Acessibilidade / Reportar erro

Adolescer em meio à pandemia de Covid-19: um olhar da teoria do amadurecimento de Winnicott

Adolescer en medio de la pandemia de Covid-19: una mirada de la teoría de la maduración de Winnicott

Este artigo objetiva refletir, a partir da teoria do amadurecimento de Winnicott, sobre as implicações da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social para a saúde mental dos adolescentes. Algumas das vivências paradoxais dos adolescentes frente à pandemia são: necessidade de separação dos pais ou cuidadores e confinamento; necessidade de convivência grupal e isolamento social; necessidade de cuidado continuado da sociedade e fechamento ou mudanças em prioridades de atendimentos em serviços. Tal população vivencia a impossibilidade de realização dos processos saudáveis do amadurecimento, inseridos em um ambiente invasivo e pouco sustentador, o que pode provocar uma geração de adultos adoecida e caracterizada pelo desenvolvimento do falso Self. Este estudo lança luz sobre a vida ideoafetiva de uma população que tem sido pouco olhada durante a pandemia e traz importantes reflexões para as práticas interprofissionais voltadas aos adolescentes.

Palavras-chave
Adolescentes; Covid-19; Saúde mental; Psicanálise


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br