Este estudo objetiva caracterizar aspectos motivacionais de futuros médicos relativos às perspectivas profissionais e atuação na Estratégia Saúde da Família (ESF) e as estratégias indutoras do projeto político-pedagógico (PPP) dos cursos. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, com 31 estudantes de Medicina de duas instituições de ensino. Os dados foram coletados a partir da análise dos PPPs e de entrevista. O material empírico foi analisado pela técnica de análise de conteúdo, à luz do referencial da Teoria da Autodeterminação. Emergiram três categorias analíticas: motivação intrínseca, motivação extrínseca e desmotivação. Os resultados demonstraram a ESF como oportunidade de trabalho temporário, com ideologia que cativa os acadêmicos, mas a ação das forças motivadoras extrínsecas resulta na não escolha da área para carreira. É fundamental explorar, nos estudantes, o potencial motivacional intrínseco, desenvolvendo estratégias para romper barreiras que limitam a escolha pela ESF.
Perspectivas profissionais; Trabalho; Medicina; Atenção Básica; Educação