Ensino da segurança do paciente na graduação em saúde: reflexões sobre saberes e fazeres

Enseñanza sobre seguridad del paciente en el pregrado en salud: reflexiones sobre saberes y prácticas

Elena Bohomol Maria Aparecida de Oliveira Freitas Isabel Cristina Kowal Olm Cunha Sobre os autores

O estudo objetivou analisar Projetos Pedagógicos de cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina da Universidade Federal de São Paulo, para verificar o que se ensina sobre segurança do paciente. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, que utilizou como estratégia a pesquisa documental. Os documentos foram os Projetos Pedagógicos dos cursos. O ensino sobre segurança do paciente mostrou-se fragmentado, carecendo de aprofundamento e amplitude conceitual, conforme recomenda o guia da Organização Mundial da Saúde. Cada curso valoriza os aspectos específicos para a formação que quer dar. A inserção e a tentativa de unificação dos conteúdos sobre segurança do paciente ainda são uma proposição recente nas escolas do Brasil, e não faz parte dos objetivos escolares. Há necessidade de uma revisão dos currículos, para se contemplar uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar para o desenvolvimento deste tema.

Currículo; Educação Superior; Ciências da Saúde; Segurança do paciente


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