Ver, rever e transver: iluminando a formação interdisciplinar com educadores da Saúde Coletiva

Look, look again and look beyond: lightning the interdisciplinarity training with Collective Health educators

Ver, rever y transver: iluminando la formación interdisciplinaria con educadores de Salud Colectiva

Mússio Pirajá Mattos Daiene Rosa Gomes Samara Nagla Chaves Trindade Maiara Macêdo Silva Raquel Baroni de Carvalho Elizabete Regina Araújo de Oliveira Sobre os autores

O objetivo deste artigo foi relatar a vivência do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de formação interdisciplinar com educadores da Saúde Coletiva. Trata-se de um relato de experiência da oficina “Ver, rever e transver: Uma festa de desformatura!”. No Ver, os contatos primários permitiram a assimilação da transformação da aprendizagem. No Rever, as racionalidades moveram os discursos de intenções, possibilidades, desejos, esperanças e motivações. E no Transver, houve a reflexão sobre os desafios de se tornar interdisciplinar, com a compreensão da necessidade de se (re)pensar a práxis pedagógica na perspectiva rizomática, abrigando pluralidades, possibilidades e conexão de saberes. Assim, foi possível a construção do conhecimento interdisciplinar por meio da educação transformadora como premissas pedagógicas necessárias aos educadores da Saúde Coletiva.

Ensino; Aprendizagem; Comunicação interdisciplinar; Saúde Pública; Formação profissional


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br