Accessibility / Report Error

Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS)

Aprendizaje con todo el cuerpo en la (trans) formación de educadores populares del Curso Libre de Educación Popular en Salud (EDPopSUS)

No intuito de reafirmar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), institui-se a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), tendo como estratégia um curso de educação popular em saúde para trabalhadores do SUS e movimentos sociais. Objetivou-se analisar o tema das aprendizagens com o corpo todo surgido no processo formativo dos (as) educadores (as) do curso, relacionado à produção de autonomia. A formação de educadores tem atuado na lógica de prerrogativas a serem seguidas, porém, a educação popular propõe a aprendizagem como exercício da autonomia para a responsabilidade política. Neste estudo exploratório, com base na abordagem qualitativa, ancorado no estudo de caso, produzimos os dados com entrevistas em profundidade e observação participante. O curso revelou-se tecido por aprendizagens com o corpo todo que demarcaram inovações na educação em saúde, ao incluir a corporeidade, a espiritualidade, as histórias e vulnerabilidades dos (as) educadores (as), possibilitando sua (trans) formação.

Educação popular em saúde; Práticas pedagógicas; Formação de formadores; Autonomia; Integralidade


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br