Acessibilidade / Reportar erro

Ensaiando uma clínica do chão: cartografando a Saúde mental na Atenção Básica em interface com a dança* * Tese defendida em agosto de 2017 no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Rehearsing floor-based clinical practice: mapping Mental Health in Primary Care in interface with dance

Ensayo de una clínica del suelo: cartografía de la Salud Mental en Atención Primária en interfaz con la danza

O artigo compartilha passos de uma pesquisa que, ao tomar a dança como intercessora, trouxe a clínica em Saúde Mental na Atenção Básica à cena. Em uma Unidade de Saúde da Família, a clínica em Saúde Mental é desestabilizada e convidada a dançar. Uma psicóloga-bailarina-pesquisadora desperta a sensibilidade do corpo para problematizar a clínica a partir de suas experimentações dançantes. Sustentada no método cartográfico, constrói-se a proposta de uma “clínica do chão”, foco deste texto. A aposta, assim, é na transversalidade entre os campos da arte e da clínica para produzir ressonâncias, contágio. Um atendimento conjunto com uma agente comunitária de saúde é chamado a compor com os movimentos de criação da pesquisa que, tomando o chão como aliado, inventa modos de clinicar e de proliferar sentidos.

Clínica ampliada; Saúde mental; Saúde da família; Dança; Cartografia


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br