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Diálogos entre o método da cartografia e alguns pressupostos filosóficos de Hannah Arendt na pesquisa em educação

Diálogos entre el método de la cartografía y algunas presuposiciones filosóficas de Hannah Arendt en la investigación en educación

O artigo aventura-se nas fronteiras do método cartográfico e dos escritos de Hannah Arendt sobre ação, política e educação. Desse encontro, busca-se construir posições para uma pesquisa feita em campo no âmbito da educação, tendo em vista a implicação do pesquisador no processo da pesquisa, reconhecendo-se como parte desse processo e rompendo com sua suposta neutralidade; a aceitação da imprevisibilidade no percurso de criação da pesquisa; e, por fim, o compromisso político com o coletivo com o qual se trabalha e com o mundo que nós, pesquisadores e pesquisados, habitamos. Apresentam-se também questões suscitadas a partir da relação de uma das autoras, como pesquisadora, com o seu campo de pesquisa, tomando a experiência como produtora de pensamento sobre os desafios metodológicos de trabalhos pautados na cartografia.

Palavras-chave
Cartografia; Pesquisa-intervenção; Método; Política; Ação


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