Open-access Influência da morfometria, secagem, beneficiamento e substrato na germinação de embriões de Andira fraxinifolia Benth.

Influence of morphometry, drying, processing and substrate on the germination of Andira fraxinifolia Benth embryos

RESUMO

Andira fraxinifolia Benth. é uma árvore endêmica do Brasil, nativa do Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. Possui frutos em forma de drupa, indeiscentes, dispersos por morcegos. Sua madeira é usada em construção civil e produz lenha de boa qualidade. Suas flores possuem potencial apícola, e a espécie, além de medicinal, pode ser utilizada para restauração. Este trabalho avaliou a influência do beneficiamento, secagem, morfometria e substrato na germinação de embriões de A. fraxinifolia. Os embriões retirados dos frutos, após beneficiamento, apresentaram 30,5 mm de comprimento, 24,6 mm de largura, 22,5 mm de espessura e 11,56 g de massa fresca. A germinação dos frutos beneficiados foi de 54% e dos não beneficiados de 32%, além disso o beneficiamento reduziu o tempo de germinação de 79 para 42 dias. A espécie apresenta sementes recalcitrantes, com perda de 50% da germinação em menos de 3 dias quando o embrião é extraído do fruto. O tamanho do embrião não interferiu na emergência das plântulas e o substrato vermiculita foi o mais indicado para testes de germinação.

Palavras-chave:
emergência; Fabaceae; recalcitrante

location_on
Instituto de Pesquisas Ambientais Av. Miguel Stefano, 3687 , 04301-902 São Paulo – SP / Brasil, Tel.: 55 11 5067-6057, Fax; 55 11 5073-3678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: hoehneaibt@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro