Pergunta 1 - "Qual a contribuição do projeto PET-SAÚDE III na Escola na sua formação?"; "Essa vivência com o projeto interferiu na sua visão quanto às outras profissões?" |
1IC-1 - Percepção do trabalho em equipe multiprofissional |
DSC-1: Por meio das atividades do projeto constatei a importância do trabalho em equipe interdisciplinar, que enriqueceu o trabalho final, pelos diferentes pontos de vista e conhecimento dos profissionais e alunos envolvidos. |
1IC-2 - Reconhecimento de outras áreas da saúde |
DSC-2: Hoje, ao final da participação no projeto, vejo que por meio do PET tive contato com alunos de outros diversos cursos da área da saúde o qual possibilitou um entendimento maior sobre as funções, atividades, particularidades e importância dos diferentes profissionais no contexto da saúde pública. |
1IC-3 - Iniciação à pesquisa |
DSC-3: Por meio do PET tive oportunidade de participar de pesquisas e elaborar trabalhos científicos que são enriquecedores para a nossa vida acadêmica e profissional; bem como para a sociedade. Essas atividades também me proporcionou participar de eventos científicos e divulgar os trabalhos do PET. |
1IC-4 - Articulação teoria e prática |
DSC-4: O PET foi de grande importância para a construção de conhecimento relacionado à saúde pública local, articulando teoria e prática, sendo essa uma realidade diferente da vivenciada dentro de sala de aula. |
1IC-5 - Contribuição para a formação profissional |
DSC-5: O PET foi decisivo na minha formação profissional |
1IC-6 - Intersetorialidade saúde e educação |
DSC-6: Outro aspecto que contribuiu para a minha formação foi a compreensão do funcionamento do PSE, que relaciona a saúde com a educação. |
1IC-7 - Formação humanizada |
DSC-7: A minha participação no projeto contribuiu para que eu tenha uma formação mais humana e realista das necessidades sociais de saúde. |
1IC-8 - Despertou interesse pela saúde pública |
DSC-8: Antes de trabalhar no PET não estava nos meus planos trabalhar no sistema público, hoje já considero essa possibilidade. |
1IC-9 - Mudança na percepção da atenção primária à saúde |
DSC-9: Mudei completamente a visão que eu tinha do sistema público de saúde do Brasil. É mais organizado e estruturado do que eu pensava. Há acesso aos serviços básicos de qualidade, mas tem demandas de melhoria quanto ao acesso de cuidados por especialistas. |
1IC-10 - Oportunidade de experimentação no ambiente escolar público |
DSC-10: Tive contato com profissionais, alunos e o funcionamento de uma escola municipal, onde me deparei com problemas que eu não vivenciei, pois sempre estudei em escolas particulares. |
1IC-11 - Vivência no âmbito do SUS, relativa à atenção primária |
DSC-11: O PSE contribuiu na minha formação por facilitar minha compreensão e proporcionar vivência na saúde pública. Pude entender como funciona a atenção primária e reconhecer sua importância. |
Pergunta 2 - "É possível o trabalho em equipe multiprofissional?" |
2IC-1 - Trabalho em equipe necessário às demandas sociais de saúde. |
DSC-1: É possível e necessário. Uma equipe de saúde precisa ser multiprofissional para que todas as demandas da comunidade sejam atendidas. |
2IC-2 - Trabalho em equipe é viável desde que haja uma liderança para coordenar os trabalhos |
DSC-2: É totalmente possível desde que haja alguém como referência, para organizar e comandar o grupo. Pois caso contrário, por mais unida e estimulada que seja essa equipe, começa a ocorrer perda de foco e falhas de comunicação que prejudicam muito a execução das atividades. |
2IC-3 - Trabalho em equipe demanda entendimento da contribuição de cada um dos diferentes profissionais na equipe |
DSC-3: Trabalhar em equipe multiprofissional exige entender as capacidades do outro e como este pode contribuir para uma atividade. É uma forma enriquecedora de trabalho e, sobretudo de experiência de vida, mas que requer um esforço significativo. |
2IC-4 - Trabalho em equipe requer flexibilidade com responsabilidade |
DSC-4: Cada indivíduo tem suas excepcionalidades e suas dificuldades e o grupo permite que se reúnam as facilidades individuais a fim de aperfeiçoar o trabalho. |
2IC-5 - Trabalho em equipe depende de sua valorização na formação acadêmica |
DSC-5: Acredito que o trabalho multiprofissional apresenta suas dificuldades, especialmente pelo fato de alguns profissionais não reconhecerem sua importância já na graduação, impondo resistência em seus campos de atuação, mas é viável. |