O objetivo do estudo é compreender o modo como Equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária à Saúde articulam, no agir profissional, competências de acolhimento & acesso de necessidades de saúde bucal. Trata-se de estudo de caso do tipo único e integrado com abordagem qualitativa. Um roteiro baseado no agir em competência apoiou a realização de nove grupos focais (16 cirurgiões-dentistas, cinco auxiliares, sete técnicos de saúde bucal e dois cirurgiões-dentistas residentes). Na implantação de protocolos de acolhimento & acesso persiste a priorização de demandas espontâneas e de urgências dos usuários ao consultório odontológico. Práticas inovadoras de acolhimento & acesso relacionam-se com competências subjetivas dos trabalhadores no trabalho coletivo e na renormalização entre protocolos e realidades de saúde. Desenhos de educação permanente em Saúde devem propiciar o debate de valores entre instituições de ensino e serviços.
Acolhimento; Competência profissional; Prática profissional; Acesso aos serviços de saúde; Educação permanente