Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos

Equity in Health undergraduate courses: legal framework, and political and methodological challenges

Equidad en los cursos de graduación en Salud: marco legal, desafíos políticos y metodológicos

Dais Gonçalves Rocha Dyana Helena de Souza Edu Cavadinha Sobre os autores

Propõe-se o diálogo sobre a implementação da lente da equidade nos cursos de graduação de uma universidade pública brasileira, a partir da análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e revisão de literatura utilizando descritores de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Será também objeto de estudo a apresentação das políticas nacionais de equidade e de formação em saúde que têm contribuído com o debate da equidade na saúde. A revisão da literatura evidenciou a incipiência de publicação na temática, predominando estudos sobre a inclusão e/ou inserção de determinados grupos populacionais no ensino superior. Identificou-se que a lente da equidade está presente nas DCN de alguns cursos e existem experiências que estão favorecendo a formação. Recomenda-se uma maior defesa da formação em equidade nas instituições de ensino superior no contexto de revisão das DCN a partir da articulação da sociedade civil e de movimentos populares.

Equidade em saúde; Diretrizes Curriculares Nacionais; Currículo; Promoção da equidade


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