Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional

Activities workshops with public school youngsters: social technologies between education and occupational therapy

Talleres de actividades con jóvenes de la escuela publica: tecnologías sociales entre la educación y terapia ocupacional

Roseli Esquerdo Lopes Patrícia Leme de Oliveira Borba Natalia Keller de Almeida Trajber Carla Regina Silva Brena Talita Cuel Sobre os autores

Discute-se uma experiência, na forma de Oficinas de Atividades, com jovens de uma escola pública. Trata-se de ações que decorrem de atividades de extensão universitária, caracterizadas por intervenções que buscam o exercício de metodologias participativas, fundamentadas na defesa de direitos que compõem a cidadania. Com o apoio dos pressupostos teórico-metodológicos da terapia ocupacional social e da educação para a liberdade defendida por Paulo Freire, as Oficinas de Atividades têm se constituído como uma tecnologia social de aproximação, (re)construção de projetos e ampliação de redes de suporte junto a jovens advindos de grupos populares urbanos em situação de vulnerabilidade social. O acúmulo dessas experiências tem nos oferecido subsídios para a discussão acerca da implantação desses dispositivos nos espaços da educação formal, com vistas à construção de propostas socieoeducativas fundadas em bases democráticas que carregam um movimento de tensionamento do ordenamento vigente, contribuindo para o enfrentamento de problemáticas sociais contemporâneas.

Juventude; Cidadania e direitos; Educação; Terapia Ocupacional; Tecnologias sociais


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