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Discurso médico y estrategias de marketing de la industria farmacéutica en los procesos de medicación de la infancia en Argentina

Medical discourse and marketing strategies of the pharmaceutical industry in the process of medicalization of childhood in Argentina

Neste artigo exploram- se processos de medicalização e medicamentalização na infância, utilizando como analisador o Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDA/H). Apresentam- se os resultados de um estudo qualitativo realizado por uma equipe interdisciplinar durante 2008, em quatro jurisdições argentinas: Região Metropolitana de Buenos Aires, Corrientes, Salta e Tierra del Fuego. Exploram- se os discursos do campo médico - pediatras, psiquiatras infanto- juvenis e neurologistas infantis - em torno da construção diagnóstica do TDH/A e da sua abordagem terapêutica, nos sistemas público e privado. De modo complementar, indaga- se acerca dos mecanismos de marketing da indústria farmacêutica. Por meio da construção de diagnósticoTDA/H, é possível observar como determinadas condutas e/ou situações, que antes não eram medicalizadas, hoje são parte do tratamento médico, cuja principal ênfase encontra- se na prescrição de fármacos como terapêutica.

Infância; Medicalização; Psicofármacos


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