Logomarca do periódico: História (São Paulo)

Open-access História (São Paulo)

Publication of: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
Area: Human Sciences ISSN printed version: 0101-9074
ISSN online version: 1980-4369

Table of contents

História (São Paulo), Volume: 43, Published: 2024
Sort publications by

História (São Paulo), Volume: 43, Published: 2024

Document list
Entrevista
Pioneer of Brazilian Zen Buddhism: Interview with Eduardo Basto de Albuquerque Usarski, Frank
Entrevista
Interview with Ivan Jablonka - For a creative social science Borges, Viviane Gonçalves, Janice
Dossiê
History teaching, History researched - Contributions of the Didactics of History and the History of Education to History Teaching in Brazil. Campos, Raquel Discini de Alves, Ronaldo Cardoso

Abstract in Portuguese:

RESUMO Este artigo explora o ensino de História quando desenvolvido em um contexto de rápidas transformações tecnológicas, plataformas de ensino automatizadas e ascensão de movimentos de extrema-direita no Brasil e no mundo. Ressalta a importância de uma formação docente que compreenda a Didática da História como campo de conhecimento decorrente da Ciência Histórica; bem como da História da Educação como um conjunto de saberes que viabiliza o conhecimento da cultura escolar na qual professores e estudantes estão inseridos. Enfatiza que em meio à aceleração tecnológica que nos imerge em uma espécie de “presente contínuo”, conforme vaticínio clássico de Hobsbawm (1995), ensinar História torna-se essencial para promover a conscientização histórica e uma reflexão crítica sobre temas altamente complexos e sensíveis. Postula que através do uso de variadas fontes históricas e de uma didática reflexiva, os cursos de licenciatura devem formar profissionais que atuem como construtores autônomos de conhecimento, integrando o saber histórico ao cotidiano escolar e ampliando seu alcance por meio de novas formas de publicização.

Abstract in English:

ABSTRACT This article explores the teaching of History within a context of rapid technological transformations, automated teaching platforms, and the rise of far-right movements in Brazil and globally. It highlights the importance of teacher education that understands the Didactics of History as a field of knowledge stemming from Historical Science, as well as the History of Education as a body of knowledge that enables an understanding of the school culture in which teachers and students are embedded. It emphasizes that, amid the technological acceleration that immerses us in a kind of “continuous present,” as classically foreseen by Hobsbawm (1995), teaching History becomes essential for promoting historical awareness and critical reflection on highly complex and sensitive topics. It posits that, through the use of varied historical sources and a reflective approach to didactics, teacher training programs should prepare professionals who act as autonomous builders of knowledge, integrating historical knowledge into everyday school life and expanding its reach through new forms of public engagement.
Dossiê
“On a gorgeous panel, a beautiful poetry”: Research and teaching of homeland history in Isabel Gondim (1870-1913) Santos, Magno Francisco de Jesus Santos, Ane Luíse Silva Mecenas

Abstract in Portuguese:

RESUMO Isabel Urbana de Albuquerque Gondim (1839-1933) foi uma das pioneiras nos fazeres historiográficos do Rio Grande do Norte. Professora primária de Ribeira, bairro situado na cidade baixa de Natal, ela exerceu, ao longo do último quartel do século XIX e dos dois primeiros decênios do século XX, uma significativa contribuição na heurística documental e na escrita de livros voltados para o ensino de história. Pautados nessa premissa, objetivamos analisar os fazeres historiográficos de Isabel Gondim a partir de suas atividades de pesquisa e de ensino no tocante à história pátria. Para empreender esse objetivo, mobilizamos, como fontes de investigação, as notícias publicadas em jornais brasileiros e os livros escolares escritos pela autora, que permitem entender a sua concepção de pátria em um contexto marcado por importantes mudanças políticas.

Abstract in English:

ABSTRACT Isabel Urbana de Albuquerque Gondim was one of the pioneers in the historiographic works of Rio Grande do Norte. Primary teacher in Ribeira, a neighborhood located in the lower city of Natal, throughout the last quarter of the 19th century and the first two decades of the 20th century, she made a significant contribution to documentary heuristics and the writing of books aimed at teaching history. Based on this premise, we have the scope to analyze Isabel Gondim’s historiographical achievements based on her research and teaching activities regarding national history. To undertake this objective, we mobilized as sources news published in newspapers and schoolbooks published by the author, which allow us to understand her conception of homeland in a context marked by important political changes.
Dossiê
Historical sources in the supervised internship in the Eastern Amazon, analytical procedures and evidence of learning Monti, Carlo Guimarães

Abstract in Portuguese:

RESUMO O artigo apresenta reflexões que surgiram a partir das aulas de estágio supervisionado no curso de licenciatura em história. Visando exercitar a práxis no estágio, utilizamos fontes históricas em sala de aula nas turmas selecionadas, o que significou colocar os discentes em formação para analisarem as “realidades passadas”, propiciando a percepção de um processo investigativo. O uso dos documentos históricos estimulou o exercício da crítica reflexiva dos acontecimentos, tanto no processo formativo de professores como nas intervenções realizadas no ensino fundamental II. Para tal, utilizamos uma carta enviada em 1899 por Sabrina Thereza, mulher liberta que solicitava esmolas ao seu último patrão. Foi por meio deste inusitado documento que os alunos de duas escolas municipais de Marabá-PA analisaram e refletiram sobre a vida de uma mulher negra no século XIX. Os alunos das turmas que tiveram acesso à fonte histórica foram estimulados a escreverem cartas para Sabrina Thereza. Este material foi estudado segundo a técnica de Análise de Núcleo de Significação que permitiu a verificação de evidências de aprendizagem, indicando que os alunos assimilaram o processo de luta e resistência de Sabrina e, como consequência, relacionaram o conhecimento histórico com o seu presente.

Abstract in English:

ABSTRACT The article presents reflections that emerged from supervised internship classes on the history degree course. Aiming to exercise praxis in the internship, we used historical sources in the classroom in the selected classes, which meant putting the students in training to analyze "past realities", providing the perception of an investigative process. The use of historical documents encouraged the exercise of reflective criticism of events, both in the teacher training process and in the interventions carried out in elementary school II. To this end, we used a letter sent in 1899 by Sabrina Thereza, a freed woman who was asking her last employer for alms. It was through this unusual document that students from two municipal schools in Marabá, Brazil, analyzed and reflected on the life of a black woman in the 19th century. The students in the classes that had access to the historical source were encouraged to write letters to Sabrina Thereza. This material was studied using the Nucleus of Meaning Analysis technique, which enabled evidence of learning to be verified, indicating that the students had assimilated Sabrina's process of struggle and resistance and, therefore, related historical knowledge to their present.
Dossiê
Thinking historically about the Conquest and Colonization of America: Problems and challenges in the historical narratives of young Spanish and Colombian people Ibagón, Nilson Javier

Abstract in Portuguese:

RESUMO Com base em um desenho metodológico quantitativo descritivo não experimental e em princípios teóricos associados ao desenvolvimento do pensamento histórico expressos numa matriz analítica, são estudadas as produções narrativas escritas de 648 estudantes espanhóis e 764 estudantes colombianos em torno do processo histórico de conquista e colonização da América pela Espanha. O estudo das explicações apresentadas nas narrativas sobre esta história controversa e difícil, que é parte constitutiva do núcleo de identidade histórica dos países destes jovens (N=1412), mostra uma série de dificuldades e limitações não só no nível de conhecimento que os alunos têm sobre este processo histórico, mas também na sua capacidade de problematizá-lo como um fenômeno controverso. Neste sentido, demonstra-se a sobrevivência de perspectivas históricas tradicionais que impedem as novas gerações de reconhecer a complexidade dos passados sensíveis em que se baseia a sua identidade coletiva.

