Adaptação de mensagens educativas para parceiros de gestantes para uso em tecnologias móveis em saúde (mHealth)* * O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) processo no 2015/16932-5. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também financiaram o projeto nos estágios iniciais por meio da bolsa do Programa Ciência sem Fronteiras (CSF-PAJT 2514/2013). O autor principal contou com a bolsa de doutorado fornecida pela CAPES.

Adaptación de mensajes educativos para compañeros de embarazadas para el uso en tecnología móviles en salud (mHealth)

Lívia Pimenta Bonifácio João Paulo Souza Elisabeth Meloni Vieira Sobre os autores

Neste artigo apresentamos os aspectos relacionados ao desenvolvimento e à avaliação de um serviço de short message service (SMS) – Pré-Natal no Celular (Prenacel) – voltado para parceiros de gestantes. Trata-se de um estudo qualitativo com métodos participativos e desenvolvido em três etapas. Primeiro, as mensagens do programa global Mobile Alliance for Maternal Action (Mama) foram traduzidas e adaptadas. Em seguida, um painel de especialistas avaliou as mensagens, dando notas e sugerindo alterações ou exclusões de algumas. As mensagens consolidadas na etapa anterior foram submetidas a um grupo focal, formado por agentes comunitários de saúde (ACS) do sexo masculino, que analisou a linguagem e o entendimento das mensagens. Cada etapa foi avaliada pelos responsáveis pela pesquisa e o conteúdo final contou com 62 mensagens de texto apropriadas para os parceiros. Com a inclusão dos métodos participativos, foi possível estabelecer mensagens viáveis e acessíveis ao público-alvo.

Pesquisa qualitativa; Mensagem de texto; Paternidade


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