Percepções de médicos residentes sobre o programa de residência em Pediatria de um hospital universitário público

Medical residents’ perceptions of a pediatric residency program in a public university hospital

Percepciones de médicos residentes sobre el programa de residencia en pediatría de un hospital universitario público

Jeannette Barros Ribeiro Costa Lenilda Austrilino Mércia Lamenha Medeiros Sobre os autores

Residência médica é uma forma de treinamento sob orientação, caracterizada como uma especialização lato sensu. Busca formar profissionais qualificados tecnicamente, com elevado padrão ético e humanista. Esta pesquisa analisou a percepção dos residentes de Pediatria em um hospital universitário (HU) do Nordeste brasileiro. Entrevistas foram realizadas com 12 residentes do primeiro e do segundo ano, analisadas na perspectiva da análise de conteúdo, sendo sistematizadas nas categorias: Estruturação da Residência Médica de Pediatria e Relação Teórico-prática. Os residentes trouxeram em seus discursos satisfações, expectativas e angústias. Consideraram a infraestrutura adequada com diversidade de campos de aprendizagem, porém com comprometimento da preceptoria. O conjunto de percepções revela falhas de gestão do programa, no planejamento das atividades e na sensibilização dos preceptores da urgência. A pesquisa sugere aumento da carga horária das sessões de atualização por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem e capacitação didática da preceptoria.

Palavras-chave
Residência médica; Ensino-aprendizagem; Hospitais de ensino


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