Abstract in English:

ABSTRACT Based on a non-experimental descriptive quantitative methodological design and theoretical principles associated with the development of historical thinking expressed in an analytical matrix, the written narrative productions of 648 Spanish students and 764 Colombian students are studied, around the historical process of the Conquest and Colonization of America by Spain. The study of the explanations presented in the narratives about this controversial and difficult history, which is a constitutive part of the core historical identity of these young people's countries (N=1412), shows a series of difficulties and limitations not only in the level of knowledge that students have about this historical process, but also in its ability to problematize it as a controversial phenomenon. In this sense, it demonstrates the survival of traditional historical perspectives that prevent new generations from recognizing the complexity of the sensitive pasts on which their collective identity is based.
Dossiê
History Teaching Proposed in a Rural School: Clues and Indications for the Formation of Historical Consciousness Luiz, Miriã Lúcia Gerke, Janinha Guimarães, Alessandro da Silva

Abstract in Portuguese:

RESUMO Este estudo investiga os saberes históricos propostos no Plano de Formação ou de Curso para a 4ª série do Ensino Médio Técnico Profissionalizante, do ano de 2023, da Escola Família Agrícola de Olivânia-ES. Analisa a noção de consciência histórica a partir das categorias: temporalidade, narrativa e pluralidade histórica. A leitura indiciária do documento curricular revela que, embora o seu conteúdo geral evidencie elementos de uma educação emancipadora, o dispositivo textual referente à disciplina de história apresenta contradições e fragilidades. Assim, a formação do aprendizado histórico e, posteriormente, da consciência histórica, é uma meta a ser alcançada por meio de um trabalho articulado e permanente; enquanto os arranjos curriculares necessitam de constantes reflexões, revisões e reformulações, tomando como referência a realidade dos sujeitos envolvidos no processo, o projeto de nação que se pretende forjar e os conhecimentos historicamente produzidos; estes, ao serem materializados e significados pelos estudantes e pelos professores, permitirão um posicionamento crítico diante da vida e diante do mundo.

Abstract in English:

ABSTRACT This article investigates the historical knowledge proposed in the Training and/or Course Plan, more specifically for the 4th grade of the Technical Education High School of 2023, at the Família Agrícola de Olivânia School in the state of Espírito Santo, Brazil. It analyzes the notion of historical consciousness based on the categories: temporality, narrative, and Plurality from historical experience. The indicative reading of the curriculum document reveals that, although its overall content shows elements pointing towards an emancipatory education, the textual device concerning the History discipline reveals contradictions and weaknesses. Thus, the formation of historical learning and, subsequently, of the historical consciousness is a goal to be achieved through articulated and ongoing work, and curriculum arrangements require constant reflection, revision, and reformulation, taking into account the reality of the individuals involved in the process, the nation project that is intended to forged and the historically produced knowledge, which, when materialized and given meaning by students and teachers, will allow a critical stance towards life and the world.
Dossiê
The historian's teachingcraft: Critical-significant historicity and the reconstructive didactics against teaching work precarization Porto, Bernadete de Souza Sousa Júnior, João E. A. de

Abstract in Portuguese:

RESUMO Este artigo busca contribuir para a defesa da história ensinada como fruto da dimensão produtiva do conhecimento histórico escolar, ante à precarização da docência, colocando-se em oposição à colonialidade sob a lógica da mercantilização e reprodutivismo da história e do ensino-aprendizagem. Objetivou-se analisar as formas de apresentação da consciência histórica, por meio de questões de múltipla escolha, para evidenciar como tais questões acessam o pensamento histórico na mobilização dos processos de avaliação da aprendizagem escolar, em função da literacia histórica. A metodologia contou com um conjunto sistematizado de ações no tratamento quali-quantitativo dos dados coletados mediante revisão de literatura, pesquisas exploratória e documental, aplicação de questionários estruturados, suportando dimensões crítico-analítica e propositiva na avaliação da cognição histórica e dos usos práticos do passado. Foi possível constatar que a literacia histórica voltada ao desenvolvimento do pensamento histórico, em ambiente escolar, assume caráter de ação educativa contra-hegemônica e anticolonial colaborando para uma percepção não relativista da ética da responsabilidade. O corrente artigo assiste, também, à prática docente, apresentando uma perspectiva paradigmática própria, tática não inédita, mas certamente singular, sobre como se posicionar em defesa da História e do conhecimento histórico escolar.

Abstract in English:

ABSTRACT This paper aims to defend the history taught because of the productive dimension of school historical knowledge in the face of teaching work precarization, opposing to coloniality under the logic of reproductivism and commodification of History and teaching-learning. It analyses ways in which historical consciousness is presented, through multiple-choice questions, showing how these questions access historical thinking in the mobilization of school learning assessment processes in terms of historical literacy. The methodology involved a set of actions in the qualitative and quantitative treatment of the data collected by literature review, exploratory research, documentary analysis, and the application of structured tests, supporting critical-analytical and propositional dimensions in the evaluation of historical cognition and the practical uses of the past. It was possible to verify that historical literacy aimed at developing historical thinking in the school environment takes on the character of counter-hegemonic and anticolonial education, collaborating to a non-relativistic perception of the ethics of responsibility. Also, contributes to teaching practice by presenting its own paradigmatic perspective, a tactical albeit not unprecedented, but certainly unique, approach on how to position oneself in defence of history and school historical knowledge.
Dossiê
Present, past and future: The Brazilian nation project between the “Cruz e a Espada” of Brasil Paralelo Charrone, João Paulo

Abstract in Portuguese:

RESUMO Partindo do princípio de que o conhecimento histórico é um “campo de batalhas” entre programas, concepções, pontos de vistas e perspectivas desiguais, dispares, distintas e opostas de (re)configurações do debate temporal, ou se preferirem, de sínteses sobre o pretérito, presente e do (desejo de) devir. A hegemonia pela leitura da temporalidade é obtida em um campo de luta disputadíssimo, portanto, trata-se de um objeto de disputas, contestações e apropriações estruturadas e estruturantes, porém possíveis de alterações, da realidade. Nesse sentido, o presente texto se propõe a pensar como a produção “A Última Cruzada”, lançada pela think tank Brasil Paralelo em 2017, constituiu-se, a partir de uma determinada leitura de Idade Média, como um projeto de futuro derivado de uma narrativa revisionista que procura (re)construir uma identidade nacional brasileira pelo viés supremacista.

