Uso de bebidas alcoólicas por estudantes: análise de propagandas de festas em um campus universitário

Student drinking: an analysis of parties advertisements on an university campus

Uso de bebidas alcohólicas por parte de estudiantes: análisis de anuncios de fiestas en un campus universitario

Emílio Martins Curcelli Bruno José Barcellos Fontanella Sobre os autores

A proposta deste trabalho foi interpretar as imagens de propagandas de festas veiculadas em um campus universitário em relação ao consumo de álcool por estudantes. Os elementos plásticos, icônicos e linguísticos das propagandas foram submetidos a uma análise semiótica de imagens. Organizaram-se os 85 temas levantados em seis categorias: bebidas alcoólicas, sexualidade, gênero, produção das festas, estilos musicais e estilo de vida-grupos-comportamento. Foram veiculados diversas motivações festivas, atrações, questões de gênero, valores, tradições e finalidades econômicas. Menções a bebidas alcoólicas foram praticamente ubíquas. Os elementos persuasivos ao consumo de álcool foram variados, envolvendo a associação álcool-sexualidade e a apresentação de novos comportamentos e estilos de vida relacionados à bebida. A indústria de produção e comércio de bebidas parece inserir-se mercadologicamente no território do campus, de modo informal e quase sempre sem seguir a legislação de marketing desses produtos.

Bebidas alcoólicas; Saúde do estudante; Marketing; Festas estudantis; Propagandas


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br