hora (1950-), with “crónica roja” themes, transversal language and national circulation, would not only be a supplier of narrative and visual contents about such tragic and violent events, but also an actor of the period insofar as it would be an agent of production and circulation of messages that would contribute to the reaffirmation of the historically and socially constructed frames of reference for that time. Apart from the obvious need to sell copies to stay in the editorial and journalistic market, very typical of the mass press, the construction of news about the executions would have a clear intentionality: to show its public a binary reality (of normal and abnormal beings; victims and victimizers; citizens and criminals) that would ideologically support the ideal of a political and social subject defined by its citizen respect and industriousness, of which those sentenced to the scaffold would be its obvious counterpart.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Este artículo estudia lo relativo al descubrimiento y la circulación de los diversos manuscritos de la Historia de la Conquista del Paraguay, Río de la Plata y Tucumán del jesuita Pedro Lozano, su proceso de edición y sus primeras lecturas a nivel local y regional. Dicho examen pretende revelar las características asociadas a las prácticas coleccionistas y bibliófilas de la intelectualidad americana durante la segunda mitad del siglo XIX, a la vez que descubrir dentro de ellas el rol protagónico del diplomático e historiador uruguayo Andrés Lamas como agente facilitador para la circulación de materiales históricos y figura decisiva en la publicidad del texto de Lozano. Así, el trabajo exhibe el complejo funcionamiento de un mercado coleccionista que comprende un denso entramado relacional de alcance transnacional, orientado a la conservación y puesta en valor de la documentación sobre el pasado americano para salvarla y ofrecerla a las futuras generaciones de historiadores para la reescritura de la historia.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This article studies the discovery and circulation of the various manuscripts of the Jesuit Pedro Lozano's Historia de la Conquista del Paraguay, Río de la Plata y Tucumán, its editing process and its first readings at local and regional level. This examination aims to reveal the characteristics associated with the collecting and bibliophilic practices of the American intelligentsia during the second half of the nineteenth century, while at the same time discovering within them the leading role of the Uruguayan diplomat and historian Andrés Lamas as a facilitating agent for the circulation of historical materials and a decisive figure in the publicity of Lozano's text. Thus, the work exhibits the complex functioning of a collector's trade that comprises a dense relational network of transnational, scope oriented towards the preservation and valuation of documentation on the American past in order to save it and offer it to future generations of historians for the re-writing of history.Resumo em Português:
RESUMO O artigo investiga o pensamento do primeiro bispo de Michoacán e ouvidor da Real Audiência de 1531 a 1536, Vasco de Quiroga (c.1478-1565). Trata especificamente dos seus argumentos em objeção às guerras feitas pelos espanhóis contra os indígenas da Nova Espanha, cuja principal fonte é o seu tratado intitulado Informação em direito. Inspirado em Erasmo de Roterdã, Quiroga argumentava que os requisitos para as guerras serem consideradas justas não se cumpriam e, portanto, os espanhóis estavam infringindo a legislação espanhola. Ademais, explicitava a baixeza moral dos colonos, contrastada com as boas qualidades dos indígenas, assim como desvelava a manipulação das informações remetidas para a coroa. Mais do criticar, a intenção era defender uma colonização diferente, baseada no Cristianismo humanista, conferindo aos indígenas a dignidade merecida por serem humanos.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The article investigates the thinking of the first bishop of Michoacán and judge of the Royal Audience from 1531 to 1536, Vasco de Quiroga (c.1478-1565). It deals specifically with his arguments in objection to the wars waged by the Spaniards against the natives of New Spain, whose main source is his treatise entitled Information on Law. Inspired by Erasmus of Rotterdam, Quiroga argued that the requirements for wars to be considered fair were not being met and, therefore, the Spaniards were infringing Spanish law. Furthermore, he made explicit the immorality of the settlers and contrasted it with the good qualities of the natives. He also unveiled the manipulation of information sent to the crown. More than criticizing, the intention was to defend a different colonization, based on humanist Christianity, giving the indigenous people the dignity they deserved for being human.Resumo em Português:
