Acessibilidade / Reportar erro

“Corpo de homem com (tre)jeitos de mulher?”: imagem da travesti por enfermeiras* * Resultado da dissertação de mestrado intitulada “Laços e Embaraços do Cotidiano: Representações Sociais de Enfermeiras sobre as Travestis”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), da Escola de Enfermagem vinculada à Universidade Federal da Bahia (UFBA).

¿“Cuerpo de hombre con modos de mujer?”: imagen de travesti por las enfermeras

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, com o objetivo de descrever a imagem da pessoa travesti revelada por enfermeira(o)s. Aplicou-se Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), composto pelo estímulo ‘Travesti’, para 110 enfermeira(o)s pós-graduanda(o)s de universidade pública do município de Salvador, Bahia, Brasil. Dessas, vinte responderam a entrevista semiestruturada. Os dados do TALP processados pelo software Ensemble de Programmes Permettant l’Analyse des Évocations (EVOC) subsidiaram a organização do corpus das entrevistas guiada pela análise de conteúdo. O grupo investigado revelou uma imagem sobre a travesti a partir de elementos das dimensões biológica e social, orientação sexual e identidade de gênero; e aponta para o surgimento de uma perspectiva progressista sobre o modo de ser e estar travesti.

Representações sociais; Travesti; Enfermeira; Imagem


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br