Abstract in English:

ABSTRACT Starting from the principle that historical knowledge is a “battlefield” between unequal, disparate, distinct and opposing programs, conceptions, points of view and perspectives of (re)configurations of temporal debate, or if you prefer, of syntheses about the past, present and (desire for) becoming. In this sense, hegemony through the reading of temporality is obtained in a highly contested field of struggle, therefore, it is an object of structured and structuring disputes, contestations and appropriations, although possible changes, of reality. In this sense, this text proposes to think about how the production “A Última Cruzada”, launched by the think tank Brasil Paralelo in 2017, was constituted, based on a certain reading of the Middle Ages, as a future project derived from a revisionist narrative that seeks to (re)construct a Brazilian national identity through a supremacist bias.
Dossiê
The historic knowledge in basic education:uses in the practical dimensions of life Farias, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Ernesto, Eduardo Servo

Abstract in Portuguese:

RESUMO O presente trabalho é desdobramento de uma investigação de tese vinculada a um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade federal situada no norte do Brasil. O objetivo é descrever práticas escolares que mobilizam o conhecimento histórico e seus usos nas dimensões práticas da vida, lócus em que esses conhecimentos se efetivam em distintos jogos de linguagens, considerando práticas socioculturais que transgridam usos lineares do tempo e concepções mnemônico-mecanicistas que geram compreensões empíricas e verificacionistas no âmbito do ensino de História na educação básica. A atitude teórico-metodológica assumida na pesquisa tem suporte nos conceitos: jogos de linguagem e terapia filosófica, de Wittgenstein; desconstrução, de Derrida; e terapia desconstrucionista, de Antônio Miguel. As análises e discussões da temática “Dia da Consciência Negra: como é ser negro? Efeitos e afetos de ser negro no Brasil” foram escritas em jogos de cena, com uso de citações e enxertias, bordejando as fronteiras entre o texto acadêmico e a arte teatral, ao modo da nossa proposta terapêutica não cartesiana. Os resultados apontam possibilidades de mobilização do conhecimento histórico com foco em problematizações do presente, ao analisar os usos do conhecimento histórico na vida prática, problematizando-se as similaridades/significações entre o passado e o hoje, em um movimento desconstrucionista de posições violentas, bélicas e silenciamentos - como as da colonialidade - ressignificadas na contemporaneidade. Portanto, os processos terapêuticos via linguagem descritos neste trabalho apontam para possíveis “formas de tratamento/terapia” para o ensino de História na educação escolar.

Abstract in English:

ABSTRACT The present work is an unfolding of a thesis investigation linked to a Graduate Program in Education at a federal university located in the north of Brazil. The objective is to describe school practices mobilizing historical knowledge and its uses in the practical dimensions of life, the locus in which this knowledge takes effect in different language games, considering sociocultural practices that transgress linear uses of time and mnemonic-mechanistic conceptions that generate empirical and verificationist approaches in the context of teaching History in basic education. The theoretical-methodological attitude assumed in the research is supported by the concepts: language games and philosophical therapy, by Wittgenstein; deconstruction, by Derrida; and deconstructionist therapy, by Antônio Miguel. The analyses and discussions of the theme “Black Consciousness Day: how is it to be black? Effects and affections of being black in Brazil” were written through scene games, using quotations and grafting, bordering the boundaries between academic text and theatrical art, in the manner of our non-Cartesian therapeutic proposal. The results point to possibilities for mobilizing historical knowledge focusing on questioning the present, by analyzing the uses of historical knowledge in practical life, questioning the similarities/meanings between the past and today, in a deconstructionist movement of violent, warlike positions and silencing - such as those of coloniality - resignified in contemporary times. Therefore, the therapeutic processes via language described in this work point to possible “forms of treatment/therapy” for teaching History in school education.
Dossiê
Teaching history and training teachers: An analysis of the prescriptions of the Bahia Teaching Program at the beginning of the 20th century Assis, Cristina Ferreira de Brito, Gilmário Moreira

Abstract in Portuguese:

RESUMO O artigo discorre sobre os conteúdos e métodos voltados para ensinar história, problematizando as prescrições do programa de ensino instituído após a Reforma do ensino primário de 1925 para a formação de professores. Discute a emergência desse documento em uma perspectiva regional, analisando os conhecimentos históricos e as metodologias de ensino recomendadas para serem utilizadas no 1º, 2º, 3º e 4º anos primários. Considera, ainda, três livros didáticos de história preconizados, bem como a legislação responsável pela implementação do programa de ensino, procurando evidenciar aspectos da formação de professores e alunos a partir de um projeto civilizatório com perspectivas eurocêntricas e higienistas. Demonstra-se que o programa de ensino de 1925 foi um instrumento regulatório, pensado para a formação de alunos trabalhadores a partir das práticas recomendadas aos professores.

Abstract in English:

ABSTRACT The article discusses the contents and methods aimed at teaching history, problematizing the prescriptions of the teaching program established after the 1925 Primary Education Reform for teacher training. Discusses the emergence of this document from a regional perspective, analyzing historical knowledge and teaching methodologies recommended for use in the 1st, 2nd, 3rd and 4th primary years. It also considers three recommended history textbooks, as well as the legislation responsible for implementing the teaching program, seeking to highlight aspects of the training of teachers and students based on a civilizing project with Eurocentric and hygienist perspectives. It is demonstrated that the 1925 teaching program was a regulatory instrument, designed to train working students based on practices recommended for teachers.
Dossiê
History Teaching and Education for Ethnic-Racial Relations: An Analysis from the Dissertations of the ProfHistory of UFPE Salles, André Mendes Souza, Luiz Gustavo Mendel

Abstract in Portuguese:

RESUMO O Mestrado Profissional em Ensino de História é um Programa de Pós-Graduação em rede, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e financiado com recursos do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica (PROEB). Conta atualmente com 39 instituições de ensino superior, distribuídas em todas as regiões do Brasil. O seu principal objetivo é a formação continuada, stricto sensu, de professores em exercício na rede pública de educação básica, especificamente em atuação na disciplina de História. Com o ProfHistória houve um aumento significativo de pesquisas sobre o Ensino de História, com a publicação de centenas de dissertações de mestrado produzidas por professores-pesquisadores que atuam na Educação Básica. Neste artigo buscaremos analisar as produções dissertativas e produtos didáticos de 8 trabalhos produzidos e defendidos no ProfHistória da Universidade Federal de Pernambuco, cuja temática esteja relacionada às questões étnico-raciais, com recorte inicial nas turmas de 2016, 2018 e 2019. Utilizamo-nos da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin, como forma de tratamento e análise dos dados. Sobre as tendências teóricas predominantes nas dissertações analisadas, vemos uma presença contundente da produção latinoamericana denominada decolonial. São autores e autoras de todas as áreas das ciências humanas que tratam de problemas locais e globais através de uma perspectiva analítica a partir de movimentos sociais.