Resumo O presente artigo propõe uma revisão da historiografia sobre a constituição da Ciência do Sistema Terra (CST) de modo a extrair desse procedimento indícios sobre as condições de produção específicas que levaram essa comunidade a incorporar em seus textos elementos narrativos de caráter prescritivo. Para tanto, considera-se a autonomia relativa da CST diante da reestruturação neoliberal das relações globais de produção que impactaram a pragmática científica em geral a partir da década de 1970, bem como a reação dessa comunidade aos negacionismos científicos. Ao final, o artigo apresenta uma reflexão sobre como essas discussões podem ser incorporadas na historiografia de modo mais abrangente.Resumo em Inglês:
Abstract This article proposes a review of the historiography on the constitution of Earth System Science (CST), in order to extract from this procedure evidence about the specific conditions of production that led this community to incorporate prescriptive narrative elements into their texts. To this end, the relative autonomy of the CST is considered in the face of the neoliberal restructuring of global relations of production that impacted scientific pragmatics in general from the 1970s onwards, as well as the reaction of this community to scientific denialism. At the end, the article presents a reflection on how these discussions can be incorporated in historiography in a more comprehensive way.Resumo em Português:
RESUMO Voltando-se para o tema da influência das experiências das revoltas que antecedem o processo de independência e os contrastes entre tais eventos, o artigo examina a trajetória singular de dois personagens entre o final do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX. José Resende Costa Filho e o padre Manuel Rodrigues da Costa participaram da Inconfidência Mineira e, depois de cumprir a condenação com o degredo, retornam ao Brasil e atuam no processo de emancipação política a partir de 1822. Para isso faz-se um esforço de acompanhar o percurso da atuação de cada um deles, desde a conspiração em Minas Gerais, até suas reabilitações políticas. Isso ocorre com a participação nos debates sobre as exigências das cortes de Portugal ao Brasil e, após o rompimento, na preparação da Constituinte de 1823. Busca-se aproximar, dentro do que as fontes históricas disponíveis oferecem, as linguagens políticas adotadas nas diferentes circunstâncias em que estiveram envolvidos, sem deixar de inseri-las em seus contextos.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Returning to the theme of the influence of the experiences of the revolts that precede the independence process and the contrasts between such events, this article examines the singular trajectory of two characters between the end of the eighteenth and the first decades of the nineteenth century. José Resende Costa Filho and Manuel Rodrigues da Costa participated in the Inconfidência Mineira (Minas Conspiracy) and, after serving their sentence with exile, returned to Brazil and played an active role in the political emancipation process from 1822. To this end, an effort is made to follow the course of action of each of them, from the conspiracy in Minas Gerais, to their political rehabilitation. This occurs with the participation in the debates on the demands made by the Portuguese courts to Brazil and, after the rupture, in the preparation of the Constituent Assembly of 1823. We seek to approximate, within what the available historical sources offer, the political languages adopted in the different circumstances in which they were involved, without failing to insert them in their contexts.Resumo em Português:
Resumo Neste artigo analisamos dois retratos de Antônio Joaquim Ribas (1818-1890): uma pintura a óleo e uma litografia. Construindo a narrativa a partir de uma interrogação constante dessas imagens, este texto reconstitui as ideias de Ribas, bem como a trajetória do pintor Nicolau Huascar de Vergara (?- 1886) - artista pouco conhecido do século XIX. A seguir, o artigo correlaciona os dois retratos, de modo a iluminar transformações nos modos de representação e autorrepresentação das elites paulistas, num momento em que a cidade passava por profundas mudanças. Trata-se de um estudo particularizado, com problemática específica, a partir do caso do segundo retrato a óleo que veio formar a Galeria do antigo Salão Nobre da Faculdade de Direito de São Paulo e de um retrato litográfico do mesmo professor, realizado concomitantemente ao primeiro, ambos por iniciativa de estudantes.Resumo em Inglês:
Abstract In this article we shall analyze two portraits by Antônio Joaquim Ribas (1818-1890): an oil painting and a print. In examining these images, this paper sheds light on Ribas’ ideas as well as on the biography of Nicolau Huascar de Vergara (?- 1886) - a little-known artist of the nineteenth century. We then compare the two portraits to examine the forms of representation and self-representation of São Paulo’s elites at a time when the city was undergoing major changes. This is a case study based on the second oil portrait that came to form the Gallery of the former Great Hall of the São Paulo Law School and a lithograph portrait, made at the same time, both funded by students.Resumo em Português:
