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Abordagem ecobiossocial e promoção da saúde na escola: tecendo saberes para a vigilância comunitária no controle do Aedes aegypti

Abordaje eco-bio-social y promoción de la salud en la escuela: cómo tejer saberes para la vigilancia comunitaria en el control del Aedes aegypti

Este estudo objetiva implementar ações de vigilância comunitária no controle do vetor Aedes aegypti em ambiente escolar à luz da promoção da saúde e da abordagem ecobiossocial. Trata-se de uma análise qualitativa que versa sobre os pressupostos de uma pesquisa-ação. Para a produção de dados, utilizou-se um minicurso agregado à técnica Photovoice, concluído com grupos focais. Os dados empíricos foram processados pelo software Iramuteq® e submetidos à análise de conteúdo de Minayo. A pesquisa foi realizada em duas escolas municipais de Fortaleza, Ceará, Brasil, com a participação de 55 estudantes. Os resultados mostraram o incentivo à reflexão das práticas de participação e corresponsabilidade social nas ações de vigilância comunitária e cuidado com o meio ambiente como aliados do controle vetorial. O Photovoice mostra-se propulsor no alinhavo dessas temáticas, desperta o espírito cooperativo e integrativo, possibilitando sua difusão e continuação em outras escolas.

Palavras-chave
Promoção da saúde; Ecobiossocial; Saúde na escola; Photovoice; Vigilância comunitária


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