1. Dificuldades para finalização dos tratamentos em saúde bucal. 5. Ausência/ insuficiência de TSB para potencializar as atividades individuais e coletivas de promoção em saúde bucal. |
8. Como convencer o usuário a dar continuidade ao tratamento. |
8. Os profissionais da SB sentem-se impotentes para convencer o usuário a dar continuidade e completar o tratamento, especialmente sem o trabalho educativo e de promoção potencializado pela equipe, mais especificamente do TSB. |
3. Insuficiência de trabalhadores para cobertura das áreas. |
24. Excesso de famílias adscritas para cada equipe. |
24. Há um excesso de famílias adscritas para cada equipe da ESF ou ESB. |
4. Dificuldades no atendimento de urgência odontológica. |
39. Falta de condições na USF para atendimentos de urgência. |
39. A UBS não dá conta de todos os atendimentos de urgência odontológica, além de problemas operacionais. |
8. Dificuldades técnicas e estruturais para as ESB realizarem visitas domiciliares. |
38. Falta de estrutura na USF para a realização de visitas domiciliares. |
38. As visitas domiciliares são dificultadas por questões relacionadas ao deslocamento, em especial do odontomóvel, diminuindo o poder de atuação clínica do CD. |
9. Potencial de ação conjunta ESB-EqSF diminuído. |
15. As EqSF não colaboram umas com as outras. |
15. As ESB e EqSF não colaboram umas com as outras, têm insuficiente planejamento estratégico e ações conjuntas. |
11. Profissionais da ESB e/ou da UBS discriminam os usuários. |
2. Pré-julgamento dos usuários dos serviços por parte das equipes. 3. Desrespeito do profissional para com o usuário. |
2. Os profissionais da SB ou trabalhadores da UBS prejulgam e desrespeitam os usuários e familiares com base em preconceitos e estigmas. |
14. Insuficientes condições materiais para a integralidade do cuidado. |
5. Prescrição de medicamento que o usuário não poderá comprar. |
5. Os profissionais prescrevem medicamentos ou tratamentos não ofertados pelo SUS que os usuários não podem arcar. |
16. Profissionais apontam problemas na conduta clínica, no compromisso e no envolvimento do CD. 17. Desvalorização do serviço público e falta de corresponsabilização do usuário. |
14 Falta de compromisso e envolvimento de alguns dos profissionais que atuam no PSF. 17. Falta de preparo dos profissionais para trabalhar no PSF. 4. Indicações clínicas inadequadas. 19. Profissionais se omitem diante de uma prescrição inadequada ou errada. 26. Demérito dos encaminhamentos feitos pelos médicos do PSF. |
14. Falta de compromisso e envolvimento de alguns dos profissionais que atuam na SB e EqSF, bem como de alguns usuários. 17. Falta de preparo e perfil dos profissionais para trabalhar na ESF. 4. Indicações clínicas inadequadas. 19. Profissionais se omitem diante de um procedimento clínico inadequado ou errado. 26. Demérito dos encaminhamentos feitos pelos CDs do serviço público. |
19. Dificuldades no sistema de exames radiográficos. 21. Demora para se conseguir o tratamento especializado em saúde bucal. 23. Dificuldades na referência devido ao excesso de exigências administrativo-burocráticas ao acesso aos serviços de média complexidade em saúde bucal. |
27. Dificuldades e falta de referência para realizar exames complementares. |
27. Dificuldades no sistema de referência e contra-referência para a realização de exames radiográficos e serviços odontológicos especializados oferecidos nos CEO. |
25.Dificuldades dos profissionais de saúde bucal para realizar trabalho em equipe. 28. Subestimação do ASB. |
16. Falta de respeito entre os membros da equipe. 18. É difícil limitar o papel e as responsabilidades de cada profissional. |
16. Falta de respeito entre os membros da ESB, em especial na relação de valorização do serviço auxiliar e do trabalho em equipe. |
31. Profissionais criticam os(as) colegas CD. |
35. Funcionários da USF questionam a prescrição médica. |
35. Profissionais da ESB questionam a conduta dos(das) CD. |
32. Falta de apoio da gestão para resolução de problemas éticos vivenciados. |
22. Falta de apoio com ações intersetorias para discutir e resolver os problemas éticos. |
22. Os profissionais da SB e EqSF sentem falta de apoio de ações intersetoriais, que dependem da organização e gestão do sistema, para discutir e resolver problemas éticos. |