Evaluation of system providing feedback to students on videotaped patient encounters Scheidt et al.99 Scheidt PC, Lazoritz S, Ebbeling WL, Figelman AR, Moessner HF, Singer JE. Evaluation of system providing feedback to students on videotaped patient encounters. J Med Educ. 1986; 61(7):585-90. Journal of Medical Education |
1986. Estados Unidos. |
Determinar se os estudantes que recebem críticas dos preceptores sobre a performance no encontro clínico gravado têm melhor desempenho nos encontros clínicos subsequentes, em comparação aos estudantes que são guiados por autocrítica ou nenhuma crítica. |
Ensaio controlado, simples cego. Gravação da consulta. 105 estudantes de Medicina do terceiro ano. |
Habilidades de entrevista e exame físico. |
Estudantes que receberam críticas de seus preceptores após a primeira consulta tiveram uma performance melhor na segunda consulta quando comparados aos estudantes guiados apenas pela autocrítica. |
Video recording feedback: a feasible and effective approach to teaching history-taking and physical examination skills in undergraduate paediatric medicine Paul et al.1010 Paul S, Dawson KP, Lanphear JH, Cheema MY. Video recording feedback: a feasible and effective approach to teaching history-taking and physical examination skills in undergraduate paediatric medicine. Med Educ. 1998; 32(3):332-6. Medical Education |
1988. Emirados Árabes Unidos. |
Obter as percepções dos estudantes e a viabilidade de utilizar o feedback ao encontro clínico gravado como método de ensino na Pediatria. |
Estudo exploratório. Gravação da consulta e Multisource feedback. 27 estudantes de Medicina do sexto ano. |
Coleta da história clínica, habilidades de entrevista, exame clínico. |
Os estudantes demonstraram entusiasmo em relação ao processo de feedback. O método contribuiu para a percepção dos pontos a serem melhorados. |
Medical students’ perceptions of feedback in a busy ambulatory setting: a descriptive study using a clinical encounter card Greenberg1111 Greenberg LW. Medical students’ perceptions of feedback in a busy ambulatory setting: a descriptive study using a clinical encounter card. South Med J. 2004; 97(12):1174-8. Southern Medical Journal |
2004. Estados Unidos. |
Determinar se o feedback pode ser melhorado, sob a perspectiva do estudante, com o uso do Cartão de Encontro Clínico (CEC). |
Estudo descritivo. Cartão de encontro clínico. 27 estudantes de Medicina do terceiro ano. |
História, exame físico, apresentação oral, apresentação escrita, habilidade de avaliação e plano de cuidado. |
O uso do CEC pode melhorar a quantidade, a pontualidade, a frequência e a qualidade do feedback fornecido aos estudantes em um contexto ambulatorial agitado. |
Improving medical student feedback with a clinical encounter card Ozuah et al.1212 Ozuah PO, Reznik M, Greenberg L. Improving medical student feedback with a Clinical Encounter Card. Ambul Pediatr. 2007; 7(6):449-52. Ambulatory Pediatrics |
2007. Estados Unidos. |
Avaliar a percepção dos estudantes sobre o feedback recebido após a implementação do CEC. |
Estudo experimental (com o uso de medidas repetidas e séries temporais) CEC 40 estudantes de Medicina do terceiro ano. |
História/entrevista, exame físico, apresentação oral, notas escritas, avaliação do paciente, plano de manejo, profissionalismo. |
A implementação do CEC melhorou a percepção do feedback para a maioria das competências clínicas avaliadas. |
Avaliação de Competência Clínica em Estudantes de Medicina pelo Miniexercício Clínico Avaliativo (Miniex) Megale et al.1313 Megale L, Gontijo ED, Motta JAC. Avaliação de competência clínica em estudantes de medicina pelo Miniexercício Clínico Avaliativo (Miniex). Rev Bras Educ Med. 2009; 33(2):166-75. Doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000200002. https://doi.org/10.1590/S0100-5502200900...
Revista Brasileira de Educação Médica |
2009. Brasil. |
Estudar a confiabilidade e consistência interna de um instrumento de avaliação de habilidades clínicas do estudante de Medicina durante o estágio hospitalar. |
Estudo exploratório. Ficha padronizada (Miniexercício Clínico Avaliativo) e gravação da consulta. 80 estudantes de Medicina do sexto ano. |
Habilidades na entrevista médica, exame físico, qualidades humanísticas, profissionalismo, raciocínio clínico, habilidades de orientação, organização/eficiência e competência clínica geral. |
O instrumento mostrou bom índice de confiabilidade e de consistência interna e evidenciou rapidez e objetividade de aplicação. |
Multisource feedback analysis of pediatric outpatient teaching Tiao et al.1414 Tiao M-M, Huang L-T, Huang Y-H, Tang K-S, Chen C-J. Multisource feedback analysis of pediatric outpatient teaching. BMC Med Educ. 2013; 13(1):145. BMC Medical Education |
2013. Taiwan. |
Avaliar as habilidades de comunicação ambulatorial de estudantes de Medicina por meio da aplicação do multisource feedback
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Estudo descritivo. Gravação de consulta e multisource feedback. 60 estudantes de Medicina do sétimo ano. |
Fornecer recomendações, ouvir, explicar (o que inclui a autoapresentação), reconhecer, negociar, trabalhar com a comunicação centrada no paciente. |
O uso do multisource feedback permitiu avaliar as habilidades de comunicação dos estudantes de maneira mais acurada. A gravação da consulta seguida de feedback é uma abordagem que pode ser explorada. |
Effective feedback strategies for teaching in pediatric and adolescent gynecology Kaul et al.1515 Kaul P, Gong J, Guiton G. Effective feedback strategies for teaching in pediatric and adolescent gynecology. J Pediatr Adolesc Gynecol. 2014; 27(4):188-93. Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology |
2014. Estados Unidos. |
Descrever como utilizar princípios do feedback para melhorar as habilidades dos estudantes no contexto da ginecologia pediátrica e do adolescente. |
Artigo de revisão (mini review). |
Entrevista, exame físico, avaliação, plano de tratamento e apresentação de caso. |
O feedback deve ser entendido por três pilares: quem está aprendendo (o estudante), o que está sendo aprendido (a habilidade) e o plano de melhoria. |
Feedback on oral presentations during pediatric clerkships: a randomized controlled trial Sox et al.1616 Sox CM, Dell M, Phillipi CA, Cabral HJ, Vargas G, Lewin LO. Feedback on oral presentations during pediatric clerkships: a randomized controlled trial. Pediatrics. 2014; 134(5):965-71. Pediatrics |
2014. Estados Unidos. |
Comparar os efeitos da participação em sessões de avaliação das habilidades de apresentação oral nas apresentações subsequentes. |
Ensaio randomizado controlado. Instrumento padronizado (formulário). 476 estudantes de Medicina do terceiro ano. |
História, exame físico, análise adequada dos exames laboratoriais, raciocínio clínico, síntese das informações, plano terapêutico e diagnóstico adequado. |
Estudantes que participaram da sessão em que receberam feedback detalhado sobre suas habilidades de apresentação demonstraram apresentações subsequentes de melhor qualidade quando comparados aos estudantes do grupo controle. |
Applying the one minute preceptor model to pediatric and adolescent gynecology education Lockspeiser e Kaul1717 Lockspeiser TM, Kaul P. Applying the one minute preceptor model to pediatric and adolescent gynecology education. J Pediatr Adolesc Gynecol. 2015; 28(2):74-7. Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology |
2015. Estados Unidos. |
Descrever o uso das habilidades exploradas no modelo One Minute Preceptor no contexto da ginecologia pediátrica e adolescente. |
Artigo de revisão (mini review). |
História, exame físico, profissionalismo e conhecimento médico. |
O feedback no modelo One Minute Preceptor inclui reforçar o bom desempenho, estimular a autoavaliação do aluno e construir um plano de melhoria. |
A Novel Approach to Assessing Professionalism in Preclinical Medical Students Using Multisource Feedback Through Paired Self- and Peer Evaluations Emke et al.1818 Emke AR, Cheng S, Chen L, Tian D, Dufault C. A novel approach to assessing professionalism in preclinical medical students using multisource feedback through paired self- and Peer Evaluations. Teach Learn Med. 2017; 29(4):402-10. Teaching and Learning in Medicine |
2017. Estados Unidos. |
Examinar o uso da avaliação dos pares e da autoavaliação formativa como instrumento de multisource feedback aplicado à análise de profissionalismo entre estudantes de Medicina em estágio pré-clínico. |
Estudo descritivo. Multisource feedback. 246 estudantes de Medicina do segundo ano. |
Profissionalismo |
O multisource feedback se mostrou útil na identificação precoce de estudantes “em risco” e que devem trabalhar seu comportamento professional. |
Feedback Quality Using an Observation Form Dallaghan et al.1919 Dallaghan GLB, Higgins J, Reinhardt A. Feedback quality using an observation form. J Med Educ Curric Dev. 2018; 5:1-5. Doi: https://doi.org/10.1177/2382120518777768. https://doi.org/10.1177/2382120518777768...
Journal of Medical Education and Curricular Development |
2018. Estados Unidos. |
Determinar se um instrumento estruturado de feedback resulta em um feedback específico. |
Estudo descritivo. Instrumento padronizado. 121 estudantes de Medicina do terceiro ano. |
Coleta da história clínica, exame físico, apresentação oral, comunicação com outro profissional, discussão com o paciente, encontro com a família e procedimento. |
A utilização do SPCO aumentou o feedback específico de reforço e o feedback acionável. |
Feedback learning opportunities from medical student logs of paediatric patients Wright et al.2020 Wright HM, Maley MAL, Playford DE, Nicol P, Evans SF. Feedback learning opportunities from medical student logs of paediatric patients. BMC Med Educ. 2019; 19(1):107. BMC Medical Education. |
2019. Austrália. |
Determinar a frequência e as categorias das oportunidades de aprendizado por feedback baseadas nos registros de caso feitos por estudantes. |
Estudo descritivo retrospectivo. Análise dos registros de casos pediátricos, sendo 1.516 casos urbanos e 1.518 casos rurais. |
Conhecimento médico, profissionalismo, coleta de dados, raciocínio clínico, bem-estar do estudante, qualidade e segurança do plano, sociocultural. |
Os registros de casos pediátricos suscitam oportunidades para professores fornecerem feedback e melhorarem o aprendizado dos alunos. |
Use of Individualized Learning Plans to Facilitate Feedback Among Medical Students Kiger et al.2121 Kiger ME, Riley C, Stolfi A, Morrison S, Burke A, Lockspeiser T. Use of individualized learning plans to facilitate feedback among medical students. Teach Learn Med. 2020; 32(4):399-409. Teaching and Learning in Medicine |
2020. Estados Unidos. |
Determinar se o compartilhamento do plano de aprendizado individualizado (ILP) dos estudantes com os preceptores afeta a qualidade, o conteúdo e a percepção do feedback recebido. |
Levantamento (survey) Instrumento padronizado com plano de aprendizagem. 36 estudantes de Medicina do terceiro ano. |
Compatibilidade com os planos de aprendizagem. |
Compartilhar os planos de aprendizado individuais aumentou a probabilidade de o feedback recebido estar alinhado às metas do aluno, mas não afetou a qualidade do feedback recebido. |