Abstract in English:

ABSTRACT The professional master’s in history teaching is a Brazilian networked postgraduate program coordinated by the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and funded by resources from the Basic Education Public Network Evaluation Program (PROEB), a Brazilian governmental program encouraging research. It currently involves 39 higher education institutions distributed across all regions of Brazil. Its primary objective is the stricto sensu continuing education of teachers working in the public basic education system, specifically in the field of History. With ProfHistória, there has been a significant increase in research on History Teaching, resulting in the publication of hundreds of master's dissertations produced by teacher-researchers working in Basic Education. In this article, we seek to analyze specifically the dissertation productions and didactic products of 8 works produced and defended at ProfHistória at the Federal University of Pernambuco, whose themes are related to ethnic-racial issues, with an initial focus on the classes of 2016, 2018 and 2019. We use Content Analysis, from Bardin's perspective, as a way of processing and analyzing data. Regarding the predominant theoretical trends in the dissertations analyzed, we see a strong presence of Latin American production called decolonial. They are authors from all areas of the human sciences who deal with local and global problems from an analytical perspective from within social movements.
Dossiê
Indigenous history, country music, and memory in history class: Challenges of investigation in teaching practice Evangelista, Luciana de Fátima Marinho

Abstract in Portuguese:

RESUMO Não há ensino sem pesquisa. Neste artigo, partimos do pressuposto de que a preparação de aulas e a reflexão sobre as experiências em sala de aula são formas de pesquisa. Nesse viés, temos como objetivo demonstrar o processo de elaboração e aplicação de uma sequência didática voltada à temática indígena e aplicada a turmas do Ensino Médio de uma escola da rede federal de ensino. Desse modo, problematizamos questões relativas à história indígena e ao desafio de seu ensino com sentido para a vida dos e das estudantes. Também apresentamos o estudo bibliográfico e os materiais (canção “Sertão do Laranjinha”, de Tonico e Tinoco, e textos memorialísticos de Astolfo Severo Baptista, entre outros) utilizados para a construção das aulas. Por fim, traçamos considerações em relação às etapas do desenvolvimento da proposta e elencamos as ideias prévias e os resultados obtidos a partir da participação dos e das estudantes nas atividades.

Abstract in English:

ABSTRACT There is no teaching without research. In this article, we start from the premise that lesson preparation and reflection on classroom experiences are forms of research. From this perspective, we aim to demonstrate the process of designing and implementing a didactic sequence focused on indigenous themes, applied to high school classes in a federal school. Thus, we address issues related to the history of indigenous peoples and the challenge of teaching this in a way that is meaningful for students' lives. We also present the bibliographic study and the materials (the song “Sertão do Laranjinha” by Tonico and Tinoco, and memoir texts by Astolfo Severo Baptista among others) used for constructing the lessons. Finally, we outline considerations regarding the development stages of the proposal and list the prior ideas and results obtained from student participation in the activities.
Dossiê
“Smells like Lula”: Democracy, teaching and a history class Martins, Walkiria Maria de Freitas Bomfim, Marcus Ferrari, Anderson

Abstract in Portuguese:

RESUMO Este artigo é resultado de inquietações partilhadas por docentes - situados na Universidade e em um Colégio de Aplicação - a partir de uma proposta de atividade didática realizada no contexto da Semana de Ciências Humanas da referida escola. Tal atividade, organizada pelas professoras de História e Geografia, consistia em explorar os conteúdos curriculares previstos para as turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental, de forma articulada ao tema do evento - Direitos Humanos - por meio de uma visita a um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A reação de alguns estudantes e algumas famílias serviu como fonte para aulas de História da professora envolvida, assim como para dois momentos formativos de licenciandos/as em História de uma universidade pública federal. Com uma abordagem discursiva inscrita na pauta pós-fundacional, discute-se neste artigo o relato da professora de História sobre a atividade proposta, as reações a esta e seus desdobramentos. Nossa análise, ao explorar as dimensões da democracia e da docência a partir da potência da aula de História, reafirma um compromisso ético e político com a construção de relações democráticas dentro, fora e a partir da escola por meio do ensino de História e, por conseguinte, da problematização do tempo.

Abstract in English:

ABSTRACT This article is the result of concerns shared by teachers - located at the University and in an Application College - based on a proposal for a didactic activity carried out in the context of the Human Sciences Week at that school. This activity, organized by History and Geography teachers, consisted of exploring the curricular contents planned for the seventh-year classes of Elementary School, in a manner linked to the theme of the event - ​​Human Rights - through a visit to a settlement of the Workers' Movement. Landless Rural Workers (MST). The reaction of some students and some families served as a source for History classes by the teacher involved, as well as for two training moments for History graduates at a public federal university. With a discursive approach included in the post-foundational agenda, this article discusses the History teacher's report on the proposed activity, the reactions to it and its consequences. Our analysis, by exploring the dimensions of democracy and teaching based on the power of the History class, reaffirms an ethical and political commitment to the construction of democratic relationships inside, outside and from the school through the teaching of History and, therefore, consequently, the problematization of time.
Artigo livre
Technique, Culture and Musem: The Brazilian Monjolo between the Archaeology of Coffee Plantations and the Caipira Civilization Andrade, Francisco de Carvalho Dias de

Abstract in Portuguese:

RESUMO O artigo busca reconstituir a construção do monjolo, maquinismo de origem oriental trazido ao Brasil durante o período colonial como signo da identidade cultural de São Paulo por artistas e literatos entre o fim do séc. XIX e o início do séc. XX e a sua posterior incorporação pelo discurso historiográfico e museológico. O artigo focaliza, em especial, nos modos como tais artefatos foram agenciados nos museus da cidade de São Paulo por entender que a musealização constituiu momentos decisivos desse percurso. São abordados os casos dos acervos e exposições do Museu Paulista, da Casa do Bandeirante e das exposições comemorativas do IV centenário da cidade de São Paulo.

Abstract in English:

ABSTRACT This article seeks to reconstitute the ways in which the monjolo, an oriental hydraulic hammer brought to Brazil during the colonial period, was elected as symbol of the paulista identity by artists and men of letter between late 19th and early 20th century. As well as its incorporation by historical studies and museums. The articles also focus on how such artifacts was exposed in the São Paulo museums since its understand that musealization constituted a pivotal moment in this development. The cases here studied are the collections of the Museu Paulista, the Casa do Bandeirante museum and the commemorative exhibitions of the 4th centenary of the São Paulo city.
Artigo livre
Subversives everywhere: How a conspiracy theory works Faria, Daniel

Abstract in Portuguese:

Resumo Atualmente discursos sobre temas como “marxismo cultural” e “globalismo” colocaram a questão das teorias da conspiração na ordem do dia. Os evidentes impactos políticos das teorias da conspiração na atualidade trazem à tona a necessidade de que elas sejam estudadas a sério. O objetivo deste artigo é analisar o funcionamento de uma teoria da conspiração num contexto político específico, o da Guerra Fria e da Ditadura Militar no Brasil nos anos 1970. Nesta análise, busca-se compreender as estratégias narrativas e retóricas que deram à teoria da conspiração do livro Os subversivos, de Bernard Hutton, um certo poder de convencimento. Sobretudo, o uso do discurso factual, o apelo a supostos documentos secretos e o recurso a uma linguagem melodramática. Procura-se, ainda, entender como um discurso como o aqui analisado teve efeitos na realidade, seja em termos práticos quanto à lógica repressiva da Ditadura, seja quanto à orientação de agentes e funcionários dos serviços de inteligência, a quem o livro de Hutton foi indicado como uma espécie de livro didático.

