Acessibilidade / Reportar erro

A visita domiciliar familiar: estratégia educativa em saúde de crianças e suas famílias

A estratégia didática da visita domiciliar familiar foi incluída, desde o ano 2001, no curso Criança 1, oferecido pela Sessão de Pediatria Social da Faculdade de Medicina da Universidade de Antioquia, Medellin, Colômbia. Este estudo investigou o significado que as famílias participantes do programa atribuem às suas interações com doentes e estudantes que assistem a visita. Estudo qualitativo com enfoque desde o interacionismo simbólico, levado a cabo entre 2017 e 2019. Emergiram três categorias: 1) Emoções da família no momento do anúncio da visita; 2) Relaciona os significados da visita; 3) Aprendizagens que a familia acredita que vão adquirir os estudantes. As familias expressaram satisfação pelo fato de interagir com a equipe de saúde em seu próprio espaço e manifestaram que interagir lhes ajuda a se construir em protagonistas da criança e no acompanhamento do processo saúde-doença.

Palavras-chave
Visita domiciliar; Educação em saúde; Família; Educação infantil; Apoio social


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br