Open-access Uso de Psicodrama em medicina no Brasil: uma revisão de literatura

Objetivo  Realizar uma revisão da literatura sobre experiências com o uso de psicodrama na educação médica brasileira.

Metodologia  Artigos publicados entre 2003 e 2013 foram identificados a partir das principais bases de dados.

Resultados  Foram encontrados sete artigos. O role playing e o sociodrama foram as técnicas de psicodrama reportadas e utilizadas para abordar aspectos do relacionamento como emoções e comportamentos e para melhorar algumas habilidades de comunicação e habilidades clínicas. O psicodrama propiciou, aos estudantes, oportunidades para reflexão crítica, questionamento da prática profissional, troca de experiências, e também diminuiu sua ansiedade e seu medo. O role playing foi usado com estudantes e com professores em desenvolvimento docente, enquanto o sociodrama foi usado apenas com alunos.

Conclusão  Ainda há poucos artigos divulgando experiências com o uso de psicodrama nas escolas médicas brasileiras.

Psicodrama; Sociodrama; Educação médica; Desempenho de papéis


location_on
UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error