Abstract in English:

Abstract Currently, speeches on topics such as “cultural Marxism” and “globalism” have put the issue of conspiracy theories on the agenda. The evident political impacts of conspiracy theories today bring to light the need for them to be studied seriously. With this situation in mind, the objective of this article is to analyze the functioning of a conspiracy theory in a specific political context, that of the Cold War and the Military Dictatorship in Brazil in the 1970s. In this analysis, we seek to understand the narrative and rhetorical strategies that gave the conspiracy theory in Bernard Hutton’s The subversives a certain convincing power. Above all, the use of factual discourse, the appeal to supposed secret documents, and the use of melodramatic language. We also seek to understand how a discourse such as the one analyzed here had effects in reality, whether in practical terms regarding the repressive logic of the dictatorship, or regarding the orientation of agents and employees of the intelligence services, to whom Hutton’s book was indicated as a kind of textbook.
Artigo Livre
Acting and crisis in Mephisto: theater as a novel, politics as a theater Prado, Thiago Martins

Abstract in Portuguese:

Resumo A partir da capacidade multidiscursiva própria do gênero romanesco conforme Bakhtin, este artigo buscou aproximações entre os usos do teatro defendidos pelo personagem Höfgen no romance Mefisto, de Klaus Mann, e o entendimento do contexto político do nazifascismo como um palco para o qual o ator deva se preparar. Nesse sentido, considerando algumas discussões de Sarrazac sobre o drama moderno, mapearam-se os métodos de atuação de Höfgen, observando-se a crise ética desse personagem no contexto político e estético do nazismo.

Abstract in English:

Abstract Considering the multi-discursive capacity inherent to the Romantic genre according to Bahktin, this essay focus on establishing approximations between the uses of theater supported by Höfgen in the novel Mephisto, by Klaus Mann, and the Nazifacist political context as the stage to which the actor must prepare. Thus, considering Sarrazac’s discussions about modern drama, we map Höfgen’s acting methods, considering his ethical crisis in the aesthetic and political context of Nazism.
Artigo livre
The Brazil of Racial Mythology: Eugenics, Racism, and National Utopias in Brazilian Modernism in the 1920s Souza, Vanderlei Sebastião de

Abstract in Portuguese:

Resumo O artigo analisa as relações entre eugenia e Modernismo, procurando compreender como a linguagem eugênica mobilizou o pensamento social e a literatura modernista dos anos 1920. Proponho compreender como a eugenia inspirou enredos, imagens e representações sobre o Brasil e os brasileiros, o que alimentou discussões sobre a modernidade nacional, a identidade racial brasileira, a criação de uma sociedade eugenicamente controlada e até mesmo a proposição de medidas extremas de extermínio humano em nome das utopias raciais. Meu interesse é analisar a eugenia como um movimento que se difundiu para além do campo médico e científico, empregada como uma expressão cultural própria da modernidade. Mais do que um discurso centrado em teorias médicas e biológicas, proponho compreender a eugenia como uma filosofia moderna que produziu forte impacto na vida cultural e social de início do século XX. Além de analisar a obra de um grupo de escritores modernistas (entre eles Paulo Prado, Alfredo Ellis Junior, Monteiro Lobato e Adalzira Bittencourt), exploro também a existência de diálogos e debates públicos que forneçam evidências sobre as crenças desses escritores na eugenia, bem como de seus diálogos e relações com o movimento eugênico.

Abstract in English:

Abstract The article analyzes the relationship between eugenics and modernism, seeking to understand how eugenic language mobilized social thought and modernist literature in the 1920s. I propose to understand how eugenics inspired plots, images and representations about Brazil and Brazilians, which fueled discussions about national modernity, Brazilian racial identity, the creation of a eugenically controlled societies and even the proposition of extreme measures of human extermination in the name of racial utopias. My interest is to analyze eugenics as a movement that spread beyond the medical and scientific field, used as a cultural expression of modernity. More than a discourse centered on medical and biological theories, I propose to understand eugenics as a modern philosophy that had a strong impact on cultural and social life at the beginning of the 20th century. In addition to analyzing the work of a group of modernist writers (among them Paulo Prado, Alfredo Ellis Junior, Monteiro Lobato e Adalzira Bittencourt), I also explore the existence of public dialogues and debates that provide evidence about these writers’ beliefs in eugenics, as well as their dialogues and relationships with the eugenics movement.
Artigo livre
Memories of Woman in Combat: Woman in the Self-Wirtings of those who Fought in the Mozambique War of Independence (1964-1974) Garrido, Mírian Cristina de Moura

Abstract in Portuguese:

Resumo Guerras são vistas, de forma generalizada, como espaços masculinos de atuação, o que silencia a presença e a atuação de milhares de mulheres que se envolvem direta ou indiretamente em conflitos armados. O objetivo deste artigo é explorar as memórias sobre a presença e a atuação das mulheres na Guerra de Independência de Moçambique, por intermédio das biografias, autobiografias e histórias de vida daqueles que lutaram e que se tornaram presidentes do país, além da biografia de Josina Muthemba Machel, personagem elevada à condição de ícone da mulher moçambicana ainda no período de guerra. A metodologia parte da leitura de pesquisadores da História Oral que discutem a produção e a análise da memória. As análises permitem observar a reafirmação de perspectivas masculinas sobre a guerra e a reprodução de estereótipos de inferiorização do papel da mulher soldado, que reforçam discursivamente a exemplaridade de Josina Machel, pois esvaziam a participação feminina efetiva e o protagonismo das mulheres em diferentes frentes de atuação.

Abstract in English:

Abstract Wars are widely seen as male spaces of action, which silences the presence and action of thousands of women who are directly or indirectly involved in armed conflicts. The purpose of this article is to explore the memories about the presence and role of women in the Mozambican War of Independence, through the biographies, autobiographies, and life stories of those who fought the conflict and who became presidents of the country, in addition to the biography about Josina Muthemba Machel, a character who became an icon for Mozambican women during the Independece War. The methodology starts from the reading of researchers from Oral History who discuss the production and analysis of memory. These analyzes allows us to observe the reaffirmation of male perspectives on war and the reproduction of stereotypes and the inferiorization of the role of the female soldier, which discursively reinforce the exemplarity of Josina Machel, emptying effective female participation, at the same time, the protagonism of women, in different fronts of action, emerges from female voices.
Artigo Livre
Alfredo Valladão and the creation of Water Code of the Republic (1907-1934): The public domain and the collective interest in the development of the hydroelectric matrix in Brazil Ricardi, Alexandre

Abstract in Portuguese:

Resumo No presente artigo revisitamos o Código das Águas da República, preparado por Alfredo Valladão em 1907, promulgado pelo Congresso Nacional, Decreto nº 24.643, somente a 10 de julho de 1934. Um dos principais marcos da regulamentação do setor no Brasil, não sem intenso dissentimento, engendrou a crescente presença do Estado a partir dos anos 1930, fundamental para o desenvolvimento do setor. Nos importa retratar o espírito que animou o seu autor e seus resultados na Primeira República (1889-1930), quando o monopólio estrangeiro se inseriu e passou a controlar por quase 80 anos boa parte do setor de serviços públicos, assim como algumas das consequências que perduraram ao longo do século XX. Esse domínio foi fruto da expansão do capitalismo financeiro dos países centrais e a ordenação criada no Brasil pode ter sido a reação possível. As principais fontes e documentos foram o Código das Águas da República, edição original de 1907, e a reedição do DNAEE em 1980, o Diário da Câmara dos Deputados, entre 1907 e 1915, para tentar retraçar as causas de seu longo embaraço, o Jornal do Commercio, entre 1901 e 1932 (ambos disponíveis na internet), além de obras e autores que fizeram comentários e censuras ao Código. O panorama dos serviços públicos vem mudando novamente nos últimos 40 anos, com setores estratégicos para o desenvolvimento do país destinados, mais uma vez, ao capital privado e estrangeiro, após o período de forte presença do Estado. Torna-se premente então suscitar reflexões sobre o tema.

