Clínica-escola: apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço

Clinic-school: innovative institutional support to the practices of management and health care as part of the teaching-work integration

Clínica-escuela: apoyo institucional innovador para las prácticas de gestión y atención en la salud como parte de la integración enseñanza-servicio

Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha Ana Lúcia Bender Pereira Cássia Regina Gotler Medeiros Gisele Dhein Lydia Christmann Espindola Koetz Suzana Feldens Schwertner Ricardo Burg Ceccim Sobre os autores

O texto apresenta a implementação de um serviço-escola que tem como proposta a formação de profissionais da saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES) envolve cursos da área da saúde de um Centro Universitário situado na região do Vale do Taquari/RS, Brasil, articulando as redes de cuidado de quatro municípios. Neste trabalho relata-se o apoio institucional nas ações das equipes da rede de cuidados. A inserção no contexto locorregional tem se mostrado um potencial formativo para estudantes e docentes, ressaltando o compromisso e a corresponsabilização no cuidado. A “narrativa de formação” foi o recurso metodológico utilizado, problematizando as ações da CURES no apoio institucional às equipes. A indissociabilidade entre técnica e política / teoria e prática tem permeado as atividades e reflexões, resultando em modificações no processo ensino-aprendizagem em saúde.

Clínica-escola; Atenção integral à saúde; Integração ensino-serviço; Formação profissional em saúde; Apoio institucional


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br