Resumo Os processos de beatificação e canonização, recebidos pelos órgãos da Igreja Católica, atendem a um longo procedimento, com resoluções canônicas que buscam reconhecer a vida extraordinária do candidato, investigar a sua fama de santidade e os possíveis milagres que lhe são atribuídos. No entanto, diferente das orientações institucionais, em diversos espaços e temporalidades, fiéis também atribuíram sacralidade a indivíduos por supostas graças/milagres alcançados ou uma identidade com elementos que envolvem narrativas de sacrifícios pessoais. A partir das propostas da História Cultural das Religiões, analisamos a invenção da fama de santidade de três personagens no Recife que foram venerados por integrantes de múltiplas camadas sociais durante o século XX. A partir das narrativas apresentadas em jornais, compreendemos como parte da população conferiu sentido aos cultos que estavam distantes de um reconhecimento da hierarquia eclesiástica romana. Nesse sentido, analisamos a construção das devoções sem a intervenção da Igreja em um instante de readaptação das relações do político com o religioso ou a partir de uma identidade social com a população.Resumo em Inglês:
Abstract The beatification and canonization processes, received by the bodies of the Catholic Church, follow a long procedure, with canonical resolutions that seek to recognize the extraordinary life of the candidate, investigate their reputation for holiness and the possible miracles attributed to them. However, unlike institutional guidelines, in different spaces and temporalities, believers also attributed sacredness to individuals for supposed graces / miracles achieved or an identity with elements that involve narratives of personal sacrifices. From the proposals of the Cultural History of Religions, we analyze the creation of a reputation for holiness to three characters in Recife, wh were venerated by members of multiple social strata during the 20th century. From the narratives presented in newspapers, we understand how part of the population gave meaning to worships that were far from a recognition of the Roman ecclesiastical hierarchy. In this sense, we analyze the construction of devotions without the intervention of the Church in a moment of readaptation of the relations between the political and the religious field or from a social identity construction started by common citizens.Resumo em Português:
Resumo O artigo reflete sobre as estratégias de reprodução social de um grupo de parentesco pertencente às elites amazônicas. Prospeccionando 1.381 indivíduos em seis gerações, num período que se estende de 1772 a 1945, busca-se pensar sobre as dinâmicas de suas uniões matrimoniais à luz do conceito de sociação. Indaga-se sobre o papel da endogamia, da endogamia estendida e da falsa endogamia no processo de construção social do parentesco, e discute-se a pertinência de conceitos como família patriarcal, elite e classe social dominante para compreender o pocesso social que envolve os indivíduos desse grupo de parentesco.Resumo em Inglês:
Abstract The article reflects on the strategies of social reproduction of a kinship group belonging to the Amazonian elites. Prospecting 1,381 individuals in six generations, in a period that extends from 1772 to 1945, we seek to think about the dynamics of their marital unions in the light of the concept of sociation. We ask about the role of endogamy, extended endogamy and false endogamy in the process of social construction of kinship and discuss the pertinence of concepts such as patriarchal family, elite and dominant social class to understand the social process that involves the individuals of this kinship group.Resumo em Português:
Resumo O artigo discute a relação entre Justiça do Trabalho, trabalhadores, trabalhadoras e seus sindicatos à luz da produção historiográfica brasileira recente, que utiliza processos judiciais trabalhistas como fonte ou objeto de pesquisa. Defende-se a ideia de que a instituição, nascida em meio ao projeto corporativista varguista, sofreu grandes transformações em confronto com aspirações e ações dos atores sociais, em especial o movimento operário. O tema é desenvolvido a partir da análise da criação dessa justiça especializada e sua acepção na visão de um de seus idealizadores, o jurista e sociólogo Oliveira Viana, em contraste com as constatações levantadas pelas pesquisas históricas atuais a respeito da prática efetiva das leis e direitos ao longo das décadas seguintes no Brasil.Resumo em Inglês:
Abstract The article discusses the relationship between Labor Justice, workers, and their unions in the light of recent Brazilian historiographic production that uses labor lawsuits as a source or object of research. The idea defended is that the institution, born during the Vargas corporatist project, underwent major transformations in confrontation with aspirations and actions of social actors, especially the labor movement. The theme is developed from the analysis of the creation of this specialized justice and its meaning in the view of one of its creators, the jurist and sociologist Oliveira Viana, in contrast to the findings raised by current historical research regarding the effective practice of laws and rights. over the following decades in Brazil.