Abstract in English:

Abstract In this article we revisit the Water Code of the Republic in Brazil, prepared by Alfredo Valladão in 1907, enacted by the National Congress, Decree nº 24.643, only on July 10, 1934. One of the main milestones in the regulation of the sector in Brazil, not without intense dissent, engendered the growing presence of the State from the 1930s, fundamental for the development of the sector. We are interested in portraying the spirit that animated its author and their results in the First Republic (1889-1930), when the foreign monopoly entered and started to control much of the utility sector for almost 80 years, as well as some of its consequences that lasted throughout the 20th century. This dominance was the result of the expansion of financial capitalism in central countries, and the ordering created in Brazil may have been the possible reaction. The main sources and documents were the Code of Waters of the Republic, original edition of 1907, and the reissue of DNAEE in 1980, the Diary of the Chamber of Deputies, between 1907 and 1915, to try to retrace the causes of its long embarrassment, the Jornal do Commercio, between 1901 and 1932 (both available on the internet), as well as works and authors who commented and censored the Code. The panorama of public services has been changing again in the last 40 years, with strategic sectors for the development of the country destined, once again, to private and foreign capital, after the period of strong presence of the State. It is therefore urgent to raise reflections on the subject.
Artigo Livre
From Domestic Servitude to Paid Labor: Defining Domestic Service Based on History (Brazil, Rio de Janeiro, 1850 to 1950) Souza, Flavia Fernandes de

Abstract in Portuguese:

Resumo Este artigo tem como objetivo refletir sobre o conceito de serviço doméstico a partir de uma perspectiva histórica, tendo como referência a história do trabalho realizado nos domicílios urbanos por trabalhadoras e trabalhadores escravizados e livres, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, então capital brasileira, entre aproximadamente 1850 e 1950. Para isso, o texto problematiza, a partir de diversas fontes documentais e estudos sobre o tema, noções que costumam estar associadas às definições do trabalho doméstico, em sua face de prestação de serviços, como as que compreendem a natureza das atividades laborais, os espaços em que eram realizadas e o tipo de trabalhadores envolvidos. A hipótese defendida é a da existência histórica de uma grande complexidade nas relações de trabalho estabelecidas no âmbito da domesticidade, sobretudo no que se refere à integração de determinantes de classe, gênero e raça, bem como às características da organização da reprodução social em contextos como os da passagem do trabalho escravo/servil ao trabalho livre/remunerado na constituição do capitalismo no Brasil

Abstract in English:

Abstract This article aims to reflect on the concept of domestic service from a historical perspective, having as reference the history of labor carried out in urban households by female and male slaves and free workers, especially in the capital of Brazil, between approximately 1850 and 1950. For this purpose, the text discusses, based on various documentary sources and studies on the subject, notions that are usually associated with the definitions of domestic labor, in terms of providing services, such as those that comprise the nature of work activities, the spaces in which they were carried out and the type of workers involved. The hypothesis defended is the historical existence of a great complexity in the work relationship established in the context of domesticity, especially regarding the integration of class, gender, and race determinants, as well as the characteristics of the organization of social reproduction in contexts such as the transition from slave/servile labor to free/paid labor in the constitution of capitalism in Brazil.
Artigo Livre
“Yankee expedition comes to study carnahuba”: S.C. Johnson & Son., Fieldwork, and the Scientific and Commercial Exploration of Carnauba Wax in Brazil (1935) Moreira, Paulo Italo

Abstract in Portuguese:

Resumo Este trabalho examina a Expedição Carnaúba, uma viagem de prospecção comercial e científica realizada pela companhia norte-americana S.C. Johnson & Son. no Brasil em 1935. A expedição teve como proposta investigar as maiores áreas de ocorrência da palmeira carnaúba (Copernicia cerifera Mart.), árvore nativa do semiárido brasileiro, como pontapé para exploração técnico-científica de uma matéria-prima produzida por esse vegetal: a cera de carnaúba. Por meio da análise do relatório da expedição e de documentos oficiais emitidos pelo governo brasileiro à época, verifica-se que a realização da expedição se tornou possível mediante estreita articulação entre a empresa e o governo brasileiro, permeada por interesses políticos, científicos e econômicos, numa conjuntura de cuidadosa fiscalização e controle das atividades de estrangeiros no país por meio do Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas no Brasil (CFE). Lançar luz sobre a Expedição Carnaúba e o seu esforço para produção da cera de carnaúba em larga escala decorrentes da crescente aproximação entre ciência e indústria é evidenciar mais um episódio da história da exploração dos recursos naturais do Brasil na primeira metade do século XX.

Abstract in English:

Abstract This work analyses the Carnauba Expedition, a commercial and scientific exploration trip carried out by the American company SC Johnson & Son to Brazil in 1935. The expedition proposed to investigate the largest areas of the carnauba palm (Copernicia cerifera Mart.), a tree native to the Brazilian semi-arid region, as a baseline for the technical-scientific exploration of a raw material produced by this plant: carnauba wax. Through the analysis of the expedition report and official documents issued by the Brazilian Government in a context of careful inspection and control of the activities of foreigners in the country, it appears that the expedition became possible through the close articulation between the company and the Brazilian government, permeated by political, scientific, and economic interests. It is argued that the Carnauba Expedition and the effort to produce the large-scale carnauba wax arising from the growing approach between science and industry is another episode of the history of the exploitation of natural resources in Brazil in the first half of the 20th century.
Artigo livre
The Government of Luís do Rego Barreto and the Constitutional Transition in Pernambuco (1817-1821) Silva, Jeffrey Aislan de Souza

Abstract in Portuguese:

Resumo O artigo analisa aspectos da administração de Luís do Rego Barreto, nomeado para governar a capitania de Pernambuco após a Revolução de 1817. Discutiremos como o governador atuou na administração da localidade, situando suas práticas entre o uso da força e o reforço de sua autoridade e o diálogo com as elites locais. Após o início do movimento constitucional em Portugal, com a intenção de se manter no cargo, o governador estabeleceu práticas políticas e administrativas com o intuito de apresentar moderação política e adesão às medidas liberais e constitucionais que adentravam o Brasil. Argumentamos que, apesar da resistência à sua permanência em Pernambuco, que emergiu de autoridades e populares locais, fortificada após a formação da Junta de Goiana (agosto de 1821), seu governo se sustentou através do diálogo com grupos políticos e econômicos importantes da localidade, especialmente após o início do movimento constitucional no Império Português.

