Acessibilidade / Reportar erro

A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente

Heterogeneity in the correction of portfolios in the Medicine course: student perception

La heterogeneidad en la corrección de los portafolios en el curso de Medicina: percepción discente

Na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o portfólio foi implementado no Curso de Medicina em 2001, – é desenvolvido no quarto ano, quando os discentes atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Cada portfólio é corrigido por um docente, e, após as considerações necessárias de cada tópico, atribui-se uma nota. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos discentes sobre a correção do portfólio pelo grupo docente. Trata-se de um estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados. Foram realizadas 31 entrevistas semiestruturadas, após a devolutiva dos portfólios. Os dados foram consolidados utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Os alunos consideraram que a avaliação por meio do portfólio necessita ser aprimorada com definição clara dos critérios de correção. Na percepção discente, destaca-se a heterogeneidade e a subjetividade dos docentes nessa correção.

Avaliação; Educação médica; Portfólio


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br