Evaluation of system providing feedback to students on videotaped patient encounters Scheidt et al.9 Journal of Medical Education |
1986. Estados Unidos. |
Determinar se os estudantes que recebem críticas dos preceptores sobre a performance no encontro clínico gravado têm melhor desempenho nos encontros clínicos subsequentes, em comparação aos estudantes que são guiados por autocrítica ou nenhuma crítica. |
Ensaio controlado, simples cego. Gravação da consulta. 105 estudantes de Medicina do terceiro ano. |
Habilidades de entrevista e exame físico. |
Estudantes que receberam críticas de seus preceptores após a primeira consulta tiveram uma performance melhor na segunda consulta quando comparados aos estudantes guiados apenas pela autocrítica. |
Video recording feedback: a feasible and effective approach to teaching history-taking and physical examination skills in undergraduate paediatric medicine Paul et al.10 Medical Education |
1988. Emirados Árabes Unidos. |
Obter as percepções dos estudantes e a viabilidade de utilizar o feedback ao encontro clínico gravado como método de ensino na Pediatria. |
Estudo exploratório. Gravação da consulta e Multisource feedback. 27 estudantes de Medicina do sexto ano. |
Coleta da história clínica, habilidades de entrevista, exame clínico. |
Os estudantes demonstraram entusiasmo em relação ao processo de feedback. O método contribuiu para a percepção dos pontos a serem melhorados. |
Medical students’ perceptions of feedback in a busy ambulatory setting: a descriptive study using a clinical encounter card Greenberg11 Southern Medical Journal |
2004. Estados Unidos. |
Determinar se o feedback pode ser melhorado, sob a perspectiva do estudante, com o uso do Cartão de Encontro Clínico (CEC). |
Estudo descritivo. Cartão de encontro clínico. 27 estudantes de Medicina do terceiro ano. |
História, exame físico, apresentação oral, apresentação escrita, habilidade de avaliação e plano de cuidado. |
O uso do CEC pode melhorar a quantidade, a pontualidade, a frequência e a qualidade do feedback fornecido aos estudantes em um contexto ambulatorial agitado. |
Improving medical student feedback with a clinical encounter card Ozuah et al.12 Ambulatory Pediatrics |
2007. Estados Unidos. |
Avaliar a percepção dos estudantes sobre o feedback recebido após a implementação do CEC. |
Estudo experimental (com o uso de medidas repetidas e séries temporais) CEC 40 estudantes de Medicina do terceiro ano. |
História/entrevista, exame físico, apresentação oral, notas escritas, avaliação do paciente, plano de manejo, profissionalismo. |
A implementação do CEC melhorou a percepção do feedback para a maioria das competências clínicas avaliadas. |
Avaliação de Competência Clínica em Estudantes de Medicina pelo Miniexercício Clínico Avaliativo (Miniex) Megale et al.13 Revista Brasileira de Educação Médica |
2009. Brasil. |
Estudar a confiabilidade e consistência interna de um instrumento de avaliação de habilidades clínicas do estudante de Medicina durante o estágio hospitalar. |
Estudo exploratório. Ficha padronizada (Miniexercício Clínico Avaliativo) e gravação da consulta. 80 estudantes de Medicina do sexto ano. |
Habilidades na entrevista médica, exame físico, qualidades humanísticas, profissionalismo, raciocínio clínico, habilidades de orientação, organização/eficiência e competência clínica geral. |
O instrumento mostrou bom índice de confiabilidade e de consistência interna e evidenciou rapidez e objetividade de aplicação. |
Multisource feedback analysis of pediatric outpatient teaching Tiao et al.14 BMC Medical Education |
2013. Taiwan. |
Avaliar as habilidades de comunicação ambulatorial de estudantes de Medicina por meio da aplicação do multisource feedback
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Estudo descritivo. Gravação de consulta e multisource feedback. 60 estudantes de Medicina do sétimo ano. |
Fornecer recomendações, ouvir, explicar (o que inclui a autoapresentação), reconhecer, negociar, trabalhar com a comunicação centrada no paciente. |
O uso do multisource feedback permitiu avaliar as habilidades de comunicação dos estudantes de maneira mais acurada. A gravação da consulta seguida de feedback é uma abordagem que pode ser explorada. |
Effective feedback strategies for teaching in pediatric and adolescent gynecology Kaul et al.15 Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology |
2014. Estados Unidos. |
Descrever como utilizar princípios do feedback para melhorar as habilidades dos estudantes no contexto da ginecologia pediátrica e do adolescente. |
Artigo de revisão (mini review). |
Entrevista, exame físico, avaliação, plano de tratamento e apresentação de caso. |
O feedback deve ser entendido por três pilares: quem está aprendendo (o estudante), o que está sendo aprendido (a habilidade) e o plano de melhoria. |
Feedback on oral presentations during pediatric clerkships: a randomized controlled trial Sox et al.16 Pediatrics |
2014. Estados Unidos. |
Comparar os efeitos da participação em sessões de avaliação das habilidades de apresentação oral nas apresentações subsequentes. |
Ensaio randomizado controlado. Instrumento padronizado (formulário). 476 estudantes de Medicina do terceiro ano. |
História, exame físico, análise adequada dos exames laboratoriais, raciocínio clínico, síntese das informações, plano terapêutico e diagnóstico adequado. |
Estudantes que participaram da sessão em que receberam feedback detalhado sobre suas habilidades de apresentação demonstraram apresentações subsequentes de melhor qualidade quando comparados aos estudantes do grupo controle. |
Applying the one minute preceptor model to pediatric and adolescent gynecology education Lockspeiser e Kaul17 Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology |
2015. Estados Unidos. |
Descrever o uso das habilidades exploradas no modelo One Minute Preceptor no contexto da ginecologia pediátrica e adolescente. |
Artigo de revisão (mini review). |
História, exame físico, profissionalismo e conhecimento médico. |
O feedback no modelo One Minute Preceptor inclui reforçar o bom desempenho, estimular a autoavaliação do aluno e construir um plano de melhoria. |
A Novel Approach to Assessing Professionalism in Preclinical Medical Students Using Multisource Feedback Through Paired Self- and Peer Evaluations Emke et al.18 Teaching and Learning in Medicine |
2017. Estados Unidos. |
Examinar o uso da avaliação dos pares e da autoavaliação formativa como instrumento de multisource feedback aplicado à análise de profissionalismo entre estudantes de Medicina em estágio pré-clínico. |
Estudo descritivo. Multisource feedback. 246 estudantes de Medicina do segundo ano. |
Profissionalismo |
O multisource feedback se mostrou útil na identificação precoce de estudantes “em risco” e que devem trabalhar seu comportamento professional. |
Feedback Quality Using an Observation Form Dallaghan et al.19 Journal of Medical Education and Curricular Development |
2018. Estados Unidos. |
Determinar se um instrumento estruturado de feedback resulta em um feedback específico. |
Estudo descritivo. Instrumento padronizado. 121 estudantes de Medicina do terceiro ano. |
Coleta da história clínica, exame físico, apresentação oral, comunicação com outro profissional, discussão com o paciente, encontro com a família e procedimento. |
A utilização do SPCO aumentou o feedback específico de reforço e o feedback acionável. |
Feedback learning opportunities from medical student logs of paediatric patients Wright et al.20 BMC Medical Education. |
2019. Austrália. |
Determinar a frequência e as categorias das oportunidades de aprendizado por feedback baseadas nos registros de caso feitos por estudantes. |
Estudo descritivo retrospectivo. Análise dos registros de casos pediátricos, sendo 1.516 casos urbanos e 1.518 casos rurais. |
Conhecimento médico, profissionalismo, coleta de dados, raciocínio clínico, bem-estar do estudante, qualidade e segurança do plano, sociocultural. |
Os registros de casos pediátricos suscitam oportunidades para professores fornecerem feedback e melhorarem o aprendizado dos alunos. |
Use of Individualized Learning Plans to Facilitate Feedback Among Medical Students Kiger et al.21 Teaching and Learning in Medicine |
2020. Estados Unidos. |
Determinar se o compartilhamento do plano de aprendizado individualizado (ILP) dos estudantes com os preceptores afeta a qualidade, o conteúdo e a percepção do feedback recebido. |
Levantamento (survey) Instrumento padronizado com plano de aprendizagem. 36 estudantes de Medicina do terceiro ano. |
Compatibilidade com os planos de aprendizagem. |
Compartilhar os planos de aprendizado individuais aumentou a probabilidade de o feedback recebido estar alinhado às metas do aluno, mas não afetou a qualidade do feedback recebido. |