Abstract in English:

Abstract: The article analyzes aspects of the administration of Luís do Rego Barreto, appointed to govern the captaincy of Pernambuco after the Revolution of 1817. We will discuss how the governor acted in the administration of the locality, placing his practices between the use of force and the reinforcement of his authority, and dialogue with local elites. After the beginning of the constitutional movement in Portugal, with the intention of remaining in office, the governor established political and administrative practices to present political moderation and adherence to the liberal and constitutional measures that entered Brazil. We argue that despite the resistance to his permanence in Pernambuco, which emerged from authorities and local people, strengthened after the formation of the Junta de Goiana (August 1821), his government was sustained through dialogue with important political and economic groups in the locality, especially after the beginning of the constitutional movement in the Portuguese empire.
Artigo livre
Staging Blackness in Theatres and in Carnivals in Buenos Aires, 1825-1890: Hints of the Influence of the (afro)Hispanic Atlantic Adamovsky, Ezequiel

Abstract in Spanish:

Resumen: Este trabajo presenta una contribución al estudio de los orígenes de la práctica de tiznarse la cara y realizar performances de negritud típica de los carnavales de Buenos Aires a fines del siglo XIX. Surgida muy tempranamente, luego de 1865, participaban en ella tanto blancos como afrodescendientes. En continuidad con investigaciones previas, que habían descartado el género anglosajón del blackface minstrelsy como posible fuente de inspiración, este trabajo apunta a demostrar que los festejantes rioplatenses pudieron haberse apoyado en una tradición diferente y más antigua: la que proveía la literatura y el teatro español, a su vez influida por expresiones culturales afrocaribeñas. Luego de una descripción de las tradiciones de tiznado escénicas y de los modos de representar lo negro en el teatro, en la música y en las letras españoles, en la primera parte se analiza su impacto en sainetes, “bailes de negros”, tonadillas, zarzuelas y tangos y habaneras que llegaban a Buenos Aires desde la península ibérica. La segunda parte se detiene en la influencia que todo ello tuvo en el carnaval porteño y en la posibilidad de que el tiznado y las performances de las comparsas locales conectaran con algunos de los elementos escénicos de la zarzuela. La indagación comienza en 1825, por ser el año de la que pudo ser la primera aparición de un blanco tiznado en un teatro porteño, y concluye en c. 1890, cuando el fenómeno de las comparsas de falsos negros ya había alcanzado su apogeo.

Abstract in English:

Abstract: This article discusses possible origins of a peculiar performance of blackness typical of the Buenos Aires carnival of the 19th century, which involved using dark makeup and dressing up in the alleged manner of afro-descendants. Emerging in 1865, both whites and blacks participated in such carnivalesque aesthetics. Following up investigations presented elsewhere, which had discarded that the Anglo-Saxon blackface minstrelsy may have inspired folks performing blackness in the River Plate, this paper seeks to prove that there was a different, older influence: that of Spanish literature and theatre, in turn influenced by Afro-Caribbean musical and theatrical expressions. The first part of this paper describes representation of blackness and styles of makeup in Spanish theatre, music and literature and their arrival and impact in sainetes, “bailes de negros”, tonadillas, zarzuelas and tangos performed by both Spanish and local troupes in Buenos Aires. The second part analyzes the influence of those Spanish genres in the Buenos Aires carnival and assesses the possibility that carnival ensembles performing blackness drew inspiration from them. The investigation begins in 1825, when the first actor in blackface may have featured in a theatre play in Buenos Aires, and ends c. 1890, when the phenomenon of carnival ensembles in blackface had reached its peak.
Artigo livre
Muses, Masks, and Myths: The Ambiguities of Liberalism in the Historiography of the 19th Century in Latin America Santos Junior, Valdir Donizete dos

Abstract in Portuguese:

Resumo Este artigo tem por objetivo discutir como a temática do liberalismo na América Latina do século XIX foi abordada nos âmbitos da história e das ciências sociais, evidenciando aproximações e distanciamentos entre as historiografias brasileira e hispano-americana, com ênfase no caso mexicano. Assim como no Brasil, em que o liberalismo foi muitas vezes definido, como na célebre assertiva de Roberto Schwarz, como uma “ideia fora do lugar”, nos demais países da região, a percepção da existência de uma dissonância entre as “ideias liberais” e as “realidades locais” se constituiu também como um tópico recorrente. Por outro lado, em diversos espaços nacionais essa interpretação conviveu, como no caso do México, com a exaltação do liberalismo como uma espécie de “mito fundador” da nação. Nesse sentido, este trabalho demonstra as ambiguidades na abordagem do liberalismo latino-americano do século XIX, entendido, por um lado, como incompatível com a realidade social da América Latina, e, por outro, como elemento estruturador do Estado e da nação na região.

Abstract in English:

Abstract This article aims to discuss how the theme of liberalism in Latin America in the 19th century was approached in the fields of History and Social Sciences, highlighting similarities and differences between Brazilian and Hispanic American historiographies, with emphasis on the Mexican case. Just as in Brazil, where liberalism was often defined, as in Roberto Schwarz’s famous assertion, as an “misplaced idea,” in other countries in the region, the perception of the existence of a dissonance between “liberal ideas” and “local realities” was also a recurring topic. On the other hand, in several national spaces, this interpretation coexisted, as in the case of Mexico, with the exaltation of liberalism as a kind of “founding myth” of the nation. In this sense, this work demonstrates the ambiguities in the approach of 19th-century Latin American liberalism, understood, on the one hand, as incompatible with the social reality of Latin America, and, on the other, as a structuring element of the State and the nation in the region.
Artigo livre
The Working Villages of the Coal Regions of Santa Catarina and Rio Grande Do Sul, Brazil, from the Perspective of Comparative History Mandelli, Bruno Zanelatto, João Henrique

Abstract in Portuguese:

Resumo O Sul do Brasil, em especial os Estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul foram fortemente marcados pela exploração do carvão mineral desde as primeiras décadas do século XX. Esse processo crescente de exploração do carvão (em especial no contexto das guerras mundiais, que dificultaram a importação do carvão inglês) levou à constituição das chamadas regiões carboníferas. O crescimento da exploração do carvão gerou a necessidade de ampliação da força de trabalho que vinham trabalhar nas minas e moravam nas vilas operárias construídas pelas empresas mineradoras. Utilizando-se da metodologia da história comparada, o artigo tem como objetivo fazer uma análise comparada das Vilas Operárias das regiões carboníferas de São Jerônimo (que abrigava as vilas de Arroio dos Ratos e Butiá, Minas do Leão e Charqueadas), no Rio Grande do Sul, e de Criciúma, em Santa Catarina, entre os anos de 1945 a 1964.

