Compreensão do conteúdo (Políticas de saúde - SUS)
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"A busca das reportagens, textos, músicas, charges, nos ajudava a fazer
relação da teoria com a prática, às vezes lia uma reportagem do cotidiano sobre
o setor saúde e dizia "Ah! é isso que a professora quis dizer." (E15) |
"O legal do portfolio é que através das buscas que eu fiz, eu aprendia, eu
formava meu conhecimento sobre o SUS, hoje saio da disciplina com outra ideia do
SUS que não é só para pobres, e foi eu que descobri isso. A professora falava na
sala, eu lia nos artigos que ela recomendava, mas no portfólio eu buscava por
mim mesma, eu vi e aprendi que o SUS é nossa política e não é só para os pobres
mas para todos." (E09) |
"O portfólio me ajudou a interligar as coisas, no início achava os textos
muito difíceis, mas tinha que ler muito para fazer as reflexões, pensava - Meu
Deus, não vou conseguir!!! - mas isso me ajudou e entender os paradigmas de
saúde e o quanto está enraizado na gente um olhar biológico e fragmentado do ser
humano, no portfólio tinha a chance de não decorar isso, fazia desenhos e usava
da criatividade para expressar o que estava aprendendo e sentindo." (E10) |
Autonomia e Liberdade
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"No portfólio podemos colocar aquilo que a gente achar interessante, mesmo que
a professora oriente sobre os passos que a gente deve seguir. Não é uma coisa
fechada, podemos exercer nossa criatividade, colorir, pintar, desenhar,
sintetizar, fazer esquemas fazendo relação com que estamos aprendendo em sala de
aula." (E55) |
"O interessante é que a gente faz no portfólio, a gente pesquisa, tem um pouco
da gente no portfólio. Mesmo que a professora avalia e fala a opinião dela, a
gente pode fazer por a gente mesmo. Por exemplo, tinha uma parte que
denominamos: "Olha o que achamos", nós é que buscamos, nós é que fizemos e
encontramos e não o professor que falou com a gente, nós descobrimos, acho que
assim a gente aprende melhor." (E43) |
"Se teve algo que aproveitei com o portfólio foi aprender a buscar as coisas,
a refletir sobre elas e ter que argumentar no grupo que aquilo que tinha achado
era importante. Sempre recebi pronto e exigia isso do professor, receber pronto.
Passei aperto no portfólio com isso, tinha que buscar, correr atrás e defender
minha ideia." (E67) |
"Não aprendo sob pressão, recuo quando a coisa me prende, parece que bloqueio,
reparei isso nesse semestre, aquela disciplina que tinha uma direção boa, mas
que me dava liberdade para eu fazer e construir me saí melhor. Acho que as
coisas precisam ter leveza, ter prazer de fazer." (E27) |
Crítica-Reflexão
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"Se tem uma coisa que aprendi com o portfólio, foi a não aceitar tudo que me
falam como verdade, por exemplo sempre achei que o SUS era para pobres, que o
SUS era ruim. A mídia só apresenta o lado negro do SUS. Então aprendi a ter um
pensamento mais crítico - será que isso é verdade? E a buscar o porquê das
coisas." (E24) |
"No portfólio a gente era forçado a pensar, a refletir, a professora sempre
pedia para a gente colocar outros pontos de vista e discutir com os autores,
achava difícil fazer isso, não estou acostumada, mas depois fui vendo o quanto
cresci, hoje vejo uma reportagem e não aceito tudo que dizem como verdade
absoluta." (E41) |
"Engraçado falar que precisamos refletir, parece tão óbvio, a gente pensa o
tempo todo, mas quando paramos para pensar sobre isso vimos o quanto estamos
alienados, e o portfólio me fez ver o quanto estou assim. Colocamos no portfólio
muitas coisas sobre os protestos contra a corrupção no Brasil e fiquei pensando
o quanto tudo isso mexeu comigo, o quanto estava longe das coisas que acontecem
no mundo." (E33) |