Diretrizes do ensino na APS |
DCN do curso de Medicina de 2014 |
Projeto pedagógico curricular de 2014 da FM da UFG |
Abordagem centrada na pessoa, família e comunidade |
“[...] integralidade e humanização do cuidado por meio de prática médica contínua e integrada com as demais ações e instâncias de saúde, [...], estimulando o autocuidado e a autonomia das pessoas, famílias, grupos e comunidades” (p. 2) “Cuidado centrado na pessoa sob cuidado, na família e na comunidade [...]” (p. 2) “[...] incluir a perspectiva dos usuários, família e comunidade, favorecendo sua maior autonomia na decisão do plano terapêutico.” (p. 8) |
“A primeira aproximação deve se dar entre o estudante e o indivíduo inserido em seu contexto social mais próximo (a família, seu grupo de vizinhança e os focos sociais em que se desenvolvem suas relações sociais).” (p. 15) “Eixo Indivíduo, Família, Comunidade, Sociedade: visa o desenvolvimento de uma prática de ação comunitária, integrada [...], onde o estudante entra em estreita relação com o indivíduo, a família, a comunidade e a sociedade ou em ambientes e estruturas a elas pertencentes” (p. 46) |
Atuação na prevenção e promoção de saúde |
“[...] participação na discussão e construção de projetos de intervenção em grupos sociais, orientando-se para melhoria dos indicadores de saúde, considerando sempre sua autonomia e aspectos culturais” (p. 7) “[...] estímulo à inserção de ações de promoção e educação em saúde em todos os níveis de atenção, com ênfase na atenção básica” (p. 7) |
“[...] atuar na proteção, na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no tratamento e reabilitação dos problemas de saúde” (p. 24) |
Competência para trabalhar com educação popular e permanente da equipe |
“[...] estímulo à inserção de ações de promoção e educação em saúde em todos os níveis de atenção, com ênfase na atenção básica” (p. 7) |
NÃO CONSTA EDUCAÇÃO POPULAR “[...] veiculação do conhecimento da área da saúde, cujo alcance envolve a formação do acadêmico, e a troca contínua entre os profissionais integrantes dos órgãos prestadores de serviços, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde, alcançando, ainda, a própria comunidade, em um processo de educação e conscientização permanente.” (p. 16) |
Respeito à autonomia do paciente |
“[...] estimulando o autocuidado e a autonomia das pessoas, famílias, grupos e comunidades” (p. 2) |
NÃO CONSTA |
Capacidade de tomar decisão compartilhada |
“[...] incluir a perspectiva dos usuários, família e comunidade, favorecendo sua maior autonomia na decisão do plano terapêutico” (p. 8) |
NÃO CONSTA |
Utilização de evidências científicas |
“Tomada de decisões, com base na análise crítica e contextualizada das evidências científicas” (p. 3) |
“[...] capacidade de tomar decisões [...] baseadas em evidências científicas” (p. 22) |
Decisão baseada em prevalência e incidência |
“Análise das necessidades de saúde de grupos de pessoas e as condições de vida e de saúde de comunidades, a partir de dados demográficos, epidemiológicos, sanitários e ambientais, considerando dimensões de risco, vulnerabilidade, incidência e prevalência das condições de saúde [...]” (p. 7) |
“[...] diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as fases do ciclo biológico, tendo como critérios a prevalência e o potencial mórbido das doenças” (p. 24) |