Acessibilidade / Reportar erro

Mudanças na educação médica: os casos de Londrina e Marília

Changes in medical education: the cases of Londrina and Marília

TESES

Mudanças na educação médica: os casos de Londrina e Marília

Changes in medical education: the cases of Londrina and Marília

Laura Camargo Macruz Feuerwerker

Tese de Doutorado, 2002. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. <lcmf@wkkf.org>

Palavras-chave: Educação médica; aprendizado baseado em problemas; relações comunidade/instituição.

Key words: Medical education; problem-based learning; community/institucional relations.

Palabras clave: Educación medica; aprendizaje basado en problemas; relaciones comunidad/institución.

As escolas médicas brasileiras encontram-se diante do desafio de mudar para formar profissional crítico, capaz de aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de levar em conta a realidade social para prestar atenção humana e de qualidade. As mudanças necessárias são profundas porque implicam a transformação de concepções, práticas e relações de poder, tanto nos espaços internos das universidades, como em suas relações com a sociedade, especialmente com os serviços de saúde e a população. O objetivo deste estudo foi analisar algumas das principais causas das sucessivas histórias de resultados desfavoráveis nas tentativas de mudar a educação médica; analisar como essas questões e problemas cruciais vêm sendo tratados em dois processos de mudança atualmente considerados promissores, quais sejam as transformações curriculares de Londrina e Marília; e construir um conjunto de idéias, propostas e instrumentos que contribuam para a produção de mudanças efetivas na educação médica no Brasil. A metodologia adotada foi a de estudo de caso, informada pelo referencial crítico-dialético. Foi feita uma análise política dos processos, assumindo o poder como categoria analítica central. Nos dois casos estudados estão em curso mudanças profundas no âmbito da organização institucional, das concepções e das práticas, bem como das relações entre professores, estudantes, profissionais dos serviços e população. Há avanços significativos, mas também problemas e conflitos, níveis diferentes de acumulação de poder técnico e político, sendo necessário um período de consolidação.

Recebido para publicação em: 24/06/02

Aprovado para publicação em: 06/07/02

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Mar 2009
  • Data do Fascículo
    Ago 2002
UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br