Abstract in English:

Abstract The South of Brazil, especially the States of Santa Catarina and Rio Grande do Sul, were strongly marked by coal mining since the first decades of the 20th century. This growing process of coal exploitation (especially in the context of the world wars, which made it difficult to import English coal) led to the formation of the so-called coal regions. The growth of coal exploration generated the need to expand the workforce that came to work in the mines and lived in the workers’ villages built by the mining companies. Using the methodology of comparative history, the article aims to make a comparative analysis of the Worker Villages of the coal regions of São Jerônimo (which was home to the villages of Arroio dos Ratos and Butiá, Minas do Leão and Charqueadas) in Rio Grande do Sul, and Criciúma, in Santa Catarina, between the years 1945 to 1964.
Artigo Livre
The Joaquim Nabuco Institute and the Intellectual Sensitivity Towards Poverty Souza, Fabio Silva de

Abstract in Portuguese:

Resumo Neste artigo analisamos como a sensibilidade e a experiência intelectual em relação à pobreza foram vivenciadas no Instituto Joaquim Nabuco (IJN) em meados do século XX. No imediato pós-guerra, a intelectualidade recifense tinha a observação, o registro e a reflexão da pobreza como uma espécie de páthos intelectual. Esta experiência coletiva propiciou uma autocompreensão moderna de país a partir de uma perspectiva regional e local. Nas análises que se seguirão, evidenciamos como o IJN se constituiu como esforço para a construção e adensamento dessa nova sensibilidade em relação à miséria regional, que deixou de aceitar a pobreza como parte da ordem natural do mundo. Por fim, analisamos as formas pelas quais o IJN buscou dar um significado canônico, a seu modo, para a realidade de penúria do Nordeste brasileiro.

Abstract in English:

Abstract In this article, we analyze how sensitivity and intellectual experience regarding poverty were experienced at the Joaquim Nabuco Institute (IJN) in the mid-20th century. In the immediate post-war period, the intellectual community in Recife regarded the observation, recording, and reflection on poverty as a kind of intellectual pathos. This collective experience fostered a modern self-understanding of the country from a regional and local perspective. In the following analyses, we highlight how the IJN emerged as an effort to construct and deepen this new sensitivity towards regional poverty, moving away from accepting poverty as a natural order of the world. Finally, we examine the ways in which the IJN sought to give a canonical meaning, in its own way, to the harsh reality of poverty in the Brazilian Northeast.
Artigo livre
The Places of Nefando Sin (Portugal, 1620-1639) Lima, Wallas Jefferson de Mott, Luiz

Abstract in Portuguese:

Resumo O artigo examina as evidências do fenômeno espacial expresso no 5º Caderno de Nefandos, a compilação de denúncias e as confissões de sodomitas registradas pelos inquisidores de Lisboa. Aborda a ocupação dos espaços e a estrutura dos locais de encontro desses homens durante as primeiras décadas do século XVII. Os casos abordados inserem-se no panorama geral do governo da monarquia dual (1580-1640) e trazem indícios, circunstâncias, detalhes e particularidades desses lugares.

Abstract in English:

Abstract The article examines the evidence of the spatial phenomenon expressed in the 5th Caderno de Nefandos, the compilation of denunciations and confessions of sodomites recorded by the Lisbon inquisitors. It addresses the occupation of spaces and the structure of these men's meeting places during the first decades of the 17th century. The cases discussed are part of the general panorama of the government of the dual monarchy (1580-1640), and bring evidence, circumstances, details, and particularities of these places.
Artigo Livre
Dear Strangers, or the Adventure of Coming Out as Gay in Brazilian private life (1970-1980) Souto Maior, Paulo

Abstract in Portuguese:

RESUMO O artigo analisa a emergência da dimensão privada do assumir-se homossexual no Brasil no fim dos anos 1970. É certo que há uma literatura sobre a saída do armário que, partindo, sobretudo, do jornal Lampião da Esquina, coloca em evidência um debate público sobre as homossexualidades no qual o assumir-se teria um papel importante. Creio que há uma dimensão que ainda não foi observada pela historiografia LGBTQIAI+ e os estudos sobre sexualidades dissidentes de modo geral: o assumir no âmbito privado, ou seja, como as pessoas começavam a ser interpeladas a olharem para si e sentirem uma necessidade de dizer quem eram do ponto de vista da sexualidade. Eis um dos caminhos para formar o sujeito homossexual nos anos 1970-1980. Percebe-se que se costurou, no Brasil, um modo de constituição de si que modelava pessoas que se relacionavam com outras do mesmo sexo a olharem para si compreendendo o que eram do ponto de vista da sexualidade, aceitando o seu desejo e, posteriormente, assumindo a sua orientação sexual seja para si, de início, e para o próximo, posteriormente.

Abstract in English:

ABSTRACT The article analyzes the emergence of the private dimension of coming out as homosexual in Brazil at the end of the 1970s. It is true that there is a literature on coming out of the closet that, based mainly on the newspaper Lampião da Esquina, highlights a public debate on homosexuality in which coming out would play an important role. I believe that there is a dimension that has not yet been observed by LGBTQIA+ historiography and studies on dissident sexualities in general: coming out in the private sphere, that is, how people began to be asked to look at themselves and feel a need to say who they are from the point of view of their sexuality. This is one of the ways to form the homosexual subject in the 1970s and 1980s. In Brazil, a way of self-constitution was sewn that modeled people who related to others of the same sex to look at themselves, understanding what they were from the point of view of sexuality, accepting their desire and, later, assuming their sexual orientation, either for themselves, at first, and for the next person, later.
Artigo Livre
The Genius of Christianity and the Woman Messiah: Chateaubriand and Flora Tristan Pilgrims. Torrão Filho, Amílcar

Abstract in Portuguese:

RESUMO A peregrinação é um gênero, ou subgênero, da literatura de viagem que retrata a visita a lugares sagrados, túmulos de santos, locais de culto, que tem como função purificar os pecados do peregrino e colocá-lo em contato com o divino. No século XIX dois viajantes recuperam um gênero em decadência para tratar de um outro tipo de experiência do sagrado, a transformação do próprio ser e a recomposição de uma autobiografia problemática. Este artigo trata da forma como François Chateaubriand e Flora Tristan mobilizam o gênero da peregrinação para criar uma nova forma narrativa, a Viagem Romântica Literária.

Abstract in English:

ABSTRACT Pilgrimage is a genre, or subgenre, of travel literature that portrays the visit to sacred places, tombs of saints, places of worship, whose function is to purify the pilgrim's sins and put him in contact with the divine. In the 19th century, two travelers recover a genre in decadence to deal with another type of experience of the sacred, the transformation of one's own being and the recomposition of a problematic autobiography. This article deals with the way in which François Chateaubriand and Flora Tristan mobilize the genre of pilgrimage to create a new narrative form, the Literary Romantic Journey.
Resenha
The “Contemporary” in Four Times: The Concept of the Present Time in Historiography Amorim, Gabriel Barbosa da Silva
location_on
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, 19 806-900 - Assis - São Paulo - Brasil, Tel: (55 18) 3302-5861, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, 14409-160 - Franca - São Paulo - Brasil, Tel: (55 16) 3